Vale a pena fazer técnico de Enfermagem? Entenda

técnico de enfermagem

Desconto nota do Enem

O curso técnico em Enfermagem, com duração de dois anos, é uma formação essencial que capacita os alunos a prestar assistência aos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros graduados, no cuidado aos pacientes. Esta formação abre portas para oportunidades de trabalho em uma variedade de ambientes, incluindo consultórios, postos de saúde, hospitais, laboratórios, serviços de atendimento domiciliar e cuidados a idosos, destacando-se como uma opção valiosa para aqueles que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho na área da saúde.

A importância do curso técnico em Enfermagem reside em sua capacidade de oferecer uma entrada rápida no campo da saúde, um setor conhecido pela sua estabilidade financeira, mesmo em tempos de crise econômica. Além de proporcionar um caminho mais curto para começar a trabalhar, este curso também apresenta vantagens financeiras significativas em comparação com outras ocupações que exigem apenas o ensino médio, embora os salários sejam menores do que os oferecidos aos profissionais com graduação em Enfermagem.

Devido aos diversos benefícios de ambas as opções, muitos interessados até se angustiam de tanta dúvida na hora de escolher entre um e outro. Pensando nisso, preparamos um artigo especial para ajudar na sua tomada de decisão. Quer saber mais? Então, veja neste post o que há de melhor na Enfermagem!

Como é um curso técnico em Enfermagem?

Já é de conhecimento geral que a área da saúde proporciona estabilidade financeira. Afinal de contas, esse segmento praticamente passa imune a qualquer crise econômica. Apesar disso, na hora de decidir, vem um monte de perguntas à cabeça, não é mesmo? Será que vale a pena? Como ser um técnico de Enfermagem? É possível bolsa de estudos nessa formação? Será que vou achar um bom emprego depois do curso?

Primeiramente, saiba que a maior vantagem do técnico em Enfermagem é ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Desse modo, você em apenas 24 meses já consegue obter um certificado para a atuação nesse campo profissional.

Além disso, a remuneração é mais alta do que a maioria das vagas que exige a escolaridade de ensino médio. Por outro lado, os salários são bem menores do que os de um bacharel em Enfermagem. Aliás, o técnico sempre trabalha sob a supervisão de um graduado na área, conforme exigência do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

Qual a diferença entre técnico de Enfermagem e enfermeiro?

Para escolher o que seguir, é crucial entender a diferença entre o técnico de Enfermagem e o enfermeiro graduado. Mesmo sendo duas profissões que levam a palavra “Enfermagem” na nomenclatura, o técnico e o enfermeiro graduado exercem funções diferentes que se complementam.

O técnico de Enfermagem desempenha um papel vital no atendimento de pacientes de média e alta complexidade, sempre sob a supervisão de um enfermeiro graduado, podendo trabalhar em unidades de terapia intensiva (UTIs) e centros cirúrgicos, entre outros. Esta função complementa a do enfermeiro graduado, que geralmente ocupa cargos de liderança e gestão, e tem a capacidade de dirigir equipes de auxiliares e técnicos de Enfermagem.

Porém, ambas as alternativas são promissoras e podem servir de escada para alcançar a realização profissional no trabalho. Apesar de a graduação oferecer rendimento mais alto, não é só o dinheiro que conta! Diante disso, considere também a sua vocação profissional no momento de fazer a sua opção definitiva.

Nesse sentido, você precisa compreender a diferença entre técnico de enfermagem e enfermeiro. Além deles, a área conta com um terceiro tipo de colaborador: o auxiliar!

Auxiliar de Enfermagem

O auxiliar de Enfermagem é um curso de um ano de duração, aproximadamente. Nessa carreira, o profissional pode realizar procedimentos de saúde mais simples. Em outras palavras, o auxiliar limpa os pacientes, esteriliza aparelhos, repõe curativos, aplica injeções e vacinas etc. Porém, sua atuação é limitada aos atendimentos de baixa gravidade.

Técnico de Enfermagem

Depois de ler sobre a função de auxiliar, talvez você se questione: mas, então, o que faz um técnico em Enfermagem? Ele tem habilitação para cuidar dos pacientes de média e alta complexidade. Porém, sempre com o gerenciamento de um enfermeiro graduado.

Assim, o técnico de Enfermagem pode trabalhar em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) e em centros cirúrgicos. Desse modo, as alternativas de atuação são mais amplas e com salários mais elevados.

De acordo com o estudo Mapa do Trabalho, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, espera-se que a demanda por profissionais com formação técnica nas indústrias do Brasil supere o crescimento médio previsto para todas as funções no setor em 2023.

Tour pela prova do Enem

Prevê-se que, até o término do ano, mais de 2 milhões de empregos no setor industrial serão ocupados por trabalhadores com nível técnico, representando quase 20% do total de vagas disponíveis. Isso significa que 1 em cada 5 posições na indústria exigirá formação em escolas técnicas. Para atender a esta demanda, é necessário que o Brasil forme mais de 77 mil estudantes apenas neste ano.

Bacharel em Enfermagem

A graduação nesse ramo leva 5 anos para ser concluído em média. Contudo, em algumas faculdades, dá para fazer curso online de Enfermagem em 4 anos. Como se trata de uma profissão que envolve a vida das pessoas, a modalidade digital também fornece aulas presenciais para que o estudante aprimore o conhecimento prático.

O enfermeiro com graduação pode cuidar diretamente de pacientes, dirigir equipes de auxiliares e técnicos de Enfermagem, atuar no setor de pesquisa ou até na área acadêmica como professor.

Além disso, ele tem mais liberdade para atuar no tratamento das pessoas. Aliás, em algumas circunstâncias emergenciais, esse profissional pode tomar decisões ao lado do médico.

Graduação na Unopar

Na Unopar, o curso de Bacharelado em Enfermagem pode ser feito na modalidade presencial e dura 5 anos. No entanto, também oferecemos a graduação em Enfermagem semipresencial

Neste último caso, trata-se de uma forma especial para quem estuda, trabalha e cuida da família. Afinal, você só vai à faculdade para assistir às aulas práticas, nas quais será repassado o conhecimento técnico necessário.

A grade curricular dispõe de disciplinas nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas e muitos diferenciais. Confira alguns:

  • Aula destaque: profissionais reconhecidos na saúde, como Jairo Bouer, Fernando Gomes e Caio Rosenthal ajudam na formação de nossos alunos;
  • Canal Conecta: mantemos um portal de empregos exclusivo para os matriculados. Assim, fica fácil encontrar estágio e vagas profissionais. Ou seja, você sai da faculdade direto para o mercado de trabalho;
  • infraestrutura: tecnologia de ponta para os cursos semipresencial e presencial. Além disso, os estudantes da Unopar acessam o que há de mais moderno nas unidades físicas, com laboratórios, salas multimídia, bibliotecas etc.;
  • professores capacitados: o corpo docente é formado por profissionais com destaque em suas áreas de atuação e com habilitação para transmitir esse conteúdo de um jeito simples e claro.

Curso técnico em Enfermagem na Unopar

Escolher entre o curso técnico em Enfermagem e a graduação em Enfermagem pode ser desafiador, mas o técnico oferece vantagens únicas, como a rapidez na formação e ingresso no mercado de trabalho. Além disso, o técnico em Enfermagem atende a uma demanda crescente por profissionais qualificados em vários ambientes de cuidados de saúde, oferecendo uma remuneração atrativa e a possibilidade de contribuir significativamente para o bem-estar dos pacientes.

Finalmente, ao considerar a carreira em Enfermagem, é importante avaliar tanto a paixão pela profissão quanto as oportunidades de carreira disponíveis. O curso técnico em Enfermagem representa um ponto de partida valioso para muitos, com a possibilidade de avançar para a graduação no futuro, aumentando ainda mais as oportunidades de carreira e potencial de ganhos.

Em resumo, o curso técnico em Enfermagem não só oferece uma entrada sólida e respeitada no campo da saúde, mas também serve como um trampolim para futuras progressões na carreira, sublinhando a sua importância como uma opção de formação crucial para aqueles interessados na área de Enfermagem.

Torne-se um profissional de sucesso!

Independentemente da opção que você escolha, investir em um curso de enfermagem pode ser um marco diferencial em sua trajetória profissional.

Que tal dar esse passo rumo ao sucesso? O processo é simples: faça sua inscrição para o vestibular da Unopar!

Além disso, informe-se melhor sobre o Curso Técnico de Enfermagem e eleve sua carreira no setor da saúde!

*Observação: as informações podem sofrer mudanças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 525

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados