Trabalho remoto ou home office? Entenda a diferença

trabalho remoto ou home office

Desconto nota do Enem

Toda crise promove mudanças profundas no modo de fazer as coisas. Inclusive, é nesses momentos que muitas práticas apontadas como tendências passageiras começam a pender para um estado de permanência. Bons exemplos são as modalidades de trabalho remoto ou home office.

Apesar de terem semelhanças, essas formas de atuar diferem em alguns aspectos. É até comum confundir os termos, já que ambos ficaram em evidência com a chegada da Covid-19. A pandemia trouxe a necessidade do isolamento social e outros desafios que exigiram adaptações.

Nesse cenário, as alternativas ao modelo tradicional de trabalho se mostram cada vez mais promissoras. Continue a leitura do artigo para entender as razões e saber como tirar proveito das vantagens relacionadas!

O que é trabalho remoto?

O dicionário traz o termo remoto como sinônimo de antigo ou evento ocorrido há muito tempo. Ele também está associado a algo longínquo, afastado ou distante no espaço. Tendo como base a segunda explicação, é possível perceber que se trata de um trabalho feito a distância.

Também chamado de teletrabalho, esse conceito engloba todo tipo de atividade realizada fora do ambiente oficial — como escritório, clínica, empresa ou instituição. Para colocá-lo em prática, o profissional precisa contar com recursos que permitam uma espécie de mobilidade dos compromissos.

Computadores, smartphones e outros dispositivos conectados à internet são comumente usados para manter a ligação com o ambiente de trabalho. Ao abrigar toda a sua agenda e as tarefas nesses aparelhos, o usuário pode se deslocar para onde quiser e exercer a profissão nos horários oportunos.

É possível fazer isso, por exemplo, no conforto do lar e até em locais públicos. Como nem toda pessoa tem um espaço apropriado para desempenhar funções profissionais em casa, é comum a procura por salas de coworking, áreas de café e até livrarias que ofereçam estrutura adequada.

A tecnologia eliminou as fronteiras que impediam as pessoas de cumprir programas a distância. E não foi diferente no campo do trabalho. Hoje, com poucos equipamentos e uma boa conexão, você consegue desenvolver projetos e participar de reuniões estando em qualquer parte do mundo.

O que é home office?

Em tradução livre, essa palavra de origem inglesa quer dizer “escritório em casa”. Portanto, ela retrata a rotina dos profissionais que escolhem a própria residência como local de trabalho. Embora também seja uma espécie de atividade a distância, ela se limita aos ambientes domésticos.

Percebe como há semelhança com o modelo anterior? É por isso que tanta gente confunde os termos e, muitas vezes, não sabe escolher entre trabalho remoto ou home office. Saiba, porém, que ambas opções estão fortemente associadas ao uso da tecnologia e da internet.

Em tempos difíceis, como o que se viu na pandemia, há muitas vantagens em adotar as atividades remotas. Afinal, elas permitem que as pessoas cumpram suas obrigações onde se sentirem mais seguras, sem que precisem fazer longos deslocamentos ou frequentar áreas de aglomeração.

Nos últimos anos, o interesse pelas profissões home office tem aumentado cada vez mais. A boa notícia é que diversas carreiras já podem ser experimentadas em ambientes alternativos, sem que isso cause queda na produtividade dos profissionais e na qualidade de seus trabalhos.

Tour pela prova do Enem

Com se sair bem nessas modalidades?

Agora que compreende a diferença entre trabalho remoto e home office, você tem condições de definir qual modelo melhor atende suas necessidades. Vale deixar claro que ambos podem ser exercidos permanentemente ou em dias específicos da semana.

Algumas empresas já permitem que seus colaboradores intercalem a rotina nos espaços corporativos com atividades executadas em casa ou outros espaços não convencionais. Seja qual for a sua realidade, saiba que é possível ter bons resultados com alguns cuidados.

Escolha um ambiente tranquilo

Essa dica serve para trabalho remoto ou home office. Tenha em mente que você não vai contar com o controle de um superior, muito menos com a divisão de horários e de intervalos comuns em um ambiente corporativo. A estrutura tradicional de um escritório, que costuma ser completa, também não estará disponível.

Então, o primeiro passo para se sair bem é escolher um espaço silencioso e agradável, onde você possa exercer suas atividades sem interrupções de terceiros. Também procure, se possível, reordenar o local para favorecer o cumprimento das tarefas.

Garanta boas condições de luz e ventilação, inclua cadeira e mesa confortáveis e providencie todos os materiais necessários. Essas são estratégias muito bem-aproveitadas por quem estuda com ensino a distância, por exemplo, e deseja melhorar o foco.

Mantenha suas coisas organizadas

Não é porque está em um espaço alternativo que você deve descuidar da organização. Ao deixar suas coisas espalhadas pela casa, o risco de precisar parar no meio da atividade para procurar algo aumenta. Imagina, então, a perda de tempo causada com inúmeras pausas diárias?

Falta de organização também prejudica aqueles que pretendem trabalhar fora do ambiente doméstico. Nesses casos, há grande possibilidade de esquecer equipamentos ou arquivos importantes em casa. E ninguém quer ficar se deslocando à toa para iniciar as funções profissionais, certo?

Conte com estratégias de produtividade

Métodos que potencializam o foco podem ser muito úteis na rotina de trabalho remoto ou home office. Um bom exemplo é a técnica Pomodoro, que consiste em intercalar períodos de alta concentração com curtos intervalos para refrescar a memória e recuperar a energia.

Você consegue tirar proveito dessa técnica utilizando um simples cronômetro ou baixando aplicativos que se baseiam na estratégia. Vale a pena pesquisar diferentes ferramentas até encontrar uma que funcione para você. Dessa forma, não vai se preocupar com desempenho e poderá comemorar mais conquistas no campo profissional.

Sabia que dá para desfrutar dos benefícios do trabalho remoto ou home office em uma rotina de estudos? Com uma faculdade semipresencial da Unopar, você garante o melhor das atividades presenciais sem perder a comodidade dos compromissos a distância. De quebra, ainda pode acessar o Canal Conecta para ter contato com as melhores oportunidades de trabalho.

Chegou a sua chance de aproveitar o melhor dos dois mundos!

Agora você sabe as diferenças entre trabalho remoto e home office. Vimos que, apesar de não serem sinônimos, ambas as modalidades oferecem as vantagens de flexibilidade e autonomia ao profissional –– que pode conciliar a jornada de atuação com os estudos, inclusive.

Ainda tem dúvidas em relação às características da graduação semipresencial e dos cursos EAD? Baixe o nosso e-book sobre o assunto para esclarecer tudo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados