O que é R2? Como funciona na prática?

o que é r2

Desconto nota do Enem

Se você já tem um curso de Bacharelado ou Tecnólogo e quer ampliar sua atuação profissional, dando aulas na Educação Básica, pode fazer a R2 ou Licenciatura curta.

Mas, afinal, o que é R2? É um curso de complementação pedagógica para incentivar a formação de novos professores. O mais interessante é que eles são de curta duração e a distância, permitindo que você faça mais uma qualificação sem comprometer sua rotina.

Quer conhecer as vantagens da R2 ou formação pedagógica? Não perca as informações que nós, da Unopar, reunimos neste post para você. Boa leitura!

O que é R2?

Em 1997, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou a Resolução n° 2, que trata de um programa especial de formação de professores. Chamada de complementação pedagógica ou simplesmente R2, é uma Licenciatura de curta duração direcionada a quem já tem uma graduação, seja do tipo Bacharelado ou Tecnólogo.

Por exemplo: quem tem o diploma em Engenharia pode aproveitar a R2 e fazer uma Licenciatura curta em Matemática. Com isso, além de trabalhar como engenheiro, pode também dar aulas em escolas dessa disciplina.

Salto de carreira

É uma qualificação que habilita o profissional para ser professor do Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Portanto, se apresenta como um ótimo caminho para a sua carreira dar um salto.

Além de ser de curta duração (de 6 a 18 meses), dá para encontrar a complementação pedagógica EAD em faculdades de referência. Aqui na Unopar, temos uma infraestrutura de primeira e um suporte completo que para você se qualificar com tranquilidade.

A matriz curricular dos nossos cursos tem o diferencial de estar sempre atualizada, e nossos professores são altamente qualificados. Além disso, as disciplinas são interativas, facilitando seu processo de aprendizagem.

O R2 é uma segunda graduação?

Quando você se forma em Farmácia, por exemplo, pode atuar em diferentes segmentos, como drogarias, laboratórios, hospitais e indústrias. Porém, apesar dos seus conhecimentos em Química e Biologia, não pode dar aulas em escolas, pois isso fica restrito aos licenciados.

Dessa forma, a R2 funciona como uma segunda graduação, apesar de não corresponder a uma graduação. Então, não dá para sair do ensino médio e escolher fazer a Licenciatura curta de imediato.

É preciso ter um diploma de Bacharel ou Tecnólogo, e a instituição de ensino que oferece a R2 vai avaliar se o candidato teve um número determinado de horas de conteúdos correlatos à área do curso que ele deseja fazer.

Quem fez Publicidade e Propaganda, pode fazer a qualificação para dar aulas de Português com a formação pedagógica em Letras (Português), por exemplo. Já o historiador pode se tornar professor de História com a Licenciatura curta nessa área.

Habilitação para docência

Dessa maneira, é uma formação que garante um certificado de habilitação da Licenciatura para bacharel ou para o tecnólogo. A ideia do programa especial é habilitar o candidato para a docência, oferecendo uma complementação pedagógica.

Por isso, a matriz curricular dessa formação é focada em temas voltados para dar aulas, como Metodologia de Ensino, Didática, Gestão Escolar, entre outros assuntos voltados para o campo pedagógico.

Por que investir em formação pedagógica?

Agora você já viu o que é R2 e que o programa faz o papel de uma segunda graduação. Assim, diante da competitividade no mercado, é uma ótima oportunidade para obter mais uma qualificação.

Tour pela prova do Enem

Fica na dúvida se vale a pena fazer a complementação pedagógica? Confira as vantagens de fazer esse curso!

Formação rápida

O primeiro diferencial de fazer a formação pedagógica é conquistar uma qualificação em um curto espaço de tempo –– muitas vezes, em menos de um ano. Sabemos que sua rotina é corrida e fica complicado ter que se comprometer com um curso mais longo, certo?

Curso EAD

Além de ser rápida, a complementação pedagógica é oferecida no formato 100% digital. Aqui na Unopar, você assiste às aulas da Licenciatura EAD por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), muito fácil de usar.

Nessa plataforma, estão todas as disciplinas, e você se organiza para acompanhar de acordo com os seus compromissos. Pode estudar em qualquer horário e em qualquer lugar, só precisa ter um notebook, tablet ou o smartphone com acesso à Internet.

Se você tiver qualquer problema ou dúvida, é só falar com os professores e tutores.

Saiba ainda que os alunos do EAD, além de se qualificarem, adquirem autonomia para estudar e habilidades digitais, já que você fica familiarizado para lidar com os recursos tecnológicos.

Expansão da atuação profissional

Além da flexibilidade para fazer a complementação pedagógica, o candidato valoriza o currículo, podendo ampliar sua atuação no mercado. Dessa forma, caso um enfermeiro faça a R2, além de trabalhar em hospitais, se quiser, pode dar aulas de Biologia, por exemplo.

Então, quem tem vontade de se tornar professor em escolas públicas ou particulares, mas que não conta com uma graduação em Licenciatura, pode conquistar esse objetivo com a formação pedagógica.

Aproveita, portanto, as melhores oportunidades em portais de vagas, como o Canal Conecta.

Possibilidade de conseguir um emprego público

Falando em oportunidades profissionais, a complementação pedagógica é a sua chance para conseguir um emprego estável.

Isso porque você terá o requisito para participar de concursos públicos para professor da rede municipal ou estadual. Dessa maneira, com um curso rápido, além de melhorar seu currículo, pode começar uma carreira pública, com salários mais altos e outros benefícios.

Opções de segunda graduação da Unopar

Ficou interessado em cursar a formação pedagógica? Então, confira as opções de curso que você pode fazer aqui com a gente. A Unopar se destaca por ter a R2 em diferentes áreas, como:

  • Artes Visuais;
  • História;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • Letras/Português;
  • Letras/Português e Inglês;
  • Letras/Português e Espanhol;
  • Matemática;
  • Sociologia;
  • Educação Física;
  • Química;
  • Pedagogia.

Na Unopar, você ainda pode aproveitar os programas de descontos e bolsa para a segunda graduação, caso tenha o diploma de bacharel ou Tecnólogo e queira se tornar professor. Dessa forma, pode conquistar seus objetivos sem que a formação pese no seu orçamento.

Obtenha esse diferencial competitivo!

O mercado é concorrido, e você pode sair na frente. Neste artigo, você viu o que é R2 e como a complementação pedagógica vai ampliar suas oportunidades de atuação, inclusive com a carreira pública.

Quer saber mais sobre essa chance profissional? Entenda por que investir na Licenciatura como opção de segunda graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 350

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados