Nutricionista online: entenda como funciona essa tendência

nutricionista online

Foi-se o tempo em que para cuidar da saúde e do bem-estar com uma alimentação saudável era preciso sair de casa. Atualmente, a tendência de consultar nutricionista online está cada vez mais em alta na área de saúde.

Em linhas gerais, a atuação o de um nutricionista que atua no ambiente online está alinhada com o crescimento do trabalho remoto que, assim como os cursos EAD, vem se tornando cada vez mais presente no mercado.

Com esse cenário, quem opta por uma faculdade online de Nutrição sai na frente ao exercer o trabalho de nutricionista virtual por já ter familiaridade com o desempenho de funções remotas e por acumular experiência no ambiente EAD.

Neste post, você saberá tudo sobre o trabalho do nutricionista online, quais são as vantagens para o profissional e para o paciente e como o graduado no curso de Nutrição deve se capacitar para executar esse trabalho. Confira!

Um nutricionista pode fazer atendimento online?

Assim como acontece em outras áreas da saúde, em que a telemedicina é uma realidade, o atendimento online por nutricionistas é cada vez mais comum.

O trabalho de nutricionista online foi autorizado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), então, o profissional formado no curso pode oferecer a possibilidade de atendimento a distância para seus pacientes.

Como funciona a consulta na prática?

Como a própria expressão indica, ao optar por uma consulta com nutricionista online o paciente é atendido de forma virtual. Geralmente, os atendimentos acontecem por meio de chamada de vídeo ou por aplicativos como o Zoom ou Hangouts Meet, usando o celular ou o computador.

A primeira parte da consulta é a anamnese, em que o paciente conversa com o nutricionista sobre seus objetivos e relata quais são seus hábitos alimentares e quais as principais dificuldades para se alimentar de maneira adequada. O nutricionista também procura saber sobre a prática de atividades físicas e como está a saúde geral.

Os pacientes que têm exames de sangue recentes (com menos de 6 meses) também devem enviá-los por e-mail para o profissional de Nutrição.

Na segunda etapa do atendimento online, o nutricionista pergunta sobre a rotina alimentar do paciente e, em seguida, realiza a montagem do plano de alimentação a ser seguido, com acompanhamento posterior.

Por que isso vem se tornando uma tendência na área?

Assim como o vestibular EAD, o trabalho do nutricionista online vem se tornando tendência, principalmente, pela praticidade. Mesmo quem mora fora dos grandes centros urbanos tem a possibilidade de fazer sua consulta com o profissional de Nutrição e ter acesso ao seu plano alimentar de onde estiver. Basta ter um computador ou celular com acesso à internet.

O nutricionista virtual também tem ganhado espaço pois, normalmente, oferece uma consulta com valores mais acessíveis do que o atendimento presencial.

Quais são as vantagens para o profissional e para o paciente?

O atendimento virtual de nutricionista traz várias vantagens tanto para o profissional quanto para o paciente. Confira alguns dos principais benefícios da modalidade!

Redução de distâncias

Uma das principais vantagens tanto para o profissional quanto para o paciente é a redução de distâncias. Com a consulta online, mesmo pessoas que moram em cidades distantes podem se consultar com o profissional de nutrição que desejarem.

O atendimento virtual também possibilita que os nutricionistas ampliem sua carteira de pacientes, podendo atender mesmo pessoas que estão fisicamente distantes do seu consultório ou que não têm tempo para encaixar uma consulta presencial em uma agenda apertada, por exemplo.

Diminuição de custos

Outro benefício da consulta virtual tanto para nutricionista quanto para o paciente é a diminuição de custos. O paciente pode receber um atendimento de qualidade, de um profissional de outra região, sem ter que pagar por transporte e hospedagem.

o nutricionista pode atender por meio da internet em sua própria casa, se assim o desejar. E, com isso, reduzir custos com aluguel de consultório, água, luz e outras contas fixas e variáveis.

Rapidez no atendimento

Em geral, os pacientes são atendidos mais rapidamente em consultas virtuais. Isso porque atrasos não são comuns na modalidade, principalmente por não existirem fatores como trânsito no deslocamento do paciente.

Para o nutricionista, esse também é um benefício, pois permite que ele atenda a um número maior de pacientes no mesmo período de tempo.

Como o nutricionista deve ser capacitar para executar esse trabalho?

Como você pôde ver, o atendimento online por um nutricionista é tendência forte no mercado e reserva diversas vantagens tanto para o profissional quanto para o paciente.

No entanto, para aproveitar essa oportunidade, é essencial que o nutricionista se capacite para executar esse trabalho. Nesse sentido, um bom primeiro passo é optar por um curso de Nutrição semipresencial ou a distância, como o que oferecemos aqui na Unopar.

Estudando em uma dessas modalidades de ensino, você já se familiariza com recursos e processos do ambiente EAD que, certamente, serão úteis nos atendimentos remotos. É importante, ainda, entender bem como funcionam as ferramentas para os atendimentos virtuais, como aplicativos e sistemas.

O fator humano também é relevante. Por não ter o paciente na sua frente fisicamente e não poder examiná-lo como aconteceria em uma consulta presencial, é importante que o nutricionista demonstre ainda mais empatia e seja caloroso na sua interação. Afinal, é importante não deixar a distância comprometer o relacionamento com o paciente.

O nutricionista que optar por atender online deve ter atenção extra à estrutura necessária para fazer suas consultas a distância, garantindo, por exemplo, uma internet de qualidade e um espaço reservado para suas consultas.

A tendência de nutricionista online está cada vez maior no mercado. Para aproveitar ao máximo a oportunidade de expandir a carteira de pacientes e realizar mais atendimentos ao dia, é essencial que o profissional se familiarize desde já com as ferramentas usadas para o trabalho remoto.

Quanto mais intimidade tiver com interações a distância e com aplicativos que permitem consultas virtuais, mais fácil será se adaptar a essa nova realidade, em que a tecnologia encurta distâncias e aproxima pessoas que, mesmo fisicamente distantes, podem interagir com a mesma qualidade de um encontro presencial.

Gostou deste conteúdo? Então, saiba, agora, como funciona a sala de aula virtual no EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.