Segunda Licenciatura EAD: escolha um curso que impacte seus resultados

segundalicenciaturaeadescolhaumcursoqueimpacteseusresultados

Desconto nota do Enem

No Brasil, há uma falta significativa de professores. De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, o número de profissionais sem Licenciatura atuando no Ensino Médio é de 29,2%. Nos anos finais do ensino fundamental, o percentual é de 37,8%. Esses dados representam boas oportunidades de trabalho para quem quer expandir a atuação profissional na área de ensino.

Além disso, o mercado educacional está em constante transformação. Então, professores que já se formaram há algum tempo acabam perdendo o diferencial competitivo devido à falta de atualização do currículo. Para todas essas situações, a segunda Licenciatura EAD é uma excelente solução!

Leia este texto e veja todas as vantagens de um curso superior complementar, além de dicas para escolher a Licenciatura ideal para você!

O que é uma segunda Licenciatura?

A segunda Licenciatura é uma formação de professores mais rápida do que a Licenciatura tradicional. Como o próprio nome indica, ela é destinada a pessoas que já têm o grau de licenciadas, mas querem expandir seus conhecimentos para ministrar aulas em uma área diferente — relacionada ou não à sua primeira formação.

Uma vez que o estudante já tem um diploma de licenciado, é como se algumas disciplinas comuns a todas as Licenciaturas fossem eliminadas automaticamente, como:

  • Sociedade, Educação e Cultura;
  • Psicologia da Educação;
  • Construção da Escola no Brasil;
  • Organização do Trabalho Pedagógico, entre outras.

Ou seja, o curso volta-se mais ao domínio de metodologias de ensino específicas para a nova área de conhecimento, além de conteúdos aprofundados sobre ela. Afinal, o aluno já passou pela formação docente. O resultado é um curso mais focado e rápido.

Quais são as vantagens de uma segunda Licenciatura EAD?

Você pode estar se perguntando: será que vale a pena fazer uma segunda graduação? Por isso, separamos alguns dos principais motivos pelos quais uma nova Licenciatura pode fazer toda a diferença na sua carreira, especialmente na modalidade de graduação a distância. Veja!

Mais destaque ao currículo

A segunda Licenciatura a distância é um destaque a mais no currículo, pois mostra a preocupação do docente com a formação continuada. Além disso, a interdisciplinaridade profissional abre um novo leque de possibilidades: um professor de Sociologia que investe em uma segunda Licenciatura em História, por exemplo, pode se especializar em algum assunto que una essas duas ciências.

Maior empregabilidade

Como o profissional se torna apto a lecionar em uma nova área de conhecimento, as suas possibilidades de atuação se multiplicam. Assim, o professor pode prestar concursos e participar de processos seletivos nas duas (ou mais) disciplinas em que é licenciado, o que é sinônimo de ótima empregabilidade.

Tour pela prova do Enem

Crescimento profissional e pessoal

Para além do foco no mercado de trabalho, o professor que busca expandir seus conhecimentos está investindo em crescimento profissional e pessoal também. Ele pode ter suas competências na sala de aula elevadas devido ao maior repertório, além de maior desenvolvimento da sua própria intelectualidade.

Mais maturidade para encarar o curso

Se você já é formado, a segunda Licenciatura EAD tem tudo para ser uma experiência ainda mais rica do que a sua primeira graduação. Afinal, você tem mais maturidade para encarar o curso e um preparo maior para assimilar os conteúdos. Ainda, pode realizar escolhas acadêmicas mais relevantes, pois já sabe como é passar por isso.

Formação rápida e flexível

A segunda Licenciatura a distância tem como seus grandes trunfos a rapidez e a flexibilidade. Como falamos, a formação é muito mais focada. Aqui na Unopar, nossos alunos saem com o novo diploma dentro de 1 ano e 5 meses. Sem contar a flexibilidade da educação a distância: você pode estudar onde e quando quiser ou puder.

O que deve ser considerado ao escolher a segunda Licenciatura?

Agora, se a escolha do primeiro curso de graduação nem sempre é fácil, a boa notícia é que optar pela segunda Licenciatura EAD é algo mais descomplicado. Veja três perspectivas para essa decisão!

Relevância em relação à primeira graduação

Você pode pensar em áreas relevantes em relação à sua primeira graduação, seja porque são irmãs, seja porque as tendências do seu trabalho levam a esse casamento. Por exemplo, se você é formado em Biologia, mas já deu algumas aulas de Física, é uma ótima pedida oficializar essa competência com a obtenção de um novo título.

Necessidades do mercado

Outra alternativa é ir ao encontro das necessidades do mercado educacional, fazendo uma segunda Licenciatura EAD em áreas com alta defasagem no Brasil. Olha só alguns dados do Censo da Educação Básica 2018:

  • 32,7% dos professores que dão aulas de Língua Estrangeira — como Inglês ou Espanhol — não têm Licenciatura própria para essa área;
  • em torno de 22% dos professores que dão aulas de Letras, Matemática e Artes Visuais não têm formação de nível superior;
  • apenas 62,3% dos professores que dão aulas de Geografia são licenciados para essa função.

Área pela qual você mais se interessa

A terceira opção é escolher o seu novo curso de acordo com seus interesses. Não é incomum que, durante o passar dos anos, a gente desenvolva novos gostos. Por isso, pode ser que você tenha descoberto paixão por uma área de conhecimento diversa daquela em que se interessou no primeiro momento e queira mudar de carreira.

Como selecionar a faculdade EAD ideal?

Por fim, escolher a faculdade EAD ideal é uma das partes mais importantes da decisão pela segunda Licenciatura. A estrutura, as facilidades de ingresso e pagamento e a qualidade pedagógica da instituição vão impactar a sua experiência na nova graduação. Veja alguns critérios para levar em conta:

  • credenciamento: realizar sua faculdade em uma instituição credenciada pelo MEC é essencial para garantir a validade e a relevância do seu novo diploma;
  • apoio personalizado: aqui na Unopar, cada fase do percurso acadêmico do aluno recebe um apoio personalizado por parte da equipe docente que desenvolverá o seu processo de aprendizagem;
  • qualidade do projeto pedagógico: além de disciplinas específicas da área estudada, a gente tem um projeto pedagógico que inclui seminários interdisciplinares e práticas profissionais, garantindo uma formação ampla e profunda;
  • estrutura do curso: na segunda Licenciatura EAD da Unopar, além de aulas virtuais, o aluno tem acesso a chats, a bate-papos com os docentes, a uma biblioteca digital rica e muitos materiais complementares;
  • infraestrutura do polo: para as avaliações e as aulas presenciais, nossos alunos contam com polos espalhados por todo o Brasil, com ótimas localizações e toda a infraestrutura necessária;
  • parcerias para inserção no mercado: além de tudo isso, a Unopar tem como um de seus diferenciais o Canal Conecta, portal que apresenta oportunidades profissionais para nossos alunos por meio da parceria com milhares de empresas.

Depois dessa leitura, você viu que vale a pena fazer uma segunda Licenciatura EAD, pois trata-se de um enriquecimento na sua formação capaz de expandir bastante as possibilidades de carreira. Mas, para tanto, você precisa contar com uma boa faculdade, a Unopar.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a gente e conheça as possibilidades de ingresso na sua segunda Licenciatura!

Licenciatura

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados