Vestibular ou Enem: como é mais fácil entrar na faculdade?

Vestibular ou Enem

Entrar na faculdade é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa: definir o curso, a instituição e a modalidade de ensino (se presencial ou a distância), além de se organizar para dedicar os próximos anos a conquistar um diploma de graduação.

Mas, antes de qualquer decisão, você precisa definir como vai ingressar na faculdade: vestibular ou Enem? Qual dos dois é mais fácil para conseguir uma vaga? Não se preocupe, pois vamos ajudar!

Continue a leitura deste post e entenda todas as diferenças entre vestibular e Enem para escolher com mais tranquilidade.

Processos seletivos das instituições de ensino superior

Uma verdade sobre a faculdade é que tem muito mais gente querendo entrar do que o número de vagas disponíveis. A conta não fecha: nem todo mundo que deseja ingressar na graduação consegue passar pela peneira do Enem e do vestibular.

Porém, conhecendo mais a fundo esses processos, você aumenta suas chances de aprovação, conseguindo se preparar melhor de acordo com a prova que vai fazer. Entenda, agora, cada um desses processos.

Vestibular

Para começo de conversa, vamos definir o que é vestibular. Trata-se, na verdade, de uma prova aplicada a quem deseja ingressar na instituição de ensino. Antigamente, ela era oral, já pensou?

O nome do exame veio da área chamada vestíbulo, onde as pessoas ficavam, nas antigas casas, antes de entrar propriamente na residência. Isso explica a palavra tão comumente usada para definir o processo seletivo para ingressar na faculdade.

Hoje em dia, a prova é aplicada de forma presencial ou remota aos candidatos. O conteúdo cobrado também é bem mais simples, assim como seu processo de aplicação. Às vezes, basta apenas uma avaliação de redação em vez de várias questões exaustivas sobre todas as matérias.

Enem

O Exame Nacional de Ensino Médio é a porta de entrada para a faculdade pública no Brasil. Funciona desde 1998 como forma de mensuração do nível de conhecimento dos estudantes que concluem o ensino médio.

De uns anos para cá, as instituições públicas começaram a aproveitar o resultado dessa prova como parte de seu processo seletivo ou, até mesmo, substituindo todo o vestibular. Isso se deu por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), um programa criado pelo governo para centralizar o acesso às vagas.

Dessa forma, quem faz a prova do Enem consegue ter um resultado objetivo sobre seu aprendizado durante a educação básica, além de ampliar as chances de entrar na faculdade. Proporcionalmente, o nível de exigência também é alto, e as expectativas em relação ao nível de conhecimento do candidato aumentam.

Diferenças entre o vestibular e o Enem

Não passar no vestibular não é uma opção para quem se prepara, com seriedade, para dar esse passo rumo a uma vida profissional de sucesso. É mais que sabido que quem tem diploma garante vagas e remuneração melhores no mercado.

Não podemos afirmar o mesmo em relação ao Enem, pois trata-se de um exame para avaliar o desempenho individual dos estudantes, cujo resultado pode ser utilizado como parte ou em substituição ao processo seletivo do estudante.

Veja o funcionamento e as características de cada um.

Provas

Sabia que dá para fazer vestibular pela internet? Atualmente, essa é uma forma simples de ingressar em várias faculdades, que já disponibilizam essa comodidade. Basta entrar na página da instituição escolhida, selecionar o curso e a modalidade de ensino e se inscrever.

A prova é realizada pela internet. Aqui na Unopar, ela consiste na produção de uma redação. O candidato tem até uma hora para escrever o texto e até 5 tentativas.

Em 2020, também começa a ser oferecida aos candidatos a possibilidade de fazer o Enem digital, só que não de computadores pessoais. Quem se inscreveu no Enem EAD segue os mesmos protocolos dos que vão fazer a prova presencial: tem que se dirigir ao local informado na data e horário estabelecidos pelo Inep. A redação continua sendo redigida a mão.

Veja como se inscrever no Enem e não perca a data, porque, por enquanto, a prova é aplicada apenas uma vez ao ano, certo? Já o vestibular pode ser agendado e você tem mais chances de ingressar no curso que você quer.

Concorrência

No Enem, a concorrência é ampla. Se você optar por Direito, por exemplo, precisa ir além da nota de corte para esse curso na faculdade que você deseja, concorrendo com todas as pessoas que pretendem o mesmo que você. Aí, é claro, as pontuações mais altas garantem vaga.

Em 2020, quase 6 milhões de pessoas de candidataram às provas do Enem. Se 1% desse total quiser se matricular em Direito, você tem, aproximadamente, 60 mil concorrentes.

Já no vestibular, essa concorrência se dá apenas com as pessoas que se matricularam para um curso específico de uma instituição. Para ter uma ideia, o vestibular mais concorrido do país é o de Medicina, que tem uma média de 200 a 300 candidatos por vaga. Coloque na balança e veja qual é melhor.

Resultados

Os resultados do Enem demoram mais de 30 dias para serem divulgados. Isso porque há um longo processo de correção de redações, que precisam ser escaneadas, além das 5 milhões de folhas de respostas). É uma agonia ter que aguardar tanto para definir seu futuro, concorda?

Depois, para calcular a nota no Enem, o Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que classifica as questões das fáceis às mais difíceis, e pontua o candidato de acordo com o rendimento dele em cada questão.

Fazendo o vestibular em uma instituição particular, devido ao número de candidatos, o resultado é conhecido em poucos dias, tornando-se mais fácil decidir o passo seguinte. Além disso, a nota é conhecida de acordo com o número de questões ou, se for o caso, da redação.

Sabia que você pode usar a nota do Enem para entrar na Unopar? Dessa forma, não é necessário fazer a prova online. Basta informar seus resultados de cada exame e da redação.

Lembre-se, apenas, de que é possível usar a nota de anos anteriores, mas tem que ser da mesma edição do exame, combinado? Ou seja, se tiver uma pontuação boa de redação em 2018, mas no ano seguinte obteve melhor desempenho nas questões fechadas, precisa escolher usar o resultado do Enem 2018 ou 2019.

Preparação

Se você pretende fazer o Enem, prepare-se para estudar bastante! Faça simulados com a Trilha do Enem e garanta um plano de estudo individual, de acordo com sua disponibilidade.

Para o vestibular EAD, invista no treinamento de redações e fique atento a temas atuais de interesse nacional, o que costuma ser cobrado nesse tipo de prova.

Prepare-se para começar sua carreira de sucesso!

Conseguiu perceber como a diferença entre vestibular e Enem é importante para sua formação? Esse é o ponto inicial e decisivo para entrar na graduação e conquistar seu diploma! Esperamos que você tenha adquirido conhecimento para definir qual é o processo mais fácil para entrar na faculdade.

Está na hora de fazer sua inscrição no vestibular Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.