Administração ou Direito? Te ajudamos na escolha!

administração ou direito

Desconto nota do Enem

Escolher uma faculdade pode ser um grande desafio, ainda mais quando temos ótimas opções disponíveis e identificação com diferentes áreas, não é mesmo? Por isso, é natural que você tenha dúvidas entre fazer Administração ou Direito.

Tanto o curso de Administração como o curso de Direito são formações de Ciências Humanas. Além disso, ambas são generalistas e abrem diversos campos de atuação no mercado de trabalho. Logo, vale a pena pesquisar antes de decidir.

Neste conteúdo, explicamos as diferenças entre os cursos. Continue a leitura para entender qual deles é mais adequado ao seu perfil e escolher a graduação certa para transformar a sua carreira profissional!

Como é a faculdade de Administração?

A faculdade de Administração qualifica os responsáveis pela gestão dos recursos empresariais para alcançar os objetivos de negócios. O administrador aprende como empregar pessoas, tecnologia, insumos e recursos financeiros nos diferentes níveis de uma organização.

Por isso mesmo, a grade curricular aborda conhecimentos e habilidades relacionadas com os métodos e técnicas de planejamento, gestão, controle e direção. Veja alguns exemplos do curso da Unopar:

  • Teorias da Administração;
  • Gestão de Pessoas;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Diagnóstico e Intervenção Empresarial;
  • Gestão de Projetos;
  • Planejamento Estratégico;
  • Pesquisa Operacional.

O Bacharelado em Administração tem duração de 4 anos. Você pode fazer o curso nas modalidades de ensino: presencial, EAD semipresencial e EAD 100% online.

Qual é o perfil do estudante de Administração?

O estudante de administração pode ter diferentes perfis. Há espaço tanto para as pessoas mais focadas em tarefas, análises financeiras, rotinas administrativas etc. como para quem gosta de trabalhar com pessoas, montar equipes e desenvolver os colaboradores das empresas.

Aliás, até mesmo os objetivos dos alunos podem variar bastante:

  • querer abrir o próprio negócio;
  • conquistar uma promoção para o cargo de gestão na área atual;
  • buscar oportunidades nos setores administrativos;
  • atuar em departamentos especializados, como RH, Financeiro, Comercial Marketing;
  • fazer concurso público para setores administrativos, como gestão pública e auditoria.

A graduação é mais generalista se comparada com Marketing e Gestão de RH, por exemplo. Além disso, as matérias de Exatas têm mais peso se comparadas ao Direito, que praticamente não utiliza esses conhecimentos durante a graduação.

Como é a faculdade de Direito?

A graduação em Direito forma profissionais com o conhecimento sobre as normas, decisões judiciais e teoria jurídicas relevantes para cumprir e aplicar a lei. Além disso, ensina as técnicas de redação, argumentação e demais atividades da prática jurídica.

As matérias do curso de Direito se dividem em dois grandes grupos. No primeiro, temos os conhecimentos de Filosofia, História, Sociologia, além de teorias do Direito, que constroem as bases para entender a lei. No segundo, realizamos o estudo específico das leis aplicáveis no país. Veja um pouco do que você aprende aqui na Unopar:

  • Psicologia Aplicada ao Direito;
  • Teoria da Argumentação Jurídica;
  • Teoria Geral do Processo;
  • Filosofia e Sociologia do Direito;
  • Direito Individual do Trabalho;
  • Direito Administrativo – Administração Pública;
  • Direito Tributário – Direito Constitucional Tributário.

Essa faculdade tem duração de 5 anos. O curso só pode ser realizado presencialmente. Isso, porque existem questões legais que impedem a criação de cursos de Direito EAD até no semipresencial (modalidade de ensino a distância, com atividades presenciais).

Qual é o perfil do estudante de Direito?

O estudante de Direito é bastante ligado à compreensão, reflexão e argumentação, porque os problemas da área frequentemente têm diversas soluções possíveis. Além disso, a leitura e a escrita são mais presentes do que na Administração, pois serão os seus instrumentos de trabalho. Não à toa, a nota de corte do Enem em Direito é impulsionada por boas notas na redação.

Nessa faculdade, também podemos encontrar pessoas com diferentes propósitos:

Tour pela prova do Enem
  • ser aprovado em um concurso de Direito;
  • abrir o próprio escritório de advocacia;
  • ser contratado para um escritório que já existe;
  • atuar no departamento jurídico de uma empresa;
  • prestar serviços jurídicos auxiliares, como analista e serviço cartorário.

Uma característica importante da faculdade de Direito é que, além do diploma de nível superior, a maioria dos alunos realiza o exame da OAB. A prova é um dos requisitos para ser advogado.

Quais são as principais semelhanças e diferenças entre os cursos?

Entre Administração ou Direito, existem mais diferenças do que semelhanças. Os pontos em comum são os seguintes:

  • as graduações são mais generalistas e oferecem o título de bacharel;
  • os cursos pertencem às Ciências Humanas;
  • os graduados encontram excelentes oportunidades de concurso público;
  • é possível iniciar o próprio empreendimento;
  • os dois cursos estudam a legislação trabalhista e empresarial.

Por outro lado, as diferenças para escolher entre Administração ou Direito são as seguintes:

  • a Administração utiliza mais do conteúdo de Ciências Exatas;
  • o Direito exige mais da escrita e da leitura;
  • a graduação em Direito só pode ser feita no modelo presencial;
  • o curso de Direito traz princípios e regras sobre o que uma pessoa pode, não pode e deve fazer, segundo a lei;
  • a Administração traz princípios e regras sobre o que a pessoa deve usar recursos se quiser produzir um determinado resultado.

Resumidamente, a diferença entre a faculdade de Direito e Administração está no campo de estudos. O Direito diz dentro de quais limites podemos atuar: o que é permitido, proibido ou ordenado. Já a Administração diz como devemos agir para entregar bons serviços, economizar recursos, fazer negociações favoráveis com fornecedores etc. Logo, enquanto o primeiro traz obrigações, o segundo fornece normas técnicas.

Como é o mercado de trabalho para as áreas?

Os dois mercados de trabalho são amplos. Na Administração, a maior parte das vagas está nas empresas. Já no Direito, a profissão de advogado é a mais comum, porque qualquer graduado registrado na OAB pode exercer essa atividade.

Nos concursos públicos, o Direito leva vantagem: além das carreiras jurídicas, alguns processos seletivos para setores administrativos admitem o diploma. Por sua vez, a Administração sai na frente no meio empresarial, permitindo encontrar cargos de gestão em praticamente qualquer departamento.

Por sua vez, no empreendedorismo, os bacharéis em Administração têm mais conhecimento para escolher diferentes tipos de negócios. Por outro lado, os juristas contam com a exclusividade das Sociedades e serviços de advocacia.

Os salários não variam muito entre Administração e Direito. O advogado recebe R$ 4.453,39*, enquanto os ganhos do administrador estão próximos a R$ 4.106,06*, considerando os vencimentos médios.

A Unopar têm opções de graduação em Direito e Administração. Nelas, você estudará com professores qualificados e terá experiências no mercado de trabalho, aliando teoria e prática. Além disso, os cursos dão acesso a benefícios exclusivos, como as Trilhas de Carreira, a Aula Destaque e o Canal Conecta.

O mercado de trabalho espera que você tenha um diploma reconhecido. E a sua faculdade é muito importante para conquistar as oportunidades de emprego, ter credibilidade para encontrar parceiros de negócios e estar preparado para os desafios da sua profissão.

Estude na Unopar!

Por isso, agora que você já sabe como escolher entre Administração ou Direito, dê um passo adiante e priorize a decisão sobre a instituição de ensino. O curso superior será a via de acesso às suas oportunidades profissionais, e vale a pena investir em uma boa faculdade.

Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar e desenvolva competências para ser um profissional de sucesso!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados