Vestibular 2021: 7 dicas para se preparar

estudante conferindo vestibular 2021

Seu sonho é fazer uma faculdade? Essa é uma decisão valiosa para o seu futuro! Um curso superior é uma adição fundamental para qualquer currículo. Mas já que isso está em seus planos, por que esperar? Que tal se preparar para o vestibular 2021 e não perder mais tempo?

Sim, ainda há tempo! No entanto, quanto antes você der início ao preparo, melhor. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudar na organização nessa reta final — com todo o contexto da pandemia — e investir naquilo que realmente importa.

Pode apostar que estas dicas serão importantes para que você possa, enfim, ser aprovado naquela vaga que sempre sonhou. Boa leitura!

Leia os editais

O primeiro passo para mandar bem em um vestibular é estar antenado sobre todas as suas características e particularidades. Cada prova tem o seu jeito, estilo e modo de ser feita. Além disso, processos seletivos diferentes têm regras distintas.

Leia os editais com muita atenção. Se possível, anote os principais pontos de cada um deles e faça um resumo objetivo, que ajude a lembrar as características mais importantes só “de bater o olho” nas anotações feitas.

Além disso, não deixe de conferir o conteúdo programático para cada curso, caso ele exista. Algumas faculdades liberam uma lista de matérias que podem ser cobradas em suas provas. Com isso, você direciona os seus estudos, ainda mais faltando pouco tempo para o exame.

Guarde bem as datas

Vamos ser sinceros: não dá para perder o dia das provas, não é mesmo? Esse é o pior dos cenários para um vestibulando. Por isso, não deixe de anotar todas as datas importantes e deixá-las bem à mostra em algum lugar de destaque, para que não sejam esquecidas.

Aqui, vale anotar todo o calendário: datas de inscrição, pedidos de isenção, prova, etc. Tudo isso é válido para que você possa se programar com antecedência, evitar a sobreposição de agenda e muito mais.

Uma das datas importantes de 2021 é, sem dúvidas, a da prova do Enem. O exame presencial deve acontecer em 17 e 24 de janeiro. Mas se você escolheu o Enem Digital, que está em sua primeira edição, os dias são diferentes: 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Fique de olho!

Mantenha-se bem informado

Independentemente do exame escolhido, uma coisa é fato: estar antenado com os acontecimentos do mundo é fundamental para que o candidato vá para as provas de vestibular 2021 com segurança e confiança.

Estudar atualidades é algo que não deve ser deixado de lado. Esse cuidado é um grande diferencial e pode fazer a diferença entre a conquista ou não de sua vaga tão sonhada.

Por isso, capriche na leitura de jornais, revistas, portais de notícias e fique sempre por dentro das tendências sociais pela internet. Participar de debates e discussões também é uma boa forma de engrandecer a sua bagagem cultural e fazer com que a sua prova seja bem-sucedida!

Tenha um bom cronograma de estudos

Um dos principais erros dos estudantes é não compreender a importância de um bom cronograma de estudos. É difícil manter o foco e a organização quando não temos algo para nos guiar. Em longo prazo, isso é extremamente prejudicial e gera procrastinação (a famosa “enrolação”) e muita matéria atrasada.

Sendo assim, tenha um cronograma realmente eficiente e personalizado às suas expectativas e, claro, ao dia a dia que você leva. Esse será um ponto crucial para manter a sua motivação para estudar!

Outra dica é sempre priorizar as matérias em que você tem dificuldade. Se possível, intercale-as com as que mais gosta, para evitar que o dia fique muito maçante e complicado para a sua mente. A palavra-chave é equilíbrio!

Invista em cursinhos EAD

Em tempos de pandemia, vimos como os conceitos do ensino a distância são fundamentais para a educação. Com o isolamento social, as aulas em milhares de escolas e faculdades por todo o planeta foram canceladas.

Por isso, que tal dar uma chance, também, aos cursinhos online? Eles unem toda a qualificação de bons professores com o conforto de estudar em casa, nos momentos em que você for mais produtivo e estiver focado!

Uma boa dica é o Trilha do Enem, um portal que fornece todo o suporte necessário para que você, vestibulando, possa se preparar com os melhores professores, muitas videoaulas e uma série de exercícios para treinar na prática!

Faça provas antigas e simulados

Falamos sobre as particularidades de cada processo seletivo, certo? Bom, isso também se aplica ao estilo de prova aplicado por instituição. Algumas fazem exames presenciais, outras investem no vestibular EAD, as questões de cada uma são estruturadas de formas diferentes e assim por diante.

Por isso, uma boa preparação não pode ser deixada de lado. Uma ótima tática é refazer provas antigas e simulados de cada instituição ou exame (como é o caso do Enem 2021). E aqui, a dica é: simule exatamente o dia do vestibular! Por isso, nada de consultar o material de apoio ou ficar mexendo no celular durante o processo, ok?

Esse também é um bom momento para investir em técnicas de memorização. Revisões periódicas ajudam muito nessa questão e a resolução de provas e simulados são eficientes para revisar o conteúdo que já foi visto!

Priorize boas instituições de ensino

Nossa última dica para se preparar para o vestibular 2021 é: não atire para todo lado. Prestar exames para muitas instituições pode fazer com que você perca o seu foco e, talvez, não tenha um resultado tão satisfatório por não poder se preparar exclusivamente a poucos estilos de prova.

Por isso, priorize aquelas faculdades que são a sua cara e que podem, realmente, ajudá-lo a alcançar todos os seus objetivos profissionais! Assim, você também garante uma boa nota no vestibular 2021.

Nesse contexto, a Unopar se destaca como um grande nome — líder em ensino presencial e a distância. Oferecemos vários cursos, formas de ingresso e diferenciais para que você possa se preparar para o mercado de trabalho e ter uma carreira de sucesso.

Invista no seu futuro!

Gostou de conhecer essas dicas para mandar bem nos estudos para o vestibular 2021? Além de melhorar o seu modo de estudar, elas o ajudam a tomar decisões mais conscientes para o futuro e, assim, ter a carreira que você merece e sempre desejou!

Uma delas é dar uma chance para a Unopar como instituição ideal para o seu preparo profissional. Não deixe para depois: inscreva-se agora mesmo para o vestibular e faça parte de nosso grupo de alunos em 2021!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content