Saiba como se tornar um professor de História em 7 passos

professor de história em sala de aula

O seu sonho é se tornar um professor de História? Sem dúvida, essa é uma carreira muito interessante e necessária para qualquer sociedade, já que o profissional atua intimamente no desenvolvimento do senso crítico das novas gerações. No entanto, muitos desafios se apresentam no caminho daquele que busca uma graduação nessa área, desde preconceitos até a escolha da faculdade ideal.

No entanto, precisamos dizer: jamais desista! É possível lecionar História pela realização pessoal e, ao mesmo tempo, ter muito sucesso profissional nesse campo de atuação. Para ser professor, no entanto, é fundamental que o estudante siga algumas recomendações para não errar na sua jornada.

Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas imperdíveis para que você, que quer ser professor de História:

  • Conheça o valor desse profissional;
  • Conclua o ensino médio e preste vestibular;
  • Escolha uma faculdade de qualidade;
  • Dedique-se a absorver o máximo de conteúdo;
  • Faça estágios de docência na área;
  • Conquiste as melhores oportunidades do mercado;
  • Preste concursos para vagas públicas.

Ao final da leitura, você terá mais serenidade para concluir essa graduação tão importante. Pronto para o passo a passo? Boa leitura!

1. Conheça o valor desse profissional

O primeiro passo para ter sucesso nessa carreira e se tornar um professor realmente capacitado é reconhecer o valor desse profissional. Você deve, agora, estar se perguntando: “se eu quero seguir essa carreira, obviamente sei o valor que ela tem, não é?”. Bom, nem sempre as coisas funcionam dessa forma.

A valorização do professor de História deve, primeiramente, partir da própria classe. É fundamental saber a importância desse profissional na formação do senso crítico e social das futuras gerações e a sua relevância, inclusive, na prevenção de erros e na busca por uma sociedade mais justa para todos.

2. Conclua o ensino médio e preste vestibular

Depois dessa breve introdução filosófica, vamos partir para questões um pouco mais palpáveis. O segundo passo para conseguir avançar em seus estudos e se tornar um professor de História é, claro, concluir o ensino médio. Isso pode ser feito do modo regular, ou a partir da prova do Encceja, que acontece todos os anos.

Depois, é chegada a hora de prestar o vestibular. Para ele, você precisará estudar todo o conteúdo visto no ensino médio e conhecer a sua nota de corte. Além dos vestibulares específicos de cada faculdade, há o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), opção de prova que possibilita o acesso a diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil.

3. Escolha uma faculdade de qualidade

Terminado o ensino médio, é hora de escolher a melhor faculdade para dar fazer o seu curso de História. Nesse momento, alguns pontos devem ser analisados, tais como: a estrutura da instituição, a metodologia utilizada, o corpo docente contratado e muito mais. No entanto, isso não é tudo: se informar sobre as modalidades de ensino ofertadas é algo muito interessante.

O ensino a distância, por exemplo, é uma alternativa possível para quem quer cursar Licenciatura em História e precisa de mais flexibilidade no dia a dia da faculdade. Aqui na Unopar, tecnologias diversas e professores EAD se unem com um único objetivo: possibilitar um ensino mais democrático e acessível para todos, principalmente para quem tem uma rotina corrida e deseja estudar sem interferir nas outras esferas da vida profissional e pessoal.

4. Dedique-se a absorver o máximo de conteúdo

Tanto o estudo a distância quanto o presencial podem ser um grande desafio, especialmente se não tomarmos as devidas precauções. Por isso, é importante se dedicar bastante e organizar a rotina, além, é claro, de fazer um bom cronograma de estudos para evitar problemas como a procrastinação e a temida perda de foco.

Na hora das aulas, procure estudar de forma eficiente. Independentemente da modalidade de ensino que você cursar, é importante levar as aulas a sério e absorver o máximo de conteúdo possível. Outra dica é criar um espaço exclusivo para os estudos, evitando distrações e potencializando o seu aprendizado.

5. Faça estágios de docência na área

Durante a faculdade, uma das melhores decisões que você pode tomar é investir em estágios. Essa é uma ótima forma de aprender na prática tudo aquilo que é visto durante as aulas e, também, de vivenciar um pouco mais sobre o dia a dia da função que você deseja exercer.

Estar na pele de um professor de História antes mesmo da formação é uma oportunidade de identificar pontos que precisam ser trabalhados antes de obter o diploma e, claro, de se preparar para os desafios que virão pela frente. O profissional que faz estágios durante a graduação entra no mercado de trabalho muito mais preparado e com um currículo diferenciado.

6. Conquiste as melhores oportunidades do mercado

Já que estamos falando sobre o mercado de trabalho, eis outra dica para a obtenção do sucesso como professor de História: sempre busque e conquiste as melhores oportunidades. Você consegue isso focando a educação de qualidade, escolhendo uma boa instituição de ensino e impulsionando a sua experiência profissional durante o curso.

É fundamental que você seja proativo durante a graduação e procure se aperfeiçoar, também, as competências valorizadas pelo mercado, como o senso de trabalho em equipe, a responsabilidade e a empatia. Tudo isso será levado em consideração pelos recrutadores na hora da entrevista!

7. Preste concursos para vagas públicas

Por fim, uma dica interessante para quem quer boas remunerações, estabilidade e ótimas oportunidades de crescimento profissional: investir em concursos públicos. Para professores, essa é uma das alternativas que mais rendem bons frutos na carreira. Para tanto, é importante estar sempre atento aos editais que são lançados.

Além disso, também é interessante conhecer outras possibilidades para a carreira. O licenciado em História pode, por exemplo, atuar no campo da pesquisa ou, até mesmo, prestar consultoria em organizações como museus e bibliotecas. Essa é uma ótima maneira de diversificar as áreas de atuação enquanto leciona.

Muito bem, agora você já sabe como ser professor de História! Não é muito difícil, certo? Com algum planejamento e a ajuda dos melhores docentes em sua faculdade, fica muito mais fácil alcançar esse objetivo. Por isso, não abra mão de se graduar em uma faculdade renomada e que foque a sua entrada no mercado de trabalho.

Então, não perca mais tempo e inscreva-se já para o vestibular de História! O seu sucesso começa com pequenas grandes decisões do cotidiano.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.