Pedagogia Empresarial: saiba como funciona essa área

profissionais de pedagogia empresarial

Você já ouviu falar Pedagogia Empresarial? Como existe grande dificuldade para recrutar pessoas qualificadas, as próprias empresas passaram a investir na capacitação de seus quadros. Assim, os profissionais que dominam os métodos de aprendizado e ensino ganharam ainda mais espaço.

Dessa forma, além do ensino em sala de aula e da direção de estabelecimentos educacionais, você pode usar o curso de Pedagogia para trabalhar nas empresas. É um caminho promissor para terminar os estudos e construir uma carreira de sucesso.

Continue a leitura e entenda como funciona a Pedagogia Empresarial e por que as organizações necessitam desses profissionais em suas equipes!

O que é Pedagogia Empresarial?

Ela diz respeito ao estudo dos métodos, técnicas e estratégias de educação voltadas para o ambiente de trabalho. É, portanto, a mesma área do conhecimento, só que agora adaptada para o público e as necessidades existentes nas organizações.

A profissão ganhou espaço nas empresas pela necessidade cada vez mais presente de fazer as pessoas aprenderem. Hoje, 52% das organizações brasileiras vêm enfrentando dificuldades para contratar profissionais qualificados, conforme estudo de 2020.

Nesse contexto, os conhecimentos de Pedagogia se tornam importantes em diferentes áreas empresariais:

  • treinamento de pessoas — identificar e desenvolver as competências necessárias para um cargo;
  • desenvolvimento humano — fazer a preparação de longo prazo, pensando as competências necessárias em toda a jornada do funcionário na empresa;
  • integração de pessoas — promover a entrada de um colaborador na equipe, após a contratação ou transferência para o setor;
  • desenvolvimento organizacional — alinhar todas as estratégias de desenvolvimento de competências, visando ao que a empresa necessita como um todo.

A Pedagogia Empresarial também contribui para a comunicação interna. Principalmente nas grandes empresas, é um verdadeiro desafio falar, ouvir e ser entendido pelo público. Afinal, são pessoas com diferentes escolaridades, atividades, locais de trabalho etc.

Outras áreas dos Recursos Humanos que tomam emprestado esses conhecimentos são os recrutamentos e avaliações de desempenho. Por exemplo, em um processo seletivo, as técnicas para selecionar candidatos podem ser elaboradas com a participação do profissional de Pedagogia. Aqui, ele terá um papel mais consultivo.

Por fim, existem organizações que montam estruturas de ensino internas para a qualificação dos colaboradores. Nesse caso, é como se houvesse uma escola ou cursinho dentro da empresa, gerando oportunidades de trabalho.

Como a Pedagogia Empresarial funciona na prática?

Dentro da estrutura de uma empresa, a área pode ter uma atuação independente ou estar vinculada ao departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Além disso, em muitos casos, é chamada de educação corporativa.

Perceba também que ela se diferencia da Gestão de RH. O analista de RH identifica quais são as necessidades da empresa e define a estratégia para supri-la— em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas dos profissionais.

Já o pedagogo empresarial entra com o conhecimento sobre quais são os métodos para:

  • fazer os colaboradores aprenderem;
  • estruturar uma aula;
  • encontrar o melhor perfil de professor para o time;
  • avaliar o desempenho nos cursos etc.

A formação pedagógica cria os serviços internos de educação para atender às necessidades identificadas pelo setor. Portanto, traz um conhecimento especializado, atuando lado a lado com os profissionais de RH.

Qual é o papel do pedagogo na corporação?

As principais mudanças em relação ao trabalho nas escolas são os objetivos de aprendizagem e o público-alvo das práticas. O profissional desenvolve uma estratégia de educação voltada para os funcionários da empresa, com foco nas necessidades da organização.

Tendo como base a descrição do Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), podemos adaptar diversas funções para o contexto empresarial. Em geral, elas dizem respeito à implementação, planejamento, coordenação e avaliação das seguintes atividades:

  • projetos de ensino, presenciais ou a distância, como planos de treinamento, desenvolvimento e integração de pessoas;
  • planos de recuperação de aprendizagem;
  • facilitação do processo de aprendizagem com metodologias e técnicas de ensino;
  • atendimento das necessidades do funcionário, do candidato em processo seletivo etc.;
  • programas e projetos educacionais coletivos;
  • processo comunicativo entre a comunidade (corpo de funcionários) e a instituição (empresa).

Vale ressaltar que nem sempre o desenho dos cargos segue as áreas do conhecimento. Por exemplo, uma empresa pode ter um setor de treinamento e aceitar tanto pedagogos como gestores de RH ou administradores, sem que haja cargos específicos para cada formação.

O mais importante é você entender que as possibilidades de atuação vão além do trabalho nas escolas. Gestor educacional, consultor ou analistas de treinamento, pedagogo empresarial são alguns dos cargos que podem ser exercidos pelos formados em Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado.

As remunerações também vão variar de acordo com a função. No caso do Pedagogo, o salário médio é de R$ 2.449,05*, considerando os registros do banco de dados do CAGED.

Quais são os benefícios para as empresas?

O retorno do investimento nos profissionais de Pedagogia é visto principalmente em melhorias do capital humano e do clima organizacional. O primeiro conceito se refere ao conjunto de competências presentes na empresa. Já o segundo é o sentimento dos funcionários sobre o ambiente de trabalho e as relações em serviço. Veja os principais ganhos.

Melhorar engajamento e motivação

O pedagogo consegue mobilizar os colaboradores em suas atividades, assim como faria com os alunos. Além disso, a educação corporativa concede perspectiva de crescimento para os funcionários, sendo o benefício com maior impacto, conforme pesquisas de grandes consultorias de RH, como o GPTW e Robert Half.

Reduzir custos com qualificação

O pedagogo reduz a necessidade de contratação de instituições terceirizadas para aplicar os treinamentos. Sem contar que, muitas vezes, eles são responsáveis por implementar o EAD nas empresas, que apresenta um melhor custo-benefício.

Melhorar o desempenho do RH

Os Recursos Humanos passam a ter um importante aliado, recebendo instruções para aprimorar as práticas de educação usadas no departamento. Avaliação de desempenho de candidatos e funcionários, capacitação, orientação profissional e seleção de talentos são exemplos de atividades que aperfeiçoadas com conhecimentos em Pedagogia. É possível dizer que o profissional torna o RH estratégico.

Aumentar a produtividade e os resultados financeiros

O crescimento dos colaboradores repercute na entrega de valor para a empresa. Com treinamentos e educação adequados, os profissionais ganham instrumentos para atender ao cliente e tocar os processos internos com mais eficiência. Logicamente, isso afeta os resultados financeiros.

Como se qualificar para atuar com Pedagogia Empresarial?

Para atuar com Pedagogia Empresarial, é importante buscar uma formação de nível superior que aborde o trabalho realizado nas organizações. Além disso, as empresas buscam pessoas capazes de transformar o conhecimento adquirido em serviços voltados para os colaboradores, o que requer a domínio não só da teoria, mas também da prática.

Aqui na Unopar, atendemos às necessidades dos diferentes perfis profissionais. Tanto quem deseja atuar na rede de ensino como os interessados nas empresas conseguem desenvolver as competências necessárias ao longo da graduação.

O curso de Pedagogia conta com uma equipe de professores altamente qualificada, composta por profissionais com títulos de mestrado, doutorado e especialização. Além disso, os docentes têm experiências nas diferentes áreas da Pedagogia e contribuem com sua vivência de mercado.

No curso, você também ganha o acesso exclusivo ao Canal Conecta. Nesse portal de empregabilidade, existem inúmeros materiais didáticos sobre o mercado de trabalho, entrevistas, currículos, desenvolvimento de competências, bem como vagas de estágio e emprego em empresas parceiras.

Com esse conhecimento, a transição da área de ensino para o segmento organizacional é muito mais simples. Ao longo do curso, você já estará inserido nas notícias e informações sobre o trabalho nas companhias, tendo uma boa noção de como preparar um currículo diferenciado e buscar vagas em Pedagogia Empresarial.

Vale ressaltar que é possível fazer Pedagogia EAD, uma vez que o curso está disponível nas três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e a distância. Busque o jeito de estudar que melhor se adapta à sua rotina.

Sendo assim, caso você tenha se identificado com a Pedagogia Empresarial, aproveite as condições da Unopar para ter um diploma reconhecido pelo mercado e desenvolver as competências necessárias para conquistar uma boa colocação.

Gostou do conteúdo? Você sabia que as matrículas para Pedagogia estão abertas? Faça sua inscrição no vestibular online e concorra a bolsas de até 100%!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.