Prova EAD: saiba como funcionam essas avaliações

provaeadsaibacomofuncionamessasavaliacoes

Desconto nota do Enem

Fazer uma graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD) tem muitos benefícios. Por exemplo, maior flexibilidade de horários para conciliar o trabalho e os estudos, para assistir às aulas, acompanhar os conteúdos de qualquer lugar e ver e rever todas as aulas — pois ficam gravadas. Mas você já se perguntou como é uma prova EAD?

Os cursos à distância também utilizam métodos de avaliação para mensurarem o desempenho e o grau de aprendizado de seus alunos. Para ajudá-lo a entender sobre como uma prova de ensino a distância funciona na prática, separamos algumas de suas características adiante. Acompanhe!

Como é uma prova EAD?

Uma prova EAD funciona de maneira semelhante a uma prova convencional, podendo ser de múltipla escola, discursiva ou uma mistura de ambas. Ela também vale nota e normalmente serve como critério para que o aluno possa ser aprovado em um curso a distância.

No entanto, dependendo do curso, pode haver diferenças na forma como ela é aplicada. A seguir, veja três tipos de avaliação EAD!

Prova a distância

Essa é uma avaliação aplicada a distância em um ambiente online. Normalmente, há um prazo para ser feita ou uma data específica em que é aplicada. Além disso, após ser iniciada também costuma haver um tempo limite para a sua realização.

Prova presencial em cursos EAD

Alguns cursos a distância aplicam uma espécie de avaliação presencial EAD em uma data previamente determinada. No ambiente virtual, você assiste as aulas, faz atividades online e interage tirando dúvidas ou debatendo com professores, colegas e tutores.

Contudo, no dia da prova física, você precisa se dirigir a um local apontado pela instituição — um polo de apoio ou uma de suas unidades — para fazer uma prova presencial. É semelhante a como seria no ensino tradicional.

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de cursos EAD também podem ser apresentados dessa forma, presencialmente, após as aulas terem sido realizadas no meio digital.

Tour pela prova do Enem

Atividades online complementares

Além da prova EAD, existem atividades complementares online que precisam ser feitas pelo aluno, como exercícios, simulados, projetos etc. Elas são realizadas nas plataformas de educação usadas pelas instituições de ensino, mas existem casos em que podem ser enviadas aos professores por outros canais, como e-mail.

É provável que elas valham nota. Em certos casos, a somatória de várias delas exerce considerável influência sobre a nota final do aluno. Também há situações em que dão pontos extras para as avaliações principais.

Qual o objetivo das avaliações no ensino distância?

Como apontado, elas servem para mensurar o nível de aprendizado e o desempenho do aluno. Também são usadas como critério principal (ou um dos requisitos principais) para a aprovação ou reprovação dele no curso.

Por que é importante fazer essas avaliações?

Mesmo sendo a distância, é preciso ter comprometimento com os estudos, pois o aluno será avaliado durante a prova, a fim de saber se está ou não aprendendo o conteúdo de forma adequada.

Se você fizer essa prova, seus professores e a instituição saberão se o seu nível de aprendizado é positivo ou não. Com esse resultado, será possível auxiliar você com conteúdos, tutoria ou outras ferramentas que o ajudarão a melhorar seu estudo. Além do mais, você também terá uma noção melhor se está indo bem ou não em seus estudos. Entendeu agora por que é tão importante fazer as provas e as atividades complementares EAD?

Por fim, saiba que as avaliações mencionadas acima podem ser mais ou menos flexíveis, variando de faculdade para faculdade, porém algumas são exigência do Ministério da Educação (MEC) e servem como indicador de qualidade sobre o ensino oferecido.

Sendo assim, é importante optar por uma instituição de qualidade, reconhecida pelo MEC, e que seja comprometida com o seu desenvolvimento como aluno. Esse, com certeza, é o caso da Unopar, que está há mais de 40 anos no ramo da educação e é pioneira em ensino a distância no Brasil.

Aproveite agora para conhecer mais sobre EAD e saiba por que ele está conquistando o mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 122

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados