Termine seus estudos com 7 atitudes fáceis e baratas

mulher voltando a estudar

Muitas vezes, voltar a estudar e concluir a educação pode parecer um sonho distante e, até mesmo, inatingível. No entanto, na prática, saiba que isso não é verdade: é perfeitamente possível que você termine seus estudos de maneira prática, eficaz e econômica!

Para quem está em busca de mais conhecimento, novas experiências e, claro, uma melhor colocação no mercado de trabalho, a conclusão dos estudos é sempre recomendada. Claro que esse é um conceito muito relativo e que dependerá de suas aspirações e necessidades — no entanto, é importante saber que dar um próximo passo é possível.

Por isso, não importa se você quer concluir o ensino médio, começar uma faculdade ou até mesmo uma segunda graduação — o que realmente interessa é que você pode continuar a sua caminhada rumo ao conhecimento agora mesmo, como têm feito milhões de brasileiros.

Elencamos 7 atitudes para você se organizar e voltar a estudar! Vamos conversar melhor sobre cada uma delas?

Conheça a si mesmo

O primeiro grande passo para voltar a estudar com sucesso e ter a vida profissional que você sempre sonhou é se conhecer. Buscar o autoconhecimento é muito importante não só para que você possa identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar cada um deles, mas, também, para traçar metas mais adequadas ao que você deseja.

Embora investir em terapia seja sempre interessante, você pode realizar exercícios de reflexão em seu próprio lar. Afinal, quem é você? Quais são os seus desejos? E os objetivos? Em um mundo ideal, sem qualquer tipo de freios e barreiras, o que você estaria fazendo? Seria possível chegar, hoje, em algum lugar próximo ao que você almeja? Tenha esses diálogos consigo mesmo e cresça como pessoa!

Trace seus objetivos

Depois dessa conversa com si mesmo, é interessante começar a traçar os seus objetivos. Você já está em contato com o seu eu interior e já sabe o que deseja daqui para a frente. Então, agora é o momento de arregaçar as mangas, terminar os estudos e cair em campo para conseguir tirar esses planos do abstrato e torná-los palpáveis.

Para isso, no entanto, você precisa de um plano. Sendo assim, neste momento, identifique o seu objetivo e trace uma espécie de linha do tempo para que você saiba o caminho que deve ser percorrido até alcançar a sua meta. Nesse processo, identifique os passos que devem ser dados para chegar lá. Esse exercício traz muito mais clareza e mostra que, sim, é possível ter aquilo que sempre quis.

Cadastre-se no ENCCEJA

Tudo certo? Então, vamos para o nosso próximo passo. Esta dica é para quem ainda não concluiu o ensino médio, mas tem grandes sonhos e aspirações. É importante estar ciente de que a qualificação profissional é, hoje, muito necessária. Por isso, esse diploma é absolutamente indispensável em um mercado no qual a disputa pelas vagas acontece entre aqueles que têm um curso superior.

No entanto, se você não pôde concluir os estudos e, agora, pretende conseguir o diploma do ensino médio, não se preocupe: basta se inscrever no ENCCEJA — uma prova oferecida pelo Governo Federal que disponibiliza o certificado de conclusão dos ensinos médio e fundamental.

Procure por cursos a distância

Uma ótima opção para se qualificar, mesmo em meio à rotina caótica e puxada em que vivemos, é investir em cursos a distância. O EAD, outro nome dado a essa modalidade, está cada vez mais em alta (o número de vagas desse tipo de ensino já superou os da educação convencional) e é uma boa oportunidade para quem não quer perder tempo nem dinheiro.

Há cursos nas mais diversas áreas: técnicos, profissionalizantes, cursos livres e faculdades! Sim, é isso mesmo. Há graduações completas, com diplomas válidos e uma série de benefícios que podem ser feitas 100% online ou na modalidade semipresencial, que demanda algumas visitas ao polo da instituição.

Priorize faculdades renomadas

Agora que você já sabe que o EAD é uma possibilidade para concluir os seus estudos, não descuide de um ponto extremamente importante: escolha uma instituição renomada e que realmente tenha experiência nesse segmento. Assim, você terá acesso ao que há de melhor no ensino a distância, como tecnologias de ponta e docentes qualificados.

Na Unopar, tudo isso está a apenas um clique de distância! Em meio a inúmeros cursos de graduação para escolher, aqui você encontra uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Pesquise as opções de bolsas de estudo oferecidas

Outro ponto que deve ser levado em consideração durante todo esse processo é a existência de bolsas de estudo ou descontos que sejam interessantes para o estudante. Muitas instituições oferecem esse tipo de benefício, tanto a partir da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quanto por outras formas de ingresso.

É importante sempre buscar essas alternativas com a instituição e tirar suas dúvidas diretamente com os responsáveis. Com os descontos na Unopar, você realiza o sonho de se formar no ensino superior com um ótimo custo-benefício.

Considere retomar os estudos com um financiamento estudantil

Por fim, uma dica de ouro para quem quer concluir os estudos e economizar uma grana interessante: procure opções de parcelamento ou financiamento estudantil. A mais conhecida é o FIES, um programa do Governo do Brasil que financia o ensino superior a partir da nota do estudante no Enem. No entanto, nem sempre todos os cursos são contemplados por essa alternativa.

E aí, gostou de conhecer essas dicas? Esperamos que alguma delas tenha sido útil para que você termine os seus estudos com qualidade e dê um passo à frente rumo ao sucesso profissional e pessoal que merece! O importante é nunca desistir e fazer bom uso das ótimas opções disponíveis para continuar a estudar.

Para saber mais sobre o ensino EAD e suas facilidades, confira, agora, como funciona e como fazer o vestibular online Unopar!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content