Complementação pedagógica EAD: como funciona?

estudante de complementação pedagógica ead

Complementação pedagógica EAD é uma qualificação 100% digital voltada para quem já tem um diploma de graduação, mas deseja dar aulas em uma área de conhecimento correspondente a sua formação.

Na verdade, é uma Licenciatura de curta duração, permitindo que o profissional amplie sua área de atuação e suas perspectivas na carreira. Tem ainda a vantagem de ser online, facilitando bastante a vida do aluno.

Ficou interessado em entender melhor o que é a complementação pedagógica aqui da Unopar? Acompanhe o post que preparamos para você e descubra todos os benefícios de apostar nesse programa especial de formação de professores!

O que é a complementação pedagógica?

É a possibilidade de crescimento profissional para quem tem o diploma de Bacharelado ou de Tecnólogo e deseja ser professor para os ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino profissionalizante.

Vamos imaginar que você queira ser professor de Educação Física, mas fez a graduação na modalidade Bacharelado, o que o impede de dar aulas. Seria necessário fazer uma nova graduação, agora de Licenciatura, na área?

Com a complementação pedagógica EAD não, já que ela é uma Licenciatura, mas de curta duração. Nela, o profissional recebe um certificado que o habilita para a docência. É que ele vai ter aulas voltadas para áreas da Pedagogia e suas tecnologias, como:

  • Didática;
  • Psicologia da Educação;
  • Metodologia de Ensino;
  • Gestão Escolar, entre outras.

Áreas da complementação pedagógica EAD

Esse programa especial, conhecido como R2, foi criado em 1997 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo é contornar o baixo número de professores na educação básica de determinadas matérias.

Com isso, existe a complementação pedagógica em diversas áreas, como:

  • Artes Visuais;
  • História;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • Letras/Português;
  • Letras/Inglês;
  • Letras/Espanhol;
  • Matemática;
  • Sociologia;
  • Educação Física;
  • Química;
  • Pedagogia.

Como escolher a faculdade para investir na complementação pedagógica?

Agora, que tal conferirmos algumas dicas para verificar qual é a melhor opção de instituição para fazer a complementação pedagógica? Vamos lá!

Fique atento ao corpo docente

Para se tornar professor, é fundamental estudar com os melhores professores! Eles passarão não apenas conhecimento técnico baseado em sua experiência e qualificação, mas também dicas importantes para a futura carreira do estudante.

Na Unopar, todo o corpo docente é composto apenas por profissionais não apenas altamente gabaritados, mas também com didática de qualidade e sempre aptos a ajudar aos seus alunos. Sem contar os monitores, que são também muito experientes!

Busque diferenciais

Todos os anos, muitos profissionais qualificados se formam e dão os seus primeiros passos no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante que se destacar em meio a toda essa galera, certo?

Sendo assim, outro fator imprescindível para a sua busca por uma instituição para fazer a complementação pedagógica é a presença de diferenciais. Na Unopar, contamos com destaques como:

  • Aula Destaque, que traz aulas online e gratuitas de verdadeiras feras nos campos das Ciências Biológicas, Humanas e Exatas;
  • Trilhas de Carreira, que fornece cursos online e gratuitos com certificação para enriquecer o currículo;
  • Habilidades Digitais, disciplinas online que trabalham e desenvolvem competências voltadas à empregabilidade e ao mercado de trabalho.

Fique de olho na grade curricular

Outro aspecto muito importante é a grade curricular.É importante priorizar sempre uma faculdade que se preocupe com a atualização das matérias lecionadas, trazendo uma experiência inovadora para os seus alunos.

Na Unopar, a grade é constantemente revisitada pela equipe pedagógica, a fim de trazer as mais novas tendências mundiais para o setor estudado pelo aluno –– e, assim, formar profissionais mais antenados e competentes em suas áreas.

Busque faculdades com comprometimento com a qualificação

A realização de estágios é fundamental não apenas para que o estudante consiga uma renda extra ao longo de seus anos de faculdade. É importante, também, para que ele possa adquirir experiência no dia a dia da profissão e conhecer as diversas áreas em que poderá atuar após se formar.

Na Unopar, essa é uma preocupação constante. Por isso, os alunos têm acesso gratuito ao Canal Conecta, um portal de empregabilidade com alta taxa de contratação e que aproxima os estudantes das principais vagas (CLT, estágio e trainee) do mercado.

Priorize a inovação

Por fim, mas não menos importante, se preocupe sempre com a inovação na hora de procurar uma faculdade para se tornar o professor. A profissão do docente faz um uso massivo da tecnologia. É importante que isso esteja presente no dia a dia de seu aprendizado!

Mais uma vez, a Unopar está um passo à frente. Contamos com disciplinas voltadas a âmbitos inovadores e tecnológicos, somadas a uma infraestrutura física e virtual altamente moderna. Tudo o que você precisa a apenas alguns toques de distância!

Como funciona o curso EAD?

Quer descobrir como funciona a complementação pedagógica EAD? É uma modalidade de ensino 100% digital. Assim, quem é historiador, ou seja, tem o diploma de Bacharelado na área, pode se tornar professor de História, estudando com todas as vantagens da educação a distância.

Você acompanha as disciplinas por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem, que reúne todas as aulas do programa. Então, dá para estudar nos locais e horários que mais se encaixam em sua rotina. Essa flexibilidade é importante porque quem busca esse programa costuma já estar no mercado de trabalho.

Somente a parte prática da formação, o estágio obrigatório, é que deve ser feito em instituições de ensino básico –– uma atividade que é supervisionada para você aprender como dar aulas em uma rotina de escola.

Quem pode fazer uma complementação pedagógica?

O Ministério da Educação (MEC) determina que o aluno pode fazer o programa na mesma área da graduação ou em uma área afim. A sua formação inicial deve ter, ao menos, 160 horas de disciplinas correlacionadas à complementação pedagógica escolhida.

Por exemplo: quem tem o diploma em Biomedicina pode buscar a Biologia para complementar sua formação. Por conta disso, cabe à instituição de ensino avaliar o histórico escolar do profissional para verificar essa compatibilidade, ou seja, se ele está apto a cursar essa Licenciatura rápida.

O que preciso para fazer a matrícula no curso de complementação pedagógica?

Para fazer a complementação pedagógica, basta você apresentar à Unopar todos os documentos comprobatórios de sua antiga graduação.

Caso você tenha dúvidas sobre quais são esses documentos, entre em contato com a gente! Eles podem mudar de ano a ano e, por isso, é importante ter uma lista atualizada sempre em mãos.

Quais são as vantagens para o profissional?

Gostou de entender o que é a complementação pedagógica EAD, mas ainda fica em dúvida se vale a pena investir nesse programa especial de formação de professores? Confira os benefícios abaixo.

Facilidade de ingresso

Se você está pensando em se preparar para o vestibular dessa segunda Licenciatura EAD, pode ficar sossegado.

Saiba que não é preciso realizar nenhum exame para ingressar nesse programa. É necessário apenas encontrar uma instituição de ensino, verificar se ela oferece a área de sua preferência e enviar os documentos para análise.

Essa é uma facilidade e tanto para quem quer complementar o currículo e buscar novas oportunidades, não é mesmo?

Curso rápido

A vantagem da complementação pedagógica EAD, além de toda a versatilidade para estudar, é a curta duração desse curso. É uma formação que leva 1 ano ou 1 ano e meio, possibilitando valorizar seu currículo ao ampliar suas áreas de atuação no mercado.

Como o profissional já traz a bagagem de conhecimento de sua graduação, o programa é focado na prática de ensino. Por isso, pode ser concluído em pouco tempo.

O certificado de complementação pedagógica é a garantia de que você é licenciado em determinada área já que conta com o reconhecimento do MEC.

Mais oportunidades de trabalho

Com a formação pedagógica, você pode enviar seu currículo para escolas particulares por meio de portais de vagas, como o Canal Conecta –– exclusivo para você, ao escolher a Unopar para complementar sua formação.

Ainda consegue prestar concurso público para ser professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual ou municipal. Em resumo, é uma chance de ter estabilidade no emprego e ter um futuro tranquilo.

Em muitos locais do Brasil, há falta de professores para a rede básica de ensino. Assim, ao participar desse programa especial, você encontra boas oportunidades, tanto em grandes centros quanto em municípios pequenos e médios.

É possível ainda atuar na administração e gestão escolar, na área de planejamento e coordenação de atividades pedagógicas ou ainda em editoras na preparação de livros didáticos. Para quem busca novos rumos, pode ser uma estratégia para encontrar a recolocação profissional.

Curso 100% digital

Com o curso rápido, que vai trazer novas perspectivas de carreira e que ainda pode ser feito a distância. Se você se identifica com o ambiente de sala de aula e gosta de ensinar crianças e jovens, a complementação pedagógica é uma chance que não dá para perder.

Essa formação funciona como os cursos de Licenciatura EAD, mas são mais curtos. Desse modo, você pode continuar com a sua rotina normalmente –– inclusive trabalhando, já que dá para estudar por um notebook, tablet ou até do seu smartphone: só precisa ter acesso à internet.

Aqui na Unopar, você conta com uma biblioteca digital grátis. O interessante é que você acompanha as aulas de forma remota, mas tem todo o suporte dos tutores, caso surja alguma dúvida. Ultrapassar a média salarial de R$ 2.345,43* para um professor será ainda mais fácil com uma segunda graduação de excelência!

Chegou a sua vez!

Quer ser professor, mas sem perder muito tempo nessa formação? Aposte na complementação pedagógica EAD aqui da Unopar. Você vai enriquecer seu currículo e conquistar salários melhores.

Já aproveite a sua visita e se inscreva em um dos cursos de complementação pedagógica da Unopar! Estamos ansiosos para tê-lo como parte de nosso corpo discente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 160

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content