Por que o profissional de RH formado em EAD se diferencia?

porqueoprofissionalderhformadoemeadsediferencia

Ser estratégico, interessar-se por pessoas, gostar de ajudar outros profissionais a crescerem na carreira, ter paciência para mediar conflitos. Essas são algumas das competências de um profissional de RH bem-sucedido. 

Na graduação, o estudante aprende vários caminhos de como integrar os colaboradores, de modo a conquistar bons resultados para o negócio. Mas você sabe como é o curso de Recursos Humanos EAD

Por ser a distância, assistir às aulas fica mais prático. Contanto que o aluno disponha de um computador com internet, é possível estudar sem sair de casa. Aulas por videoconferência também são comuns e bem interativas. Além disso, ainda há uma plataforma na qual é possível se comunicar com os professores, tutores e colegas, tornando tudo bem dinâmico.

Uma faculdade de Recursos Humanos semipresencial, modelo oferecido pela Unopar, tem foco em oferecer comodidade e se adequar às necessidades e objetivos de cada aluno. No curso de gestão de RH, o objetivo é deixá-lo preparado e aperfeiçoado para promover mudanças nas empresas, implementar modelos de gerir pessoas e agir de forma criativa.

Continue a leitura e entenda mais detalhes dessa graduação!

Como é o curso de Recursos Humanos EAD?

A faculdade de Recursos Humanos EAD oferece o grau de tecnólogo e deixa o estudante apto ao mercado de trabalho em 2 anos. Nos 4 semestres, são ensinadas disciplinas relacionadas à gestão de pessoas, como:

  • Relações de trabalho;
  • Captação e seleção de colaboradores;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Gestão de carreira;
  • Mediação de conflitos;
  • Saúde e segurança;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Satisfação, absenteísmo e rotatividade;
  • Contabilidade e cálculos previdenciários.

Estudar Recursos Humanos a distância tem a vantagem de tornar a rotina mais prática, pelo fato de o aluno poder montar suas próprias horas de estudo, seguindo suas necessidades e preferências. Assim, é ótimo para quem tem a possibilidade de flexibilidade no trabalho ou quem conta com outras responsabilidades no dia a dia.

O curso é recomendado a quem tem interesse em comportamento humano e goste de trabalhar em equipe. Dessa forma, o futuro profissional deve ter habilidades, como empatia, paciência, boa comunicação e pensamento globalizado.

O diploma semipresencial ou EAD dado no fim do curso tem o mesmo valor de um presencial, contanto que a faculdade seja cadastrada e reconhecida no MEC.

Como é o mercado de trabalho e quais as perspectivas da área?

Podemos dizer que a área de Recursos Humanos é uma das mais importantes em uma empresa. Ela é responsável por contribuir com o planejamento estratégico. Um de seus focos é reunir esforços para encontrar os melhores colaboradores e aumentar, neles, a motivação e o desempenho, de modo que os resultados no empenho de cada um ajudem a organização a evoluir.  

Isso faz com que o mercado de trabalho ao profissional de RH seja sempre promissor. Ainda que haja crises em outras áreas, as empresas sempre precisarão de sua contribuição no aperfeiçoamento dos processos. 

Entenda que as pessoas são essenciais em praticamente todo negócio, pois sem elas não há como levar algo em frente. Dessa forma, saber entendê-las e descobrir suas necessidades é crucial.

Dito isso, fica fácil entender que as oportunidades são para qualquer cidade e todo tamanho de estabelecimento. Restaurantes, supermercados, lojas de roupas, multinacionais, concessionárias, indústrias, empresas de tecnologia ou de publicidade: todo lugar que precise pessoas se beneficia do trabalho de RH. 

Os salários também são atrativos e variam conforme o nível de responsabilidade do profissional. Segundo a Catho, um consultor de RH tem a média salarial de R$2.697. Já um diretor de RH, pode chegar a ganhar R$21.411.

Como o profissional com diploma de EAD se destaca no mercado?

A versatilidade e a praticidade de um curso EAD permitem ao profissional uma dedicação diferenciada. De modo geral, quem opta por esse modelo de graduação são pessoas com necessidade de flexibilidade nos estudos e, por isso, dão mais valor a cada disciplina estudada.

A possibilidade de contar com uma rotina mais adaptada à realidade facilita o momento em que o estudante precisar de estágios. Falando nisso, conseguir unir teoria e prática, ainda no começo do curso, é bastante recomendado. Sendo assim, não deixe de agregar experiências à sua formação.

Um destaque importante que podemos dar aos estudantes de cursos EAD é o fato de terem certas habilidades mais desenvolvidas e apreciadas no mercado de trabalho. Desde o começo, precisam desenvolver organização e disciplina. Proatividade e vivência digital também são outras competências adquiridas. Desse modo, estão mais adaptados às necessidades de um mundo tecnológico.

Se o curso for de uma faculdade reconhecida e credenciada pelo MEC e contar com professores bem preparados — que é o caso da Unopar — suas chances de sucesso profissional são altas.

Quais as vantagens de cursar Recursos Humanos?

Como você já deve ter percebido até aqui, as vantagens são muitas! Mas vamos destacar as principais, para que você as entenda melhor. Acompanhe!

Ter versatilidade de conhecimento

O curso proporciona vasto conhecimento sobre especificidades dentro da gestão de recursos humanos. O estudante sai preparado para atuar de forma mais genérica, abrangendo todas as áreas do RH, e também de forma mais específica, optando por se especializar em algum dos seus processos, como captação, treinamento, motivação, segurança no trabalho etc.

Você adquire noções de Administração e Psicologia, tornando-se um profissional diferenciado e preparado para atuar em várias organizações.

Ser bem-vindo nas empresas

Sem colaboradores capacitados e motivados, uma empresa não vai para frente. Isso torna o profissional de RH bem requisitado. Primeiro, ele precisa identificar as carências da organização, de modo a entender quais são as competências procurar nos candidatos. Depois, saber onde encontrar os melhores colaboradores. É dele, também, a responsabilidade de manter todos motivados e capacitados para exercer bem cada função.

Em suma, toda organização precisa desse profissional para ajudar no constante desenvolvimento e no alcance de vantagem competitiva.

Contar com diversas possibilidades de especialização

O grau de Tecnólogo é reconhecido pelo MEC como sendo de nível superior e tem a mesma importância que um Bacharelado ou uma Licenciatura. Assim, o profissional formado pode optar por diversas especializações, além de MBA, Mestrado e Doutorado, a depender das preferências individuais. 

Esse investimento agrega ainda mais valor ao currículo e abre outras portas, fazendo com que o profissional possa usufruir de diversas oportunidades e de crescimento na carreira.

Enfim, ser um bom profissional de RH depende de diversos fatores, entre eles a faculdade na qual o estudante se gradua. Sendo assim, não negligencie essa parte e procure por uma capaz de oferecer ensino de qualidade de um modo mais conveniente à sua rotina. Na Unopar, além de poder contar com um corpo docente qualificado e uma excelente infraestrutura dos polos, você tem acesso ao canal Conecta de empregabilidade, o qual conta com parcerias com as melhores empresas do Brasil. Ficou interessado?

Se você teve alguma dúvida sobre como funciona o processo e quiser mais informações a respeito do vestibular, entre em contato conosco, pois podemos ajudar você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.