O publicitário é o profissional que pensa e desenvolve campanhas publicitárias, com o objetivo de divulgar produtos e serviços de seus clientes e fortalecer a imagem das marcas.
O curso de Publicidade e Propaganda da Unopar tem disciplinas com foco em marketing, relacionamento, direção de arte, fotografia e redação. Assim, você sai da faculdade preparado para melhorar o relacionamento entre empresas e seu público, fazer pesquisas sobre o perfil dos consumidores e definir as melhores estratégias de comunicação.
Neste conteúdo, além de descobrir qual é o salário do profissional de Publicidade e Propaganda, você vai conhecer melhor a sua rotina e o mercado de trabalho. Boa leitura!
Como é a rotina em Publicidade e Propaganda?
As agências de Publicidade costumam ser lugares dinâmicos e descontraídos. Os publicitários geralmente são pessoas criativas, mais irreverentes e flexíveis do que os profissionais de outras áreas. Mas isso não quer dizer que o trabalho é moleza!
Alguns dos principais desafios dos publicitários é cumprir prazos, saber lidar com os clientes e conhecer o público, a depender da área de atuação do profissional. Dentro de uma agência, as principais áreas são:
- atendimento: é esse profissional que faz a ponte entre o cliente e a agência. Ele coleta informações, faz briefings e representa o cliente dento da agência;
- mídia: é o publicitário que define os canais de comunicação nos quais as campanhas serão veiculadas, cuida dos orçamentos e negocia espaços publicitários;
- criação: aqui, trabalham os redatores e os diretores de arte, criando as peças que fazem parte das campanhas;
- planejamento: esse profissional deve conhecer bem o público e o mercado do cliente para definir estratégias e ações para o restante da equipe executar;
- social media: é a pessoa que cria conteúdos e faz a gestão de redes sociais.
Além de trabalhar em agências, que é a ocupação mais tradicional da profissão, o publicitário pode ocupar cargos de comunicação empresarial em grandes companhias, empreender ou atuar no setor público — em secretarias de comunicação ou fazendo campanhas políticas.
Qual é o salário do profissional de Publicidade e Propaganda?
O salário do profissional de Publicidade e Propaganda varia de acordo com a sua área de atuação e região onde trabalha. O valor médio no Brasil é de R$ 2.108*, mas, se pararmos para analisar cada área de atuação, esse número se altera um pouco.
Os publicitários que atuam em agência, recebem, em média, R$ 4.821,04* de salário. Já os ganhos médios de quem dá consultoria são de R$ 4.313,57*. As médias salariais mais baixas da categoria são de quem trabalha com organização de eventos, comércio varejista, produção de conteúdo para internet e no marketing direto — nesses casos, os números vão de R$ 1.634,81* a R$ 2.361,60*.
A média de remuneração também varia de acordo com a região onde você vai atuar. O Distrito Federal e São Paulo têm os melhores valores (R$ 4.532,54* e R$ 4.268,03*, respectivamente), enquanto Piauí e Rondônia têm os mais baixos (R$ 1.363,07* e R$ 1.575,70*).
Considerando todo o Brasil, a média salarial do recém-formado é de R$ 1.851,09*.
Quais áreas são mais promissoras?
Apostar nas áreas mais promissoras do mercado é uma das formas que o publicitário tem de potencializar os ganhos. Para se dar bem nessa empreitada, no entanto, é preciso se especializar e estar sempre atualizado.
Atualmente, a área de mídia é uma das mais promissoras. A popularização da internet e a facilidade cada vez maior de se trabalhar com dados vem permitindo que as agências criem anúncios segmentados, o que rende bons resultados para as empresas.
Por isso, quem tem um perfil profissional mais analítico, é bom com números e gosta de trabalhar com testes vai se dar bem nessa área. Além de negociar espaços publicitários tradicionais, o especialista em mídia também configura anúncios digitais, em plataformas como Google e Facebook, além de trabalhar com mídia programática, que funciona como um leilão de espaços virtuais.
Em anos eleitorais, as campanhas políticas também são muito promissoras para os publicitários. Candidatos aos mais diversos cargos públicos contratam equipes para gerir as suas ações de campanhas. Por ser um trabalho que exige muita dedicação, os ganhos costumam ser elevados.
Como garantir os melhores salários do mercado?
Além de apostar nas áreas de atuação que estão em alta, o publicitário pode melhorar os seus ganhos com algumas ações. A seguir, a gente traz algumas dicas!
Ter um portfólio atrativo
Fazer um portfólio é tão importante quanto apresentar o currículo na hora de candidatar a vagas ou prospectar clientes. Afinal, esse documento é o cartão de visitas do publicitário. O ideal é que você tenha um espaço virtual, onde constem os seus melhores trabalhos, com imagens das peças e um breve texto descrevendo o que foi feito e qual foi o seu papel na campanha.
Fazer um bom network
Outro ponto que ajuda muito quem trabalha com Marketing ou Publicidade a se destacar no mercado é o network. Manter uma boa relação com os colegas e uma postura profissional adequada são atitudes capazes de garantir indicações para as melhores oportunidades de trabalho e boas referências.
Investir na sua formação
Não adianta ser indicado para as melhores vagas se você não tiver capacidade de se manter no cargo, não é mesmo? Por isso, é muito importante ter uma formação sólida, que permita executar as tarefas do dia a dia da profissão com qualidade e segurança.
Aqui na Unopar, essa é a nossa maior preocupação. O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais preparados para atuar em todos os campos do mercado de forma eficiente, desenvolvendo habilidades técnicas e os aspectos humanos da comunicação.
Além disso, nós temos uma parceria exclusiva com o Canal Conecta, uma plataforma de conexão entre empresas e candidatos. Assim, os nossos alunos ficam por dentro das melhores oportunidades de estágio e emprego, conseguindo se inserir no mercado com mais facilidade.
A área de Publicidade e Propaganda traz muitas possibilidades de atuação e valoriza os profissionais criativos, dinâmicos e responsáveis. Uma boa formação é essencial para entregar campanhas de qualidade, independentemente da área escolhida.
Agarre essa chance!
Agora que você já sabe quanto ganha um publicitário e conhece mais sobre o mercado, o que acha de dar os primeiros passos na direção da sua formação profissional? O curso da Unopar é ideal para você que quer se profissionalizar e começar a trabalhar com comunicação.
Inscreva-se no nosso vestibular e dê início a uma jornada de muito conhecimento!
*Sujeito a alteração
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 27
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?