O Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais atende a uma demanda antiga de cartórios, câmaras de mediação, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. É que a operação desses empreendimentos exige competências únicas, gerando dificuldades para os gestores encontrarem pessoas qualificadas.
Para realizar um bom serviço, o profissional deve mesclar conhecimentos de Administração e Direito. Só uma das disciplinas não supre todas as necessidades. Daí a importância da criação de uma formação especializada.
Logo abaixo, abordamos o que é o Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais e por que ele pode ser uma boa opção de carreira. Continue a leitura e conheça uma área de atuação com bastante espaço para entrada de novos profissionais!
O que caracteriza um curso Tecnólogo?
Os Tecnólogos são cursos que concedem o diploma de nível superior, geralmente, em um período de 2 anos. Diferentemente do Bacharelado, em que ocorre a formação ampla para uma área de conhecimento, essa modalidade é caracterizada por ser uma qualificação específica para determinadas carreiras.
É muito comum os cursos combinarem matérias de diversas disciplinas. Imagine, por exemplo, o trabalho na administração de um escritório de advocacia. A base jurídica será importante, mas também o domínio de rotinas, gestão de documentos, estruturação de sistemas, softwares de processos etc.
A consequência é que, ao criar um Tecnólogo, a grade curricular não será puramente jurídica, tampouco administrativa. A ideia é, a partir das tarefas, atribuições e problemas da carreira, identificar quais são as competências necessárias e buscar em diferentes disciplinas a inteligência para atuar.
O que o curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais aborda?
O que é o Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais senão uma formação para os serviços administrativos e jurídicos de apoio aos cartórios, consultorias jurídicas, escritórios de advocacia e afins? Logo, podemos dizer que é uma formação que combina conhecimentos próprios do diploma de Administração e de Direito, especialmente das legislações específicas de registro público e processo judicial.
Resumidamente, o advogado é o profissional habilitado para fazer requerimentos junto ao juiz, tendo em vista a defesa dos direitos do contratante. Já o notário ou tabelião é alguém que recebeu poderes para registrar documentos com validade para todas as pessoas, escrituras de imóveis, reconhecimento de firma, averbação de casamento etc.
Por trás dessas atividades e de outras do contexto jurídico, existem sistemas administrativos, com recursos financeiros, insumos e tecnologia empregados, bem como pessoas atuando. O chamado core business (atividade ou negócio principal) depende de um serviço de apoio para funcionar.
Diferentemente do suporte a um comércio ou indústria, é preciso que haja o entendimento das questões específicas do Direito — que é o diferencial da faculdade de Serviços Cartorários. Afinal, o formado lidará com:
- processos administrativos e judiciais;
- tarefas que devem seguir rigorosamente o modelo previsto em lei;
- prazos inegociáveis;
- domínio da linguagem jurídica nos textos;
- pesquisa em decisões judiciais etc.
Quais são as características do curso?
O Curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais da Unopar foi desenhado para suprir as necessidades de conhecimentos de Direito, Administração, Gestão e registro de documentos para ser capaz de agregar valor às atividades jurídicas.
Durante o curso, você recebe uma visão geral sobre o Direito e suas áreas principais, com Direito Penal, Direito Civil e Direito do Estado. Depois, aprofunda-se bastante na legislação específica de registro de pessoas, imóveis, fatos, contratos etc., mais até do que é visto durante o curso superior em Direito.
Há, ainda, a articulação dessa teoria com as práticas administrativas. Por exemplo, ao se formar, você não precisa apenas saber o que é uma pessoa física ou pessoa jurídica, mas entender em qual livro fazer o registro de pessoas, como emitir uma certidão, quais documentos solicitar ao interessado, como verificar a autenticidade dos dados e coisas do gênero.
O Tecnólogo EAD da Unopar pode ser realizado nas modalidades de ensino semipresencial e 100% online. Na primeira, você frequenta a faculdade uma vez por semana para atividades educacionais planejadas, como aulas e dinâmicas de grupo. Já a segunda privilegia quem tem maiores dificuldades de tempo, permitindo o estudo totalmente a distância com as disciplinas online na sala de aula virtual.
Em ambos os casos, você sairá qualificado para exercer diversos serviços de apoio. Veja alguns exemplos:
- praticar atividades de registro, documentação, protesto, escritura, averbação, arquivamento e outras rotinas administrativo-jurídicas;
- prestar serviços de staff de escritório de advocacia e atividades parajurídicas, como pesquisas, triagem e análise prévia de documentos;
- atender aos clientes de escritórios, cartórios, câmaras de mediação, juntas comerciais.
Nesse sentido, embora seja mais específica do que o Bacharelado em Direito, a formação não deixa de ser generalista, qualificando para atividades em diferentes áreas, como escritórios, repartições, cartórios, juntas comerciais, departamentos etc.
Em quais áreas esse profissional atua?
A formação aqui da Unopar oferece um mercado de trabalho quase tão amplo quanto o do Bacharelado em Direito. Isso porque, sempre que existir uma atividade de advogado, juiz, notário etc., haverá a necessidade de auxiliares, dando o suporte para tocar o dia a dia da operação. Nesse último tópico, separamos as principais oportunidades.
Cartórios judiciais e extrajudiciais
Os cartórios judiciais fazem a gestão dos processos em andamento nos tribunais, sendo auxiliares dos magistrados. Os cargos, em geral, dependem de concurso público, e é possível concorrer pelas vagas que não exigem uma formação superior específica ou pelos cargos de técnico.
Já o cartório extrajudicial cuida dos registros públicos relacionados a pessoas, bens, direitos, fatos e obrigações, a depender das atribuições legais. Normalmente, o notário — responsável pelo cartório — recebe a delegação após o concurso e pode montar a equipe como se fosse um negócio privado, abrindo oportunidades para os formados na graduação tecnológica.
Escritórios e departamentos jurídicos
O apoio aos advogados talvez seja o maior mercado em quantidade, pois há mais de 1 milhão de profissionais registrados na OAB. Assim, à medida que crescem e abrem os próprios escritórios, eles necessitam de pessoas qualificadas para tocar as rotinas administrativas e dar suporte à atividade principal.
As empresas também frequentemente estruturam departamentos jurídicos, montando um staff com advogados e auxiliares sob o comando do diretor jurídico. E mais: é possível atuar em setores, como fiscal, contábil e RH, que precisam cumprir exigências legais rigorosas no dia a dia. Em ambos os casos, o tecnólogo pode atuar em tudo que não for atividade restrita aos bacharéis em direito.
Serviços de resolução de conflitos
Hoje em dia, os conflitos jurídicos não são resolvidos apenas nos tribunais. Existem oportunidades para o profissional qualificado em câmaras de mediação e conciliação— organizações que auxiliam as pessoas a chegarem a um consenso. Também é possível atuar nas câmaras de arbitragem — que recebem poderes dos envolvidos para decidir o caso por meio de um compromisso em contrato.
Setores atípicos
No mundo do trabalho, diversos negócios também necessitam de staffs jurídicos. Bancos, imobiliárias, escritórios de contabilidade, consultorias e gestores financeiros são exemplos, pois dependem do conhecimento da legislação para exercerem suas atividades.
Nesse sentido, é possível perceber o grande espaço disponível para os formados no Tecnólogo. É uma formação com oportunidades tanto no setor público como no privado, bem como em empresas de várias áreas.
Sendo assim, se você achou o Tecnólogo em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais uma formação interessante para terminar os estudos, o investimento pode render excelentes frutos em relação às oportunidades de trabalho.
Gostou dessa opção de curso? Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular e faça sua prova online!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 167
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?