Por que a Licenciatura para bacharéis se tornou mais comum?

Licenciatura para bacharéis

Você sabe por que a Licenciatura para bacharel tem chamado a atenção de profissionais das mais diferentes áreas? Sabia que é possível ser professor em pouco tempo se você já tem um Bacharelado?

Obter ambas formações, seja na sua atual atuação, seja em áreas afins, é uma maneira eficiente de dar aquele boom na carreira que você sempre sonhou.

Neste post, você vai descobrir como o bacharel pode se licenciar para atuar na educação e aproveitar as vantagens de ter mais de uma formação. Confira!

Quais os motivos para bacharéis fazerem Licenciatura?

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida entre Licenciatura e Bacharelado, principalmente quando a área escolhida oferece as duas opções. Isso acontece porque nem sempre elas sabem se fazer uma segunda graduação vale a pena.

É certo que ambos os tipos de formação são em nível de graduação, sendo assim, ao final, você sai com um diploma de ensino superior. A principal diferença está no objetivo de cada um deles, em que o Bacharelado tem o foco mercadológico e científico, enquanto a Licenciatura está relacionada com ensino e educação.

A escolha por um ou outro é uma tarefa que depende muito do momento, já que as mudanças no mundo do trabalho são constantes, assim como as suas próprias necessidades.

Dessa maneira, se você tem uma primeira graduação em Bacharelado, mas enxerga na Licenciatura novas chances de crescer profissionalmente, separamos alguns dos benefícios de se tomar essa decisão.

É uma oportunidade de valorizar o currículo

Cada vez mais, a formação superior é critério indispensável no currículo. Porém, com o aumento de pessoas diplomadas, isso também interferiu na qualificação exigida pelas empresas e instituições de ensino. Não é apenas acumular diplomas e certificados, mas demonstrar que conhecimento a mais sempre vai trazer bons resultados para todos os interessados.

Quando você tem mais de uma graduação, os recrutadores percebem a sua dedicação aos estudos e a preocupação em manter-se atualizado. Além do mais, nas escolas, é interessante a presença de professores com experiência em outras áreas do mercado, ao mesmo tempo em que têm boa didática e conhecem o funcionamento do ambiente educacional.

Concede a chance de trabalhar na educação

Muitas das vezes, depois de formados, percebemos que a atuação em sala de aula é uma forma eficaz de continuarmos estudando e transmitindo o conhecimento adquirido para outras pessoas. Esse é um dos motivos que levam os bacharéis até uma Licenciatura.

Ensinar é uma forma de deixar marcas na vida dos alunos. Além disso, o bacharel tem conhecimentos amplos sobre outros pontos importantes. Ele enxerga a física ou a química, por exemplo, a partir da sua primeira formação, geralmente, mais técnica. Unindo isso aos métodos de ensino e aprendizagem, oferece uma nova visão para seus estudantes.

Abre um novo leque de atuação no mercado

Você já deve ter percebido que a atuação no mercado de trabalho para quem tem Bacharelado e Licenciatura costuma ser maior. Ainda mais se você buscar as opções de segunda graduação para bacharéis aqui na Unopar, já que temos uma parceria com o Canal Conecta, em que são ofertadas vagas exclusivas para nossos alunos.

Os salários para professores variam de acordo com as regiões do Brasil, sendo o piso salarial R$ 2.888,24*. Esse valor pode aumentar com o acúmulo de cargos, já que é possível lecionar em mais de uma disciplina caso você tenha outra formação.

Alinha a vocação do profissional com sua profissão

Muitas pessoas dizem que a vontade de ser professor é algo que vem com a gente desde cedo, assim como pode surgir durante as aulas da faculdade, ao ter o contato com profissionais competentes no que diz respeito ao ensino. Independentemente da motivação, ensinar o que entendemos na prática é prazeroso e traz bons retornos.

São muitas as áreas de atuação do bacharel que busca por uma Licenciatura. Assim, ele pode utilizar as duas formações como complementares. É interessante que até mesmo em empresas há uma busca pela aplicação dos conhecimentos pedagógicos, o que pode ser adquirido em um curso de Pedagogia Licenciatura ou Bacharelado, por exemplo.

Quanto melhor você sabe lidar com as relações interpessoais, mais facilidade você terá na sala de aula. Não é à toa que o próprio MEC incentiva a Pedagogia para não licenciados desde os anos 90, com a criação da Resolução, conhecida por R2 –– que regulariza a oferta de cursos de Formação Pedagógica.

Agrega conhecimentos específicos à formação

No Bacharelado, você aprende a lidar com a parte mais prática e experimental –– como o profissional de Engenharia, que adquire conhecimentos para trabalhar com a construção de estruturas, máquinas, sistemas, processos, entre outras possibilidades do ramo. 

Nesse entremeio, o engenheiro também viu disciplinas do colegial, principalmente Matemática e Física. Assim, a Licenciatura nessas áreas vai acrescentar outras questões importantes para a atuação na sala de aula, como Didática, Psicologia da Educação, Metodologias de ensino e outras matérias essenciais para a formação completa do professor.

Além das áreas afins, como vimos, também existem cursos de áreas correlatas, como a Educação Física Bacharelado, em que o bacharel, geralmente, atua em academias. Enquanto isso, quem faz Educação Física Licenciatura é professor em escolas no nível básico. 

O que é a formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos?

A falta de professores licenciados nas escolas fez com que o Ministério da Educação criasse uma possibilidade de quem tem um Bacharelado se formar em tempo reduzido em uma Licenciatura EAD — a R2, como vimos.

A formação pedagógica é uma opção atraente de Licenciatura para bacharéis por vários motivos. Entre eles, destacamos: 

  • ofertada na modalidade EAD;
  • preços acessíveis;
  • formação em menos de 1 ano e meio;
  • acesso a materiais atualizados.

Aqui na Unopar, você pode fazer sua matrícula sem precisar de vestibular: basta enviar a documentação solicitada para análise. Após a verificação de compatibilidade curricular entre a primeira formação e a pretendida, você já estará pronto para começar o curso.

Outra vantagem da formação pedagógica é que ela é 100% online. Você sabe como funciona a Licenciatura EAD? As matérias e aulas são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que você pode estudar quando e onde quiser. além disso, tutores ficam online para solucionar as suas dúvidas.

Faça planos, venha para a Unopar!

É importante que você planeje sua carreira em médio e longo prazo, pois o mercado de trabalho tende a mudar de tempos em tempos. O profissional precisa se adaptar para não perder oportunidades de crescimento. Para isso, você pode buscar uma nova colocação escolhendo a segunda graduação ideal para seu perfil — conheça nossos cursos de Licenciatura!

Agora que você já sabe como funciona a Licenciatura para bacharel, inscreva-se e tenha em suas mãos a chave para uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.