O que se estuda no curso de Negócios Imobiliários?

O que se estuda em Negócios Imobiliários

Desconto nota do Enem

O mercado de imóveis é um dos que setores que impulsionam a recuperação econômica em nosso país, com grandes empreendimentos que geram empregos e ajudam na circulação de riquezas. Mas não se engane: há muitas frentes de atuação nessa área. Por isso, vale saber o que se estuda em Negócios Imobiliários.

Da mesma forma que o setor alimentício não pode parar, um fenômeno parecido acontece em relação aos imóveis. As pessoas precisam ter um teto para morar e, por esse motivo, há tantos negócios que atraem quem busca realizar o sonho da casa própria. Sem falar dos grandes investidores que apostam no mercado imobiliário.

Quer saber mais sobre os temas estudados no curso de Gestão em Negócios Imobiliários? Selecionamos as principais disciplinas para você ter uma visão panorâmica sobre ele. Confira!

Direito Imobiliário

Os negócios jurídicos estão presentes em todas as etapas do mercado imobiliário, o que inclui a incorporação imobiliária, que é a fase inicial de um empreendimento até a venda.

Mesmo quando um imóvel é vendido, existem questões jurídicas que devem ser conhecidas. É o caso daquelas relacionadas ao contrato, à escritura ou registro e à responsabilidade civil sobre as edificações.

Legalização também é um tema importante para quem faz a faculdade de Negócios Imobiliários, pois grande parte dos imóveis no Brasil não contam com o respectivo registro em cartório. Para valorizar e facilitar a venda, muitos recorrem a meios de legalização como a usucapião, que garante maior segurança jurídica aos respectivos proprietários.

Diversas questões podem levar à contratação de um advogado, como os procedimentos extrajudiciais que expressamente exijam ou o ajuizamento de ações. Por isso, o Tecnólogo EAD também é uma boa escolha para profissionais do Direito que queiram ampliar sua atuação no mercado imobiliário, setor no qual ainda há bastante espaço para pessoas qualificadas.

Mas é importante saber que ter cursado Direito não é um requisito, tendo em vista que os principais tópicos relacionados aos Negócios Imobiliários são passados para os alunos do Tecnólogo. Mais importante que qualquer conhecimento prévio sobre a área é o seu interesse, que será determinante para o aproveitamento da faculdade de 2 anos a distância e para o seu sucesso no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

Administração de Condomínios

Ter habilidades para a gestão é algo recomendável para todos os profissionais, independentemente da área escolhida. Em relação ao curso de Negócios Imobiliários, tais conhecimentos representam uma disciplina e ainda uma oportunidade de atuação profissional, dada a profissionalização dos síndicos de condomínio.

Em muitos casos, ainda prevalece o síndico eleito pelos demais condôminos. Porém, é cada vez mais comum a contratação de empresas especializadas na solução das demandas. A terceirização de funções profissionaliza a gestão e enxuga as despesas na folha de pagamentos. Também ajuda a garantir a preservação das áreas comuns e o funcionamento de elevadores e portarias.

Ganha destaque a atuação do chamado “Síndico Profissional“, que é um encarregado por lidar com as diversas questões que envolvem a gestão.

Na graduação em Negócios Imobiliários, você também se prepara para exercer as profissões do futuro dentro do mercado de imóveis. Para quem já é formado em Administração de empresas, há um bom nicho a ser explorado por meio da segunda profissão.

Negociação e vendas

Querer a casa própria ou investir em imóveis são desejos de muitos, mas a oferta no mercado também é grande. Para ter sucesso nos negócios, você precisa aprender a fazer uma boa estratégia para a jornada de compra dos seus potenciais clientes. É isso o que aumentará a conversão nas suas negociações e aumentará as chances de sucesso.

Tour pela prova do Enem

Negociar para vender não é algo que considera apenas a necessidade de compra e o preço, especialmente no mercado imobiliário. A maioria das pessoas está em um processo de escolha que será transformador para suas vidas.

A ideia principal é estar em um lugar que consiga oferecer tranquilidade e segurança. A habilidade para negociar e vender é uma competência profissional que você terá que desenvolver para atuar no mercado imobiliário.

Passar a vida em um endereço significa muito. Por isso, o processo de negociação deve ter essa ponderação, que facilitará que ambas as partes saiam satisfeitas. A potencial valorização é um diferencial, mas você aprenderá a mostrar todos os outros benefícios dos seus empreendimentos e, com transparência e lealdade, também apontará eventuais postos críticos.

Gestão de pessoas

O Tecnólogo em Negócios Imobiliários forma potenciais líderes, sendo a gestão de pessoas uma das principais atribuições profissionais. Um empreendimento imobiliário envolve muita gente que trabalha no estudo dos terrenos, na construção e na conservação e segurança das edificações após a entrega.

Para desempenhar essa função com competência, você deve saber orientar e motivar seus subordinados para a eficiência e a entrega de resultados acima das expectativas.

Também existem questões burocráticas que você terá que enfrentar, como:

  • registro de funcionários,
  • pagamento de impostos próprios do vínculo empregatício;
  • demais verbas que devem constar da folha de pagamentos.

Novamente, existe a terceirização por meio de empresas que forneçam a mão de obra necessária. Ainda assim, você deve ser bastante cauteloso e fiscalizar todo o contrato, para não ter que arcar com débitos em razão da responsabilização subsidiária –– o que deixaria a contratação bem mais onerosa do que o previsto.

Empreendedorismo

Atuar no mercado imobiliário exige uma boa visão sobre as oportunidades presentes no setor. Por isso, ter conhecimentos relevantes sobre o empreendedorismo significa uma grande mudança na sua forma de enxergar os negócios imobiliários. Mais que o lucro, é indispensável voltar os olhos para o futuro –– que em um lote você veja um conjunto de habitações ou um edifício erguido.

Para se dar bem no mercado de trabalho, o conhecimento sobre a sua área de atuação é fundamental, mas existem outros fatores que devem ser considerados. É o caso de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e a visão dos empregadores sobre a sua formação.

Quer uma dica? Venha para a Unopar! Contamos com diversas empresas parceiras que oferecem milhares de vagas de estágio e empregos no Canal Conecta. Há também a Aula Destaque e as Trilhas de Carreira para complementar o seu aprendizado e torná-lo um profissional de destaque no mercado.

Sem falar que é um dos cursos Tecnólogos da Unopar com curta duração, para você ingressar no mercado mais rápido e com bons diferenciais no currículo.

Explore todo o seu potencial na Unopar!

Se acredita que o mercado de imóveis é uma das carreiras que podem transformar a sua realidade e garantir um futuro mais próspero, não adie ainda mais a sua matrícula aqui na Unopar. A grade curricular é completa e tudo o que estuda em Negócios Imobiliários ajudará você a se tornar um profissional disputado pelo mercado, capaz de grandes feitos na sua carreira.

Gostou de saber mais sobre o nosso curso? Aproveite e inscreva-se em nosso vestibular hoje mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados