O que é network e qual sua importância?

o que é network

Dos profissionais com anos de mercado aos que ainda estão dando seus primeiros passos: ter uma rede de contatos é essencial. Trata-se de uma maneira bastante eficiente de conhecer pessoas influentes e abrir as portas para oportunidades de emprego e estágio. Mas, você já sabe o que é network?

Caso ainda não tenha se deparado com o termo, pode ficar tranquilo! Neste post, além de explicarmos o que é network e a sua importância, daremos dicas infalíveis de como elevar a prática para obter o máximo de benefícios possível. Vamos conferir?

O que é network?

O termo network, do inglês, significa rede de contatos. Ele pode ser utilizado em diversos âmbitos, no entanto, é mais comum nos depararmos com ele em um contexto profissional.

Afinal de contas, conhecer pessoas é fundamental no universo corporativo, já que elas podem ajudar você ou o seu negócio de alguma forma. Sendo assim, network é uma rede de conexões profissionais e networking é o ato de encontrar esses contatos.

Para que serve o network?

A resposta aqui é bem simples. Ao montar uma network — e acima de tudo mantê-la ao cultivar o relacionamento com os contatos feitos —, suas chances de ser lembrado por essas pessoas quando surgir alguma oportunidade de emprego ou estágio são maiores.

Cabe dizer que, para aqueles que ainda estão no início da carreira, querem alcançar cargos mais altos ou buscam uma recolocação profissional, por exemplo, isso se torna ainda mais fundamental. Afinal, toda ajuda nessas etapas de mudanças é bem-vinda, não é mesmo?

Como fazer network?

Agora que você já está por dentro do assunto, chegou a hora de aprender como fazer network. A seguir, separamos algumas das principais formas de criar conexões. Veja só!

Tenha um perfil no LinkedIn

Difícil encontrar quem não esteja presente em ao menos uma rede social, certo? O melhor de tudo é que existem plataformas voltadas para os mais diferentes nichos, inclusive, para o corporativo. Esse é o caso do LinkedIn.

Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, chegou a hora de criar o seu. Primeiramente, uma presença digital conta — e muito — quando o assunto é network. Segundo, lá é o lugar ideal para criar conexões com profissionais da sua e de diferentes áreas de atuação, pessoas influentes do seu meio e até mesmo recrutadores.

Além disso, a plataforma tem funcionalidades que permitem que sua network conheça um pouco mais sobre sua vida profissional. Por lá, você pode listar tipos de habilidades e certificações, contar um pouco mais sobre sua experiência, receber depoimentos de pessoas que já trabalharam ou participaram de algum projeto com você, entre outras possibilidades.

Participe de eventos profissionais

Montar uma network é algo que depende diretamente da sua proatividade. Por isso, além de uma presença digital, é crucial participar de eventos e demais ocasiões nas quais é possível conhecer pessoas diferentes e fazer contatos profissionais. Lembra daquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? Pois, aqui, ele faz todo o sentido!

Palestras ligadas à sua área de interesse, seminários, workshops, oficinas, feiras de estágio e trainee, cursos de idiomas… esteja por dentro das novidades, use as oportunidades a seu favor e comece agora mesmo a criar a sua agenda de contatos!

Faça uma graduação

Sabemos que o mercado é competitivo e nem sempre é fácil se destacar em meio a tantos profissionais. Por isso mesmo, buscar qualificação não é só essencial, como um passo indispensável rumo a uma carreira de sucesso. É por meio de um curso superior que você se prepara para suprir as demandas das empresas e se tornar um candidato visado.

Além disso, fazer uma graduação é uma forma infalível de praticar networking. Pense bem: você estará em contato todos os dias com colegas de turma, professores, tutores e demais acadêmicos. Escolhendo a faculdade certa, você pode até mesmo se conectar com empresas que oferecem vagas de emprego e estágio.

Aqui na Unopar, temos o Canal Conecta: portal de vagas exclusivo para nossos alunos. Por lá, você pode cadastrar o seu currículo, participar de entrevistas virtuais e, quem sabe, encontrar o emprego dos sonhos.

Faça atividades complementares

Só o fato de frequentar uma graduação já é uma oportunidade e tanto de fazer networking. Agora, imagine participar de atividades complementares dentro da faculdade que podem não só agregar aos seus estudos e futuro profissional, como potencializar suas chances de criar uma network?

Como o próprio nome indica, estamos falando daquelas atividades que complementam o currículo, embora não façam parte dele. Aqui, entram as monitorias, grupo de estudos, pesquisa acadêmica, iniciação científica, grêmio estudantil etc.

Como manter meu network ativo e eficiente?

Bom, já explicamos o que é uma network, qual é sua importância e como fazer networking. No entanto, ainda há algo que você precisa saber: muito mais importante que criar conexões é cultivá-las. De nada adianta ter uma agenda cheia de números de pessoas com as quais você nem conversa, certo?

Por isso mesmo, ao criar uma conexão, busque manter um relacionamento duradouro com essa pessoa. Mandar uma solicitação no LinkedIn e interagir nas postagens (de maneira natural e sem forçar a barra, é claro!) são boas dicas. Lembre-se de que as vantagens da network devem funcionar como uma via de mão dupla: além de esperar ajuda, dê suporte ao próximo!

Por fim, quando o assunto é network, a qualidade vale muito mais do que a quantidade. Como já falamos, números são apenas números. Vale ter uma rede de conexões pequena, mas de qualidade, do que acumular contatos e seguidores nas redes sociais.

Comece sua rede de contatos!

Gostou de saber o que é network? Como foi possível perceber, aprender as técnicas de networking é uma atitude imprescindível para ser lembrado no meio corporativo. Afinal, nada impede que aquele colega ou professor que você conheceu na faculdade, sabendo de suas habilidades e perfil profissional, acabe o indicando para uma oportunidade. Por isso, comece quanto antes a colocar em prática as dicas do post e tenha sucesso.

Por falar em profissão, você já sabe o que é um plano de carreira? Descubra de vez acessando o nosso próximo conteúdo. Esperamos você por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.