7 motivos para você investir em uma segunda licenciatura

7motivosparavoceinvestiremumasegundalicenciatura

Desconto nota do Enem

Fazer uma segunda licenciatura permite à pessoa dar aulas em outra disciplina além da que ela já pode ensinar por conta da sua primeira graduação. A obtenção de novo título no ensino superior também pode gerar outras vantagens, como a ampliação do conhecimento pessoal e o incremento do currículo profissional, abrindo novas oportunidades para a carreira.

Agora que já sabe o que é segunda licenciatura, que tal descobrir outros motivos para tomar a decisão de iniciar esse curso? Separamos 7 deles a seguir. Confira!

1. Ter certificação para ensinar novas disciplinas

Como mencionado, uma segunda licenciatura certifica você para ensinar uma ou mais disciplinas em instituições de ensino. Isso possibilita pegar mais aulas em uma mesma instituição ou em outras, de modo a aumentar a renda. Também é útil para mudar de área por vontade própria ou quando há menos oportunidades para ensinar a primeira disciplina em que se é licenciado.

Além disso, se você já for formado em História e quiser ampliar o campo de matérias que deseja ensinar, pode ser interessante investir em uma segunda graduação em Letras ou Filosofia, por exemplo. Assim, você complementa seus conhecimentos e ainda investe em mais uma fonte de renda.

2. Aumentar e atualizar competências profissionais

Uma segunda licenciatura pode elevar suas competências profissionais e atualizar outras adquiridas durante seu primeiro curso. Isso porque, ao longo do tempo, são descobertas ou adotadas novas práticas de ensino e atuação consideradas de excelência. O que se ensinava há anos está sujeito a sofrer mudanças à medida que novos conhecimentos são produzidos ou ampliados.

Dessa forma, mesmo que não venha a atuar na área de sua segunda licenciatura, as competências adquiridas durante o tempo em que fizer faculdade poderão ajudar você em seu campo de trabalho atual.

3. Ampliar o conhecimento em sua própria área

Outro ponto positivo é que, dependendo do segundo curso escolhido, dá para complementar o seu conhecimento em sua própria área de trabalho. Sabe como? Por exemplo, quem é formado em Sociologia e decide cursar Filosofia tem tudo para crescer cada vez mais no ramo em que atua, afinal, o campo de estudos das matérias está intimamente ligado.

Essa segunda Licenciatura pode ajudar o profissional a melhorar seu senso crítico, de modo que ele poderá aplicar esses novos aprendizados quando der aulas de Filosofia. Logo, suas aulas se tornarão mais dinâmicas, agradáveis e passíveis de serem melhor entendidas por seus alunos. Também terá como atualizar práticas de ensino, como as relacionadas à didática, que podem permitir ao formado ampliar seu conhecimento e melhorar suas habilidades de educar.

Dessa forma, você conseguirá se tornar um profissional interdisciplinar, capaz de unir conhecimentos de duas ou mais áreas de um ou mais campos de atuação. Esse tipo de profissional tende a ser valorizado pelas organizações, uma vez que consegue ter uma visão e uma capacidade de análise maior para desafios que envolvem as áreas nas quais é especialista.

Tour pela prova do Enem

4. Tornar o currículo mais competitivo

Quanto mais cursos, capacitações, treinamentos etc. você tem, mais competitivo tende a se tornar o seu currículo. Sendo assim, já imaginou o quanto o seu currículo pode se sobressair dentre outros por você simplesmente ter uma segunda licenciatura?

Em processos seletivos concorridos, esse diferencial pode dar alguns pontos extras para você. Especialmente se você adquirir experiência profissional nas duas (ou em outras) áreas ligadas às licenciaturas, combinando teoria e prática.

5. Ter acesso a melhores oportunidades de trabalho

Então, se você está muito bem preparado, tende a alcançar melhores oportunidades de trabalho. Com a segunda licenciatura, você poderá escolher qual área do mercado dá mais retorno financeiro e, caso haja crise ou diminuição de vagas em uma dos campos, terá maiores possibilidades de migrar para outro setor. Caso deseje seguir carreira na área pública, você também aumentará o leque de concursos de ensino superior nos quais poderá participar graças à segunda licenciatura.

Se já está trabalhando e deseja uma oportunidade melhor, mas tem dificuldades para conciliar o emprego com os estudos, há uma solução: fazer uma segunda licenciatura a distância, ou seja, na modalidade EAD. Ela permite conciliar trabalho e estudos com maior facilidade.

Desse modo, você consegue manter sua renda enquanto estuda para conseguir um novo emprego. Outra possibilidade, ainda, é você continuar na própria empresa na qual trabalha, com a possibilidade de receber uma promoção. Para que isso ocorra, a Unopar oferece uma grande flexibilidade aos alunos, permitindo que eles mesmos montem sua grade de horários, sem que precisem se deslocar até a faculdade todos os dias.

6. Melhorar a renda mensal

Um currículo mais competitivo permite o acesso a oportunidades de trabalho melhores. Essas, por sua vez, podem pagar salários mais altos para você, permitindo elevar sua renda mensal. Além disso, você poderá dar aulas avulsas nas várias disciplinas em você é licenciado por conta das suas graduações, de modo a complementar ou aumentar sua renda conforme o volume delas.

7. Migrar de uma área que você não gosta

Às vezes, a área em que se atua pode não ser a desejada ou, com o passar dos anos, se tornar pouco agradável em algum aspecto. Em vez de se “martirizar” tendo de se forçar a trabalhar nela, ao ter uma segunda graduação, você poderá simplesmente migrar para outro campo pelo qual tenha maior interesse.

Desse modo, não só mudará os “ares” profissionais, como conseguirá manter ou até melhorar o seu bem-estar e a sua saúde mental. Sua vida profissional se tornará mais agradável e, dependendo da área de licenciatura em que for atuar, poderá trabalhar menos sem que isso afete significativamente sua renda. Isso porque, dependendo do contexto, algumas áreas de ensino pagam mais do que outras e, consequentemente, você conseguirá separar mais tempo para você e sua família.

É importante que o profissional não se acomode e esteja continuamente em busca de se qualificar, a fim de poder achar novas oportunidades de trabalho e impulsionar sua carreira. A estagnação, por outro lado, pode fazer com que se perca boas chances de recolocação profissional. Por isso, na hora de procurar formas de educação para se aprimorar, recomenda-se considerar uma segunda licenciatura.

Ficou interessado em realizar uma nova graduação ou tem alguma dúvida sobre as vantagens acima? Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar você!

Licenciatura

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados