Formação pedagógica: 6 motivos para investir hoje

profissional que fez formação pedagógica

Você já parou para pensar a importância do professor na vida de seus alunos? Desde os primeiros anos escolares até a faculdade, o docente tem papel essencial no processo de aquisição de conhecimento e no desenvolvimento do cidadão. No Brasil, como muitos não são formados na sua área de atuação, surgiu a necessidade de um curso rápido e de qualidade: a Formação Pedagógica.

Essa é uma formação de complementação pedagógica, que aumenta as suas chances como licenciado e traz novas oportunidades para bacharéis que se interessam pela docência no ensino básico. A área de Pedagogia, como veremos, é ampla, assim como as alternativas de atuação no setor.

Você sabe o que faz um pedagogo? Tal como esse profissional, a pessoa que opta por fazer Formação Pedagógica também pode um ser gestor escolar, entre outras funções. Quer saber mais?

Neste post, você vai conhecer mais sobre como funcionam o curso de Formação Pedagógica, além de encontrar bons motivos para investir nessa área. Acompanhe!

Por que fazer Pedagogia?

A Licenciatura em Pedagogia prepara o profissional para atuar nas escolas, seja na docência ou na gestão escolar, seja em outras possíveis áreas da Pedagogia. Para isso, têm um salário de R$ 2.391,02*. Dessa maneira, entendemos o quão fundamentais são os conhecimentos pedagógicos na formação de qualquer licenciando.

Muitas pessoas têm dúvidas se precisam da graduação em Pedagogia para atuar no ensino básico. Isso porque, antes, o professor das primeiras séries escolares ou gestor escolar precisavam fazer especificamente esse curso. Com o tempo, surgiram novas demandas, e a Formação Pedagógica passou a ser uma opção para quem quer atuar nos anos iniciais, além do ensino fundamental e médio, mas tem experiência em outro campo.

Exemplificando, caso você tenha diploma em Matemática, mas queira dar aulas de Física e não tem tempo para fazer outra graduação da maneira tradicional, a Formação Pedagógica é uma opção. Além da carga horária reduzida, essa é uma alternativa para quem quer aumentar o campo de atuação.

Da mesma maneira, muitos graduados têm vontade de ser professor ou acabam descobrindo que gostam de dar aulas no meio da carreira. Um Bacharel em Administração, por exemplo, pode buscar a Formação Pedagógica em áreas afins. Com isso, as possibilidades de conseguir aulas acabam crescendo, graças ao novo diploma de licenciado.

Quais são os motivos para investir na Formação Pedagógica?

Se você já tem um diploma de outra graduação, mas quer se tornar professor, a Formação Pedagógica abrange áreas distintas, abrindo caminhos para vários profissionais. O curso é oferecido na modalidade de ensino 100% online da Unopar. E, além da opção em Pedagogia, é possível escolher:

  • Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física escolar;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras (Português, Inglês ou Espanhol);
  • Matemática;
  • Sociologia.

Como vimos, o mercado de trabalho para a docência tem uma demanda crescente, e essa é a alternativa para você que gosta de dar aulas e quer fazer a diferença na vida das pessoas. Pensando nisso, separamos alguns bons motivos para se investir na Formação Pedagógica. Confira!

Entender a área de educação

Quando você faz uma Licenciatura, algumas disciplinas ligadas à didática e educação de crianças, adolescentes e jovens fazem parte da grade curricular. Porém, isso não acontece em relação aos Bacharelados, que têm um objetivo mais técnico e de prática. Nesse sentido, a Formação Pedagógica é a forma de adquirir esses conhecimentos e aplicá-los na sala de aula, tornando a sua atuação docente completa e de qualidade.

Mudar a sociedade atual

O professor tem entre suas atribuições ensinar aquilo que o estudante precisa para ter êxito em sua vida pessoal e profissional. Com base nos fundamentos pedagógicos, é possível entender as necessidades e possibilidades dos discentes, incentivando-os a fazer o melhor para a sociedade.

Estar sempre atualizado

A atualização é essencial na docência, e isso é possível quando se decide voltar a estudar. Como os professores trabalham com os conhecimentos científicos sobre suas áreas, eles podem sofrer alterações com o tempo ou evoluírem graças às pesquisas que não cessam. Portanto, a Formação Pedagógica é também uma maneira de atualizar a prática docente.

Ser professor

Existem pessoas que, desde a infância, veem no professor um exemplo e sonham em ter a profissão um dia. Da mesma forma, há aquelas que não se enxergam como tal até terem uma oportunidade de lecionar. Para ser educador, é preciso mais do que o conhecimento na área específica de atuação, pois as atividades pedagógicas também são essenciais para o bom relacionamento com os alunos e a equipe escolar.

Inovar constantemente

Mais uma vez, é preciso reforçar que a Formação Pedagógica não é necessariamente voltada apenas para a docência. Ou seja, existem outras funções destinadas para quem faz essa modalidade de curso. A supervisão e coordenação de escolas são maneiras de inovar na área. Além disso, existem demandas na edição e produção de material didático e também na Pedagogia Empresarial.

Ter reconhecimento

Quanto mais conhecimento o professor adquire ao longo da sua carreira, mais ele é reconhecido pelos alunos e pais. Isso é importante para que as trocas sejam efetivas na formação de cidadãos preparados para diversas possibilidades do mercado de trabalho.

Quando devo buscar a Formação Pedagógica?

Entre as vantagens da Formação Pedagógica para os formados nas mais diversas áreas de Bacharelado está a amplitude de atividades para desempenhar dentro e fora das escolas. Com o conhecimento anterior da primeira graduação, essa segunda oportunidade age como uma complementação essencial, principalmente para você atingir os motivos citados neste texto.

Você viu que aqui na Unopar temos vários cursos voltados para essa finalidade, e um de nossos diferenciais está na oferta da modalidade de ensino EAD — já que, geralmente, a pessoa que busca por uma nova formação superior exerce alguma ocupação. Outro diferencial para nossos alunos é o Canal Conecta, uma maneira de encontrar as melhores oportunidades de trabalho ainda durante a graduação.

Você está interessado em ter todo o diferencial oferecido pelos cursos da Unopar? Agora que você sabe o que é Formação Pedagógica e a importância dela na docência, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content