Pedagogia para concursos: como se preparar?

estudantes de pedagogia

Você tem interesse em trabalhar no setor público? Sabia que uma das áreas da educação que mais têm vagas nesses processos seletivos é a Pedagogia? Por isso, desde o começo da faculdade, é importante se preocupar com a realidade docente e as possibilidades de empregabilidade.

Enfim, você sabe como funciona a Pedagogia para concursos? O mercado de trabalho no setor público para essa profissão é bem atrativo, seja por conta da estabilidade, seja pelos salários atrativos, que chegam a R$ 5.207,28*.

Mas há uma exigência básica: a aprovação em concurso. Para tanto, os estudantes também devem contar com o auxílio de uma boa faculdade, com aulas atualizadas, adequação da grade curricular à BNCC, entre outras qualidades.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como você pode se preparar desde os primeiros anos da Licenciatura em Pedagogia aqui na Unopar, que é oferecida nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e 100% online. Acompanhe!

Tenha atenção às matérias mais cobradas

Esse é um dos principais tópicos para quem vai se preparar para concursos. Conhecer o que cai nas provas objetivas e didáticas é uma maneira eficaz de focar os estudos, dando a devida atenção também às áreas de atuação em Pedagogia.

Veja o que é mais cobrado nas provas:

  • legislação: aborda as leis, normas e regulamentos relacionados com o ensino, como LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
  • didática: é o estudo das técnicas de ensino, ou seja, os processos de aprendizagem visando à prática das diretrizes pedagógicas;
  • matemática e raciocínio lógico: fazer uma boa pontuação nessa etapa das provas é um diferencial. Geralmente, os principais assuntos são porcentagem, regra de três e conjuntos;
  • aspectos éticos: aspectos que contribuem para a construção do saber, desenvolvendo cidadãos éticos e capazes de lidar com a quebra de paradigmas;
  • língua portuguesa: é preciso ter cuidado para não cair nas pegadinhas das provas de português. Como muitos concurseiros costumam gabaritar essa etapa da prova, vale ter um bom desempenho também. O que mais cai é interpretação, pontuação e concordância;
  • psicologia da educação: questões mais teóricas costumam ser cobradas sobre os principais pensadores da Psicologia da educação, entre eles Piaget, Vygotsky e Wallon;
  • gestão escolar: temática abordada principalmente para vagas de direção e coordenação de escolas. Por isso, caem assuntos relacionados com liderança e funcionamento das instituições de ensino.

Além desses temas, também é comum aparecerem questões voltadas para a educação inclusiva, informática e avaliação de aprendizagem. Veremos adiante que, para ter uma ideia de como isso é cobrado, é importante fazer provas anteriores.

Monte um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é a base para você não deixar nenhuma matéria importante de lado. Destacamos que a Pedagogia e BNCC são inseparáveis. Por isso, as diretrizes da base nacional devem ser assunto básico do seu plano. Nesse sentido, reforçamos a importância de a faculdade estar atualizada quanto às competências descritas nessas normas.

O planejamento da sua rotina de estudos deve ser feito semanal ou mensalmente, para que você não tenha que gastar parte do seu tempo todos os dias para isso. Identificar as prioridades sobre o que estudar também é uma maneira de organizar um cronograma que combine com a sua realidade.

Foque os editais e provas anteriores

Como adiantamos, as provas anteriores são uma aliada para seus estudos, assim como a organização de um cronograma. A partir delas, você pode identificar as questões mais comuns nos concursos em Pedagogia e ainda reconhecer as suas principais dificuldades.

Os editais também podem colaborar para o seu planejamento, já que neles estão descritas os conteúdos programáticos, dando uma base do que será cobrado no concurso. Também fique atento às datas e a forma como é realizada a contagem de pontos. Uma boa dica é se familiarizar com esses documentos.

Escreva resumos sobre os conteúdos

Os resumos são a maneira fácil de você retomar conteúdos dias antes da prova. Por isso, faça-os depois de todo estudo, buscando fixar conteúdos mais complexos e o que você aprendeu naquele dia.

Eles podem ser feitos como um texto corrido, listando os pontos principais da matéria e o que você entendeu, ou em tópicos. A forma vai depender do que funciona melhor para seus estudos. Vale fazer a tentativa.

Aplique técnicas de estudos

As técnicas de estudos podem ser adequadas à sua realidade. Uma das mais utilizadas por concurseiros é a Pomodoro, que consiste em dedicar cerca de 20 minutos de foco total aos livros ou exercícios e de 5 minutos de intervalo.

É importante que esse intervalo não seja um tempo perdido com distrações, como as redes sociais. Então, aproveite-o para fazer alongamentos, ir ao banheiro, caminhar pela casa, entre outras atividades que possam relaxar sua mente.

Prefira cursos online

Os cursos online são grandes parceiros de quem precisa trabalhar, enfrentar os desafios de estudar casa e ainda se dedicar para os processos de seleção de colaboradores.

A faculdade de Pedagogia a distância já é uma alternativa eficiente para você que tem essa rotina. Então, os cursos para concursos online também são meios de manter o dia a dia de quem já estuda em casa.

Existem alternativas de descontos em cursos, como os ofertados pela LFG, instituição referência na preparação para concursos. Para alunos da Unopar, principalmente, há preços acessíveis e aulas que podem ser assistidas de qualquer lugar, na hora que você quiser.

Conte com um material rico de apoio

Um material rico de apoio vai além dos cursos específicos. É de extrema importância que a faculdade escolhida por você o prepare para enfrentar diferentes desafios no mercado de trabalho, entre eles estão os concursos públicos.

Aqui na Unopar, nos preocupamos com o futuro de nossos estudantes. Por isso, já adequamos nossa grade curricular aos novos parâmetros da BNCC. Assim, desde o primeiro período, você vai entender o papel da Pedagogia no setor público e privado, além de ter acesso a conteúdos que o qualificam para fazer concursos de professor ou pedagogo.

As competências essenciais para se tornar um bom pedagogo partem dos princípios teóricos e metodológicos baseados no ensino e na gestão escolar. Para tanto, entender a Pedagogia para concursos é um passo importante para a sua carreira no setor.

Agora que você sabe como se preparar para concursos em Pedagogia, que tal dar início à sua graduação? Inscreva-se em nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content