Complementação pedagógica EAD: como funciona?

estudante de complementação pedagógica ead

Complementação pedagógica EAD é uma qualificação 100% digital voltada para quem já tem um diploma de graduação, mas deseja dar aulas em uma área de conhecimento correspondente a sua formação.

Na verdade, é uma Licenciatura de curta duração, permitindo que o profissional amplie sua área de atuação e suas perspectivas na carreira. Tem ainda a vantagem de ser online, facilitando bastante a vida do aluno.

Ficou interessado em entender melhor o que é a complementação pedagógica aqui da Unopar? Acompanhe o post que preparamos para você e descubra todos os benefícios de apostar nesse programa especial de formação de professores!

O que é a complementação pedagógica?

É a possibilidade de crescimento profissional para quem tem o diploma de Bacharelado ou de Tecnólogo e tem vontade de ser professor para os ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino profissionalizante.

Vamos imaginar que você queira ser professor de Educação Física, mas fez a graduação na modalidade Bacharelado, o que o impede de dar aulas. Seria necessário fazer uma nova graduação, agora de Licenciatura, na área?

Com a complementação pedagógica EAD não, já que ela é uma Licenciatura, porém de curta duração. Nela, o profissional recebe um certificado que o habilita para a docência. É que ele vai ter aulas voltadas para áreas da Pedagogia e suas tecnologias, como:

  • Didática;
  • Psicologia da Educação;
  • Metodologia de Ensino;
  • Gestão Escolar, entre outras.

Áreas da complementação pedagógica EAD

Esse programa especial, conhecido como R2, foi criado, em 1997, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo é contornar o baixo número de professores na educação básica de determinadas matérias.

Com isso, existe a complementação pedagógica em diversas áreas, como:

  • Artes Visuais;
  • História;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • Letras/Português;
  • Letras/Inglês;
  • Letras/Espanhol;
  • Matemática;
  • Sociologia;
  • Educação Física;
  • Química;
  • Pedagogia.

Como funciona o curso EAD?

Quer descobrir como funciona a complementação pedagógica EAD? É uma modalidade de ensino 100% digital. Assim, quem é historiador, ou seja, tem o diploma de Bacharelado na área, pode se tornar professor de História, estudando com todas as vantagens da educação a distância.

Você acompanha as disciplinas por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem, que reúne todas as aulas do programa. Então, dá para estudar nos locais e horários que mais se encaixam em sua rotina. Essa flexibilidade é importante porque quem busca esse programa costuma já estar no mercado de trabalho.

Somente a parte prática da formação, o estágio obrigatório, é que deve ser feito em instituições de ensino básico, uma atividade que é supervisionada para que você aprenda como dar aulas em uma rotina de escola.

Quem pode fazer uma complementação pedagógica?

O Ministério da Educação (MEC) determina que o aluno pode fazer o programa na mesma área da graduação ou em uma área afim, sendo que sua formação inicial deve ter, ao menos, 160 horas de disciplinas correlacionadas à complementação pedagógica escolhida.

Por exemplo: quem tem o diploma em Biomedicina pode buscar a Biologia para complementar sua formação. Por conta disso, cabe à instituição de ensino avaliar o histórico escolar do profissional para verificar essa compatibilidade, ou seja, se ele está apto a cursar essa Licenciatura rápida.

Quais são as vantagens para o profissional?

Gostou de entender o que é a complementação pedagógica EAD, mas ainda fica em dúvida se vale a pena investir nesse programa especial de formação de professores? Confira os benefícios abaixo.

Facilidade de ingresso

Se você está pensando em se preparar para o vestibular dessa segunda Licenciatura EAD, pode ficar sossegado. Saiba que não é preciso realizar nenhum exame para ingressar nesse programa. É necessário apenas encontrar uma instituição de ensino, verificar se ela oferece a área de sua preferência e enviar os documentos para análise.

Curso rápido

As vantagens da complementação pedagógica EAD, além de toda a versatilidade para estudar, é a curta duração desse curso. É uma formação que leva 1 ano ou 1 ano e meio, possibilitando valorizar seu currículo ao ampliar suas áreas de atuação no mercado.

Como o profissional já traz a bagagem de conhecimento de sua graduação, o programa é focado na prática de ensino. Por isso, pode ser concluído em pouco tempo. O certificado de complementação pedagógica é a garantia de que você é licenciado em determinada área já que conta com o reconhecimento do MEC.

Mais oportunidades de trabalho

Com a formação pedagógica, você pode enviar seu currículo para escolas particulares por meio de portais de vagas, como o Canal Conecta –– exclusivo para você, ao escolher a Unopar para complementar sua formação. Ainda consegue prestar concurso público para ser professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual ou municipal. Em resumo, é uma chance de ter estabilidade no emprego e ter um futuro tranquilo.

Em muitos locais do Brasil, há falta de professores para a rede básica de ensino. Assim, ao participar desse programa especial, você encontra boas oportunidades, tanto em grandes centros, como em municípios pequenos e médios.

É possível ainda atuar na administração e gestão escolar, na área de planejamento e coordenação de atividades pedagógicas ou ainda em editoras na preparação de livros didáticos. Para quem busca novos rumos, pode ser uma estratégia para buscar a recolocação profissional.

Curso 100% digital

Com o curso rápido, que vai trazer novas perspectivas de carreira e que ainda pode ser feito a distância. Se você se identifica com o ambiente de sala de aula e gosta de ensinar crianças e jovens, a complementação pedagógica é uma chance que não dá para perder.

Essa formação funciona como os cursos de Licenciatura EAD, mas são mais curtos. Desse modo, você pode continuar com a sua rotina normalmente, inclusive trabalhando, já que dá para estudar por um notebook, tablet ou até do seu smartphone: só precisa ter acesso à internet.

Aqui na Unopar, você conta com uma biblioteca digital grátis. O interessante é que você acompanha as aulas de forma remota, mas tem todo o suporte dos tutores, caso surja alguma dúvida. Ultrapassar a média salarial de R$ 2.345,43* para um professor será ainda mais fácil com uma segunda graduação de excelência!

Quer ser professor, mas sem perder muito tempo nessa formação? Aposte na complementação pedagógica EAD aqui da Unopar. Você vai enriquecer seu currículo e conquistar salários melhores.

Já aproveite a sua visita e se inscreva em um dos cursos de complementação pedagógica da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content