O que é RH estratégico e qual é sua importância?

profissionais de rh estratégico

Você já sabe que um bom desempenho da empresa em seu segmento exige boas práticas e a capacidade de se adequar às tendências e ao consumidor, certo? Nesse sentido, cada vez mais as organizações vêm adotando o RH estratégico para otimizar a produtividade e ganhar diferencial competitivo, abrindo um nicho de atuação no mercado de trabalho.

Gostaria de se tornar um profissional capaz de atuar nesse setor de um jeito eficiente e analítico? Então o curso de Gestão de Recursos Humanos pode ajudar você. Na graduação, os nossos alunos são incentivados à busca e ao processamento de informação para orientar suas ações — e não apenas a operação de rotinas de seleção e recrutamento, por exemplo.

Se você busca se posicionar no mercado de trabalho nesse ramo que só faz crescer, ou se quer ser um empreendedor individual, confira este conteúdo! Vamos mostrar o que é o RH estratégico, o que ele tem a oferecer e como se capacitar para atuar na área.

O que é o RH estratégico?

Estamos falando de uma tendência no ambiente corporativo caracterizada pela utilização de dados para amparar a tomada de decisão, orientar ações e otimizar resultados. O recurso é especialmente importante na era digital, na qual informação é sinônimo de poder e capaz de aumentar a competitividade da empresa no mercado.

Essa posição estratégica do RH dinamiza a rotina de trabalho da equipe tradicional, restrita a atividades como a gestão da folha de pagamento e do plano de benefícios, realização de cálculos trabalhistas, seleção, recrutamento e treinamento dos funcionários.

Embora essas atribuições continuem essencialmente as mesmas no setor, a nova metodologia as promove de forma dinâmica, não tão operacional. Ainda traz funções como a gestão de desempenho, que avalia os colaboradores e dá feedbacks para eles desenvolverem competências úteis à ascensão na carreira.

Aqui na Unopar, nós entendemos essa nova demanda no mercado e preparamos o aluno para atuar no ramo de forma integrada com a empresa e seus departamentos. Assim, eles são focados em resultados, amparados por indicadores para melhorar o clima organizacional e diminuir a rotatividade, por exemplo.

Aplicação prática

O recurso tem aplicação efetiva quando as pessoas encarregadas pela gestão de capital humano observam uma queda de produtividade e entendem a relação desse resultado com:

  • o nível de satisfação de seus profissionais com o ambiente laboral;
  • os índices de absenteísmo, ou seja, a ausência dos funcionários no trabalho (por licenças, afastamentos ou faltas injustificadas);
  • a quantidade de acidentes laborais registrados na empresa.

Quer mais um exemplo de aplicação do RH estratégico? A preparação de eventos e treinamentos específicos para os times de marketing e comercial quando as vendas caem. Analisando a queda e as equipes, é possível identificar a falta de alinhamento entre os colaboradores, que é prejudicial ao desempenho da empresa. Então, é necessário agir para integrar os departamentos.

Essa nova forma de gerir o capital humano depende indicadores e da análise contínua dos resultados não só de cada setor como de toda a organização. Isso demanda maior interação da área de Recursos Humanos com as demais, assim como sua participação no planejamento estratégico e na tomada de decisões importantes para o negócio.

Qual é a importância do método?

O profissional de RH capacitado para desempenhar suas atividades estrategicamente traz diversos benefícios para a empresa e os colaboradores. Quem se forma na Unopar tem todos os recursos para realizar com maestria esse trabalho.

Melhoria no clima organizacional

O setor de Recursos Humanos estratégico ouve os colaboradores, analisa o desempenho deles e identifica pontos passíveis de melhoria. Assim, pode estimular a produtividade e a satisfação com o ambiente laboral, investindo no desenvolvimento dos funcionários com cursos de formação gratuitos ou reparações no refeitório, por exemplo.

Fortalecimento da governança corporativa

Treinamentos e eventos corporativos passam a ser utilizados para ensinar boas práticas e habilidades, consolidando políticas, crenças e diretrizes da empresa. Esse alinhamento garante que ps objetivos pessoais estejam alinhados às metas da organização.

Redução da rotatividade e absenteísmo

A visão crítica e o estudo do comportamento humano ensinados no curso de Gestão de RH da Unopar dão ao aluno um olhar sistêmico para entender quais fatores evitam ausências e renovações constantes no quadro de funcionários.

A alta rotatividade custa caro por questões trabalhistas e previdenciárias. Além disso, a empresa perde investimento quando capacita um profissional, fornece treinamento, desenvolve suas competências e acaba perdendo esse esforço quando ele vai embora. Sem falar da necessidade de cobrir a ausência e preparar um substituto.

Retenção de talentos e desenvolvimento de lideranças

Como o RH estratégico atua de forma integrada com todos os setores organizacionais, seus profissionais sabem identificar colaboradores que se destacam e podem vir a ocupar cargos-chave (gerente, coordenador, diretor ou executivo).

O profissional tende a querer ficar na empresa quando vê que seus resultados e desempenho são monitorados, que ele é valorizado e recebe os estímulos certos. Assim, a organização consegue reter talentos e desenvolver lideranças, mantendo no quadro de funcionários quem é decisivo para o negócio.

Quais são as competências para trabalhar no nível estratégico?

A atuação nesse patamar exige uma gestão inteligente de Recursos Humanos, pautada em indicadores e focando resultados. A Unopar oferece o conhecimento técnico e a formação humana necessária para você ser um profissional de sucesso no ramo.

Continue acompanhando para saber quais são as principais competências desenvolvidas no nosso curso de Gestão de RH e por que elas são essenciais para você empreender ou conseguir uma boa colocação na área no mercado de trabalho.

Capacidade de liderança

Integrar funcionários e setores, minimizar conflitos, planejar e implementar processos seletivos de contratação serão algumas de suas atribuições. Notou o tamanho da responsabilidade e quantas pessoas estarão envolvidas? Além disso, identificar perfis de liderança e viver entre líderes pressupõe que você também seja um.

Pensamento globalizado

O profissional de RH estratégico vai lidar com colaboradores desde os operadores na linha de produção até o dono ou CEO da empresa. É preciso pensar na organização de forma sistêmica, com os departamentos e times integrados entre si e alinhados com o mercado para as ações serem eficientes e trazerem bons resultados, por exemplo, na produtividade.

Boa comunicação

Gerenciar projetos e impactar pessoas do chão de fábrica aos níveis mais altos exige habilidade comunicativa para transmitir a mensagem desejada. Você não será apenas portador de informação, mas de conteúdo, esclarecedor de ideias e um pacificador na resolução de conflitos.

Formação de qualidade

Gestão de RH e Administração são cursos que desenvolvem todas as competências mencionadas para você ser um bom gestor. Sua atuação gerindo o capital humano é melhor quando existe uma sólida base de formação dinâmica e interativa — que é um dos diferenciais da Unopar.

Temos metodologia interativa e dinâmica, ensino qualificado, bom custo-benefício, plataforma virtual de aprendizagem de fácil acesso e navegação, ótima infraestrutura e oferecemos apoio personalizado ao aluno.

O curso de Gestão de Recursos Humanos da Unopar é promovido na modalidade de ensino a distância e oferece formação completa para o Tecnólogo se destacar na carreira. Com toda a avaliação continuada, pode logo se tornar um gerente na área e ganhar a média de R$ 7.322,64.

O RH estratégico é uma tendência que deve prosperar no ambiente corporativo. As empresas reconhecem cada vez mais a eficácia do método e vêm adotando o recurso para impulsionar seus resultados, forma de aumentar a competitividade no segmento de atuação.

E aí, o que achou do curso de Gestão de Recursos Humanos da Unopar? Veja como podemos ajudar você a começar a construção de uma carreira de sucesso: faça a sua inscrição para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.