Perfil profissional: em qual deles você se encaixa?

profissionais conferindo perfil profissional

Desconto nota do Enem

O mercado de trabalho não é mais o mesmo de anos ou décadas atrás. Além de um currículo ou um diploma, as empresas e demais segmentos buscam pessoas que atendam a determinados tipos de perfil profissional.

Mas o que é perfil profissional, de fato? Eles correspondem a um conjunto de competências que mesclam características técnicas e habilidades comportamentais — o que chamamos de hard skills e soft skills. Unidos, esses aspectos moldam o colaborador ideal para se encaixar em determinados cargos e funções.

Você sabe qual é o seu perfil? Se continuar por aqui até o final, vai descobrir em qual deles mais se encaixa, seja para iniciar sua jornada profissional ou até para mudança de carreira. Assim, já dá para ter uma ideia do que é necessário para atender com sucesso as demandas e especificidades do mercado e da profissão de sua escolha. Veja só!

O comunicador

O profissional que tem boas habilidades de comunicação é ótimo nas relações interpessoais. Afinal, ele fala com clareza, faz mediações em debates e atua, na maioria das vezes, como o porta-voz da equipe. Por isso, não tem dificuldades em expor suas ideias, discutir projetos e conquistar seguidores por meio do poder da persuasão.

Além de tomar a frente de diálogos importantes, o comunicador também é capaz de motivar e engajar todos ao redor. Nesse sentido, tende a trabalhar muito bem em equipe, ocupando funções de liderança. É comum encontrarmos esse perfil em cargos de Gestão Comercial e vendas, Recursos Humanos, Publicidade e Propaganda, entre outros.

O executor

Esse perfil profissional é do tipo que não deixa nada para o dia seguinte. Ou seja, é daqueles que gostam de menos conversa e mais ação. Assim, vemos pessoas com espírito de liderança, mas que tomam para si as responsabilidades e fazem acontecer.

O executor é dotado de coragem, autoconfiança e, em algumas situações, pode exibir traços autoritários e de dominação. Contudo, é possível canalizar essas características de forma positiva, a fim de construir uma postura determinante para que ideias saiam do papel.

Ao colocar seu trabalho em execução, esse profissional assume riscos e gosta de meios práticos. Por isso, pode deixar a desejar em aspectos analíticos e comunicacionais. Em geral, vemos esse perfil se destacar entre profissionais de Engenharias e de Logística, por exemplo, mas também são recorrentes em Administração e Empreendedorismo.

O planejador

Ao contrário dos executores, esse grupo de profissionais, especificamente foca muito mais o planejamento do que a ação. Por isso, são pessoas detalhistas e metódicas, que gostam de documentar cada linha de pensamento e possibilidades de tirar as ideias do papel.

Por confiar em seu potencial de manter tudo sob controle antes de partir para a prática, o planejador costuma lidar com situações de riscos reduzidos, o que deixa sua capacidade de improviso enferrujada.

Como apostam em seus testes e probabilidades na criação de seus projetos, são extremamente organizados e conseguem mais previsibilidade a respeito do seu panorama de trabalho. Quem é do Marketing, da Arquitetura ou da Gestão Financeira sabe bem o que estamos falando!

Tour pela prova do Enem

O analista

Alinhado ao planejador, o analista também traz algumas competências semelhantes. Porém, às vezes detém mais habilidades de observação e análise do que de planejamento em si. Esse perfil tem uma postura profissional bastante perfeccionista e apresenta um ótimo raciocínio lógico e analítico — consegue ver muitas coisas que passam despercebidas pelos demais.

Por serem detalhistas e meticulosos, os analistas são responsáveis e hábeis no controle de processos, projetos e rotinas. Trabalham com atenção, executam suas tarefas buscando o máximo de precisão e evitam o mínimo de riscos e erros. É natural que ocupem cargos de pesquisa, auditoria e controladoria, como no caso de quem segue carreira de Ciências Contábeis ou Econômicas.

O colaborador

O profissional colaborador é aquele tipo de pessoa que está sempre pronto para o trabalho, disposto a ajudar os colegas e a contribuir de alguma forma. É ótimo em equipe e projetos colaborativos e se mostra proativo diante de várias situações.

A cooperação é sua palavra de ordem, e esse profissional se disponibiliza a auxiliar no que for preciso — ele veste a camisa e dá o seu melhor para que tudo saia como o esperado ou até que os resultados sejam melhores.

Esse perfil é muito frequente em profissões como Serviço Social, Fisioterapia e Enfermagem, mas reúne competências nobres que podem ser identificadas em outras as áreas de atuação. Isso porque o profissional proativo e com espírito de colaboração é bem-vindo em todas as esferas do mercado, sem exceções.

Ao chegar até aqui, você deve ter se dividido entre duas ou mais características de perfil profissional. Isso é totalmente normal, pois uma única pessoa pode desenvolver mais de uma competência e dominar diferentes skills. Então, não se preocupe!

O que devemos nos ater é na predominância do perfil profissional — aquele que se sobressai em relação aos demais. Você pode ser um ótimo planejador, analista e executor, por exemplo, mas ter um pouco de dificuldade no campo da comunicação ou do trabalho em equipe.

De qualquer forma, vale a pena investir no seu perfil predominante e explorar os demais. Assim, pode se tornar um profissional completo e pronto para encarar todos os desafios da área em que escolher atuar.

Se estiver difícil, procure avaliações vocacionais, testes de comportamento, trilhas de carreira e outras avaliações específicas que ajudam a traçar suas características profissionais. São procedimentos comprovados cientificamente e aplicados por especialistas (como psicólogos) que ajudam você a definir sua carreira com eficiência.

Outro ponto importante é que um perfil profissional não é imutável. Isso quer dizer que você pode desenvolver suas skills com o decorrer do tempo — a começar pelo período da faculdade.

Aqui na Unopar, o estudante é desafiado desde o início a descobrir e aprimorar habilidades essenciais à profissão, moldando seu perfil profissional –– em todas as modalidades de ensino. Por meio do Canal Conecta, ainda consegue ter acesso exclusivo às melhores vagas de estágio e emprego do mercado.

E aí, já descobriu qual é seu perfil? Agora, convidamos você a avaliar sua vida profissional e saber se está no caminho certo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados