Agronomia e Biologia: qual a diferença na prática?

agronomia ou biologia

Você está em dúvida se deve cursar Agronomia ou Biologia? Apesar das disciplinas em comum, cada uma dessas graduações tem formas de atuação com funções bem distintas. Portanto, é essencial compreender a diferença entre as duas faculdades antes de optar pela carreira ideal.

O melhor modo de decidir qual curso fazer é pesquisando bastante. Por essa razão, preparamos um post para você conhecer as principais características de cada graduação. Confira!

Como é a faculdade de Agronomia?

O curso de Agronomia da Unopar é do tipo Bacharelado e pode ser feito na modalidade de ensino semipresencial. O objetivo da graduação é capacitar o aluno para atuar junto a cooperativas ou organizações agrícolas, na produção de tecnologia rural e empresas de fertilizantes.

Nos últimos anos do curso, você deve realizar estágios. Por ser uma etapa obrigatória e essencial para a formação profissional, a própria instituição de ensino diminui a carga horária das disciplinas, para que o estudante consiga conciliar faculdade com trabalho.

Outro ponto que deve ser destacado é que os estudantes devem elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com o objetivo de estudar questões relevantes do ramo.

Quais são as principais matérias do curso de Agronomia?

Se você se tem dúvidas sobre o que se estuda em Agronomia, saiba que no início do curso da Unopar, as disciplinas são introdutórias e abrangentes, de maneira que você conheça os conceitos básicos da área. Depois, o aluno entra em contato com assuntos mais específicos.

As principais matérias da grade curricular incluem:

  • Química Geral;
  • Microbiologia Agrícola;
  • Informática e Experimentação Agrícola;
  • Hidráulica;
  • Máquinas e Mecanização Agrícola.

Qual é o tempo do curso superior em Agronomia?

Se você já se perguntou quantos anos dura o curso de Agronomia, saiba que a faculdade tem duração de 5 anos (10 períodos) na Unopar. Após a formação, você receberá o título de bacharel. Além das disciplinas teóricas, as aulas práticas têm o objetivo de ensinar aos alunos as maneiras de usar equipamentos específicos da agropecuária.

Qual é o perfil de quem estuda Agronomia?

Antes de tudo, é bom lembrar que não há definições de um estudante de Agronomia perfeito. Ainda assim, existem competências e habilidades que auxiliam a alcançar o sucesso profissional no ramo. Em outras palavras, isso vai além da busca de um diploma em uma área que você goste.

Ainda está em dúvida se o seu perfil combina com essa especialidade? As principais características do estudante de Agronomia são:

  • consciência ambiental;
  • ética;
  • paciência;
  • foco na melhoria.

Além disso, quem busca por essa formação precisa gostar de trabalhar no campo e ter contato com produtos agrícolas, lavouras e rebanhos.

Como é o mercado de trabalho para Agronomia?

Uma das principais características da graduação em Agronomia é sua valorização no mercado de trabalho. Afinal, o país é reconhecido pela exportação de produtos agropecuários, e a produção rural é bastante tradicional no Brasil.

Portanto, o profissional formado na Unopar se depara com uma vasta demanda de vagas, tendo a vantagem de trilhar carreiras promissoras em diversos campos. As principais áreas da Agronomia são:

setor público;

  • manejo ambiental;
  • defesa sanitária;
  • fitotecnia;
  • zootecnia;
  • engenharia rural.

Em relação à remuneração, a média salarial do profissional é de R$ 6.341,43* — excelente, não é mesmo?

Como é a faculdade de Biologia?

O curso de Ciências Biológicas da Unopar é oferecido na modalidade Licenciatura. Ou seja, você aprende tudo sobre Biologia com o viés da educação, tornando-se um professor especializado e capacitado a lidar com os desafios da sala de aula.

Teste Vocacional Rápido

Se você quer cursar Biologia EAD, saiba que a graduação é feita de maneira semipresencial, ou seja, com encontros periódicos na instituição de ensino e aulas remotas ministradas por meio da Sala de Aula Virtual. Com o diploma de licenciado em mãos, é possível trabalhar no ensino médio e fundamental, mas também pode seguir carreira em outras áreas das Ciências Biológicas.

Quais são as principais matérias do curso de Biologia?

A matriz curricular do curso de Ciências Biológicas conta com um foco mais pedagógico. Logo, além das matérias sobre os conceitos relacionados com a Biologia, os alunos aprendem sobre Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Didática, Metodologia de Ensino, entre outras.

As principais disciplinas abordadas durante a graduação são:

  • Genética;
  • Anatomia Geral e Comparada;
  • Microbiologia Básica;
  • Física e Biofísica;
  • Histologia e Embriologia Comparada;
  • Metabolismo Celular;
  • Ecologia e Sustentabilidade;
  • Diversidade de Fanerógamas.

Qual é o tempo do curso superior em Biologia?

De maneira geral, os cursos do tipo Licenciatura duram de 3 a 5 anos. A graduação em Biologia está dentro dessa média, com duração de 4 anos. Ou seja, em 8 períodos, você terá o diploma de biólogo em mãos.

Ao final da faculdade, é necessário elaborar um TCC e realizar estágios obrigatórios. Com isso, você terá uma formação sólida na área e será um profissional completo, aumentando seu diferencial competitivo.

Qual é o perfil de quem estuda Biologia?

Se você gosta de plantas, dos animais, da natureza e até os grandes predadores da Terra, a faculdade de Biologia pode ser uma ótima alternativa. Nesse caso, a pessoa deve ter personalidade investigativa e ser bastante curiosa.

As principais características de um estudante do curso de Ciências Biológicas, principalmente da Licenciatura são:

  • paciência;
  • gosto por aprender e ensinar;
  • disciplina;
  • organização;
  • boa oratória.

O estudante que optar por essa área deve ser amante da natureza, já que o curso aborda diversas matérias relacionadas com a Fisiologia Vegetal e Animal, assim como conteúdos sobre invertebrados e vertebrados.

Como é o mercado de trabalho para Biologia?

O mercado de trabalho para biólogos está muito aquecido. Além do ensino nas escolas, os profissionais são responsáveis por desenvolver e planejar atividades e materiais educacionais práticos e teóricos.

Mas não é só isso! Você também pode trabalhar em editoras de livros didáticos, dar aulas em cursinhos pré-vestibulares e montar um canal de videoaulas no YouTube. Outras áreas de atuação incluem:

  • empresas;
  • unidades de conservação;
  • parques;
  • museus.

O salário médio de um professor de Biologia do ensino médio é de R$ 3.895,74*.

Quer saber qual o primeiro passo para se dar bem escolhendo entre os cursos de Agronomia e Biologia? É preciso optar por uma faculdade de qualidade e reconhecida no mercado. Aqui na Unopar, a grade curricular é atualizada e completa. Além disso, você encontrará uma infraestrutura de ponta e corpo docente preparado.

Conta ainda com a Aula Destaque, um encontro online com profissionais qualificados, referências em suas áreas. É uma maneira inovadora e dinâmica de complementar o aprendizado.

Escolha o curso ideal!

Agora que você já conhece os diferenciais dos cursos de Agronomia e Biologia, escolha a graduação que mais tem a ver com o seu perfil. Além disso, estude em uma das melhores faculdades do país para ser um destaque no mercado de trabalho!

Gostou de conhecer a diferença entre Agronomia e Biologia e quer estudar em uma faculdade conceituada? Então, inscreva-se no vestibular Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.