Segunda graduação em 6 meses: é possível?

segunda graduação em 6 meses

Sim, é possível! A segunda graduação em 6 meses é uma oportunidade para pessoas já formadas em cursos de Licenciatura. A duração tão rápida acontece porque muitas disciplinas da grade curricular do primeiro curso são reaproveitadas. Os interessados devem ficar de olho em alguns detalhes para garantirem uma nova formação de qualidade.

6 meses passam depressa e, se você abraçar o desafio, essa pode ser uma transformação na sua carreira. Os alunos que não são formados em Licenciatura, mas já contam com um diploma de ensino superior, também podem reduzir a carga horária quando entram em uma segunda graduação.

É uma oportunidade de melhorar o currículo, ter mais chances em seleções de trabalho e aumentar a renda. Então, se você quer saber quais são os requisitos para fazer segunda faculdade, veja tudo sobre o assunto a seguir.

Como funciona a segunda graduação em 6 meses?

Vimos que a segunda graduação em um espaço tão curto de tempo é voltada para pessoas que já têm o diploma de Licenciatura. Por exemplo, um professor formado em Matemática pode fazer Física para conseguir dar aula nas duas matérias.

A segunda Licenciatura pode ser oferecida nas modalidades de ensino presencial e a distância. Nos dois casos, a duração pode variar entre 6 e 18 meses (um ano e meio), o que depende das disciplinas já realizadas pelo aluno no primeiro curso. Além disso, esse tipo de graduação tem uma carga horária de 300 horas de estágio obrigatório.

No caso de alunos que não são formados em cursos de Licenciatura, a redução da carga horária da segunda graduação vai depender das disciplinas que podem ser aproveitadas do primeiro curso.

Por que fazer a segunda graduação?

Existem vários bons motivos para fazer uma segunda faculdade, ainda mais em um tempo tão curto quanto 6 meses.

Torna o currículo mais atrativo

Recrutadores dos mais diversos nichos de atuação querem selecionar candidatos realmente qualificados para vagas de trabalho. Se tiver experiência profissional na área, melhor ainda! Mas a qualificação técnica é, sem dúvidas, um filtro importante para colher os bons candidatos. É por isso que uma segunda graduação torna seu currículo mais atrativo.

Apresenta a você um novo caminho na carreira

A requalificação profissional é quase sempre um processo que se inicia com uma nova formação na área de atuação. Fazer uma segunda faculdade cumpre esse papel, além de mostrar que você está seriamente disposto a mergulhar em novas possibilidades.

No caso dos professores, a segunda Licenciatura permite que o profissional preencha uma vaga aberta na escola onde já atua ou em outras.

Pode provocar aumento na renda

A segunda graduação vai ampliar as suas possibilidades de aumentar a renda. Assumindo novas matérias na escola, por exemplo, o professor tem um acréscimo no salário e ainda ganha ainda mais confiança dos coordenadores e diretores.

Como encurtar o tempo da segunda graduação?

O novo curso, como vimos, pode chegar até um ano e meio. Mas, se o seu objetivo é garantir a segunda Licenciatura em 6 meses, aqui vão algumas sugestões para ter sucesso nesse desafio.

Evitar reprovações e faltas

Dedique-se à segunda Licenciatura como qualquer outra qualificação profissional. Isso exige tempo para estudar e se concentrar nas disciplinas. As consequências de não se preparar para as avaliações e tirar notas abaixo da média são um efeito cascata: o andamento do curso é prejudicado e o prazo para se formar torna-se mais longo.

Se esse detalhe é importante, você também precisa saber que o excesso de faltas pode provocar a reprovação. A melhor maneira de não correr esse risco é descobrir o limite com antecedência e manter um controle pessoal.

O ideal é não viver no limite de faltas. Lembre que você pode precisar delas para algum tipo de urgência, como problemas com engarrafamento ou se precisar ficar em casa por conta de uma gripe.

Reaproveitar as disciplinas do primeiro curso

A segunda graduação em 6 meses só é possível por causa do reaproveitamento das disciplinas. Então, siga todos os protocolos da faculdade para usar o máximo de matérias da primeira graduação.

Adquirir experiência de trabalho comprovada

A segunda graduação em Licenciatura, como vimos, tem uma carga horária de 300 horas de estágio obrigatório. Caso o aluno tenha experiência comprovada em sala de aula, a carga horária pode ser reduzida para 100 horas.

Contudo, vale ressaltar que a experiência em sala de aula não é um critério para fazer a segunda Licenciatura em 6 meses. Aqui na Unopar e nas demais faculdades que oferecem essa opção, basta ter o diploma no primeiro curso. Para se inscrever, é preciso fazer o vestibular agendado.

Por que optar por uma segunda graduação EAD?

A segunda Licenciatura EAD pode ser a melhor decisão no seu caso. Se a sua escolha da segunda graduação envolve os cursos de Bacharelado, a modalidade a distância também oferece vantagens. Entenda, logo abaixo, quais são elas!

É mais prático

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da faculdade, dúvidas, envio de atividades, acesso a materiais de estudo, recebimento de notas, entre outros procedimentos comuns de uma graduação se resolvem em questões de segundos ou minutos. Bastam alguns cliques para você encontrar tudo que precisa!

É mais barato

A mensalidade de uma faculdade EAD é mais acessível se comparada a de uma faculdade presencial. Por ser uma modalidade que depende majoritariamente de uma infraestrutura digital, ela reduz os custos da instituição com atendimento, segurança, energia, água etc. Essa diferença se reflete no valor da parcela cobrada ao aluno.

E o melhor de tudo: há possibilidade de conquistar bolsa para a sua segunda graduação. A mensalidade que já tinha ótimo custo-benefício cabe ainda mais no seu orçamento.

É mais flexível

Uma das grandes vantagens do EAD é a possibilidade de o aluno conciliar com mais tranquilidade trabalho e estudo. Isso se deve à flexibilidade de horários que o ensino digital oferece. O estudante escolhe o momento ideal para se dedicar às atividades e seguir seu próprio ritmo de aprendizado.

Dê início à sua nova trajetória!

Neste post, vimos que a segunda graduação vale a pena se você quer aumentar sua renda, explorar novas atuações e melhorar seu currículo. Se ainda não decidiu aonde vai fazer a nova formação, confira os requisitos para estudar aqui na Unopar e aproveitar todos os nossos programas de qualificação.

Para quem busca uma segunda graduação em 6 meses para mudar de careira, nossa sugestão especial é baixar agora nosso guia completo para dar os primeiros passos nessa jornada de transformação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content