Como funciona o TCC do curso de Agronomia?

tcc agronomia

O Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, o famoso TCC, é o momento mais importante de toda a faculdade, pois é a hora de colocar em prática muito daquilo que você aprendeu ao longo dos anos de curso. 

Assim como nas demais graduações, o TCC do curso de Agronomia tem políticas e regras próprias com relação à estrutura e proposta –– inclusive definindo pontos básicos, como fazer o trabalho individualmente e em grupo.

Como muita gente sente um frio na espinha só de pensar que, cedo ou tarde, vai ter de encarar tal empreitada, fizemos este post para mostrar tudo o que você precisa saber sobre como é o TCC de Agronomia. Acompanhe!

Como é o TCC de Agronomia? 

Em 2006, o Ministério da Educação (MEC) determinou que o TCC é um componente obrigatório para a conclusão do curso, por meio da resolução nº 1, artigo 10.

De acordo com o MEC, o trabalho deve ser elaborado a partir do penúltimo período da graduação. 

Cada faculdade tem a liberdade de estabelecer as regras, critérios acadêmicos e técnicas de pesquisa, os quais devem ser seguidos à risca pelo aluno.

Tipos de TCC de Agronomia

Alguns alunos cometem o engano de pensar que seu TCC deve conter tudo sobre Agronomia. Na verdade, você fará um recorte sobre determinado assunto e vai estruturá-lo de acordo com as opções de trabalho aprovadas pela faculdade. Normalmente, a instituição adota 3 modalidades, sobre as quais são comentar rapidamente agora.

Monografia

É o tipo de TCC mais comum, utilizado até na pós-graduação. Consiste em uma pesquisa na qual você vai revisar a bibliografia de terminado tema e materiais que já foram produzidos, novidades ou inovações e, a partir disso, fazer sua própria análise. Para isso, você pode pesquisar revistas e artigos científicos, livros, realizar entrevistas, colher dados etc. 

Artigo científico

Dependendo do tema, a monografia também pode se transformar em um artigo científico –– e até ser inserido em publicações da área. Esta modalidade é utilizada quando o aluno vem fazendo algum trabalho de pesquisa científica, por exemplo, associando-se a grupos da própria faculdade ou como resultado da participação de algum estágio.

O artigo científico, enfim, será a divulgação dos resultados e conclusões a que o aluno chegou.

Estudo de caso

O estudo de caso é um dos TCCs mais interessantes. Além da literatura acerca do tema escolhido, você fará pesquisas de campo, para coletar informações que reforcem suas hipóteses ou argumentos.

Algumas das atividades realizadas em um estudo de caso são: pesquisas, levantamento de dados, entrevistas com especialistas e questionários.

Outras modalidades

Conforme o curso ou a metodologia da faculdade, às vezes, você pode encontrar outras modalidades. Por exemplo: um plano de negócios, projeto de inovação e até a construção de algum protótipo para a área.

Quer entender melhor como é o TCC? Então, veja o que se estuda em Agronomia para conhecer um pouco mais sobre a área!

Qual é a estrutura ideal para o TCC de Agronomia?

Antes de qualquer coisa, saiba que não é preciso ficar quebrando a cabeça para formatar seu TCC de Agronomia. Isso porque a faculdade oferece aos alunos uma manual para a realização de trabalhos de conclusão de curso.

Nesse documento, você vai encontrar todas as informações importantes para que seu trabalho fique em conformidade com as normas da faculdade e padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No entanto, existem algumas partes obrigatórias a todo projeto de TCC. Você vê agora quais são elas.

Formatação geral

A formatação deve ser toda padronizada, o que inclui o tamanho da folha, margens, tipo e tamanho de fontes para títulos e textos. Além disso, os seguintes elementos não podem faltar na configuração do trabalho. 

Elementos pré-textuais (precedem a apresentação do TCC)

  • capa;
  • folha de rosto;
  • folha de aprovação;
  • dedicatória;*
  • agradecimentos;*
  • epígrafe;*
  • resumo;
  • lista de ilustrações (gráficos, quadros, tabelas etc.);*
  • listas de abreviaturas e siglas.*

Elementos textuais (desenvolvimento do trabalho)

  • introdução;
  • desenvolvimento;
  • conclusão ou considerações finais.

Elementos pós-textuais (complementam o trabalho após a conclusão).

  • referências bibliográficas;
  • apêndices;*
  • anexos;*
  • glossário.

* Item opcional.

Itens específicos de Agronomia

Em agronomia, devemos ter atenção para os seguintes itens, que são incorporados ou definem melhor à estrutura do trabalho.

Objetivos

Antes de começar o projeto, você deve saber exatamente o que deseja transmitir. Para isso, tenha claros todos os objetivos gerais e específicos, bem como metas para cada etapa.

Metodologia de pesquisa

A metodologia de pesquisa define qual será sua linha de trabalho. É especialmente importante quanto se tratar de um projeto de pesquisa de campo ou trabalho científico, e ajuda você a se alinhar com seu orientador.

Orçamento

É normal que o TCC envolva gastos que se agregam ao valor da faculdade de Agronomia. Então, faça um levantamento dos custos, sobretudo para pesquisas, insumos, materiais, equipamentos e qualquer outra necessidade do seu projeto.

Referências

Toda informação contida no TCC deve ser registrada de acordo com as normas da ABNT. Se houver pesquisas de campo, é importante deixar cópias dessas informações em apêndices para consulta.

12 ideias de temas para o TCC de Agronomia

As áreas de Agronomia são vastas, o que possibilita a escolha de inúmeros temas. Normalmente, os alunos são incentivados a refletir sobre questões agrárias no Brasil e no mundo, a relação entre o mercado e meio ambiente, novas tecnologias, economia e política agrária etc. A partir daí, você escolher o recorte desejado e elege o tema da sua pesquisa.

Para ajudar, confira nossa lista, com ideias de temas para seu TCC de Agronomia:

  • Agricultura brasileira;
  • Agricultura latino-americana;
  • Sustentabilidade no manejo da agricultura;
  • Exportação de produtos agrários;
  • Reforma Agrária;
  • Guerra econômica EUA x China e impactos na produção agrícola nacional;
  • Licenciamentos ambientais;
  • Novas tecnologias para a produção agrícola;
  • Soluções para eficiência no plantio e colheita;
  • Cultivo de alimentos transgênicos;
  • Estratégias agrícolas para impulsionamento do agronegócio;
  • Leis agrícolas e lobby da bancada ruralista no congresso.

Dicas para tirar uma boa nota no TCC de Agronomia

Para terminar, deixamos as dicas abaixo para ajudar você a ter a melhor nota em seu TCC de Agronomia.

Elenque ideias ao longo do curso

Crie uma caixinha de ideias para seu TCC. Pode ser no caderno, no PC ou até no celular. Assim, conforme você vai descobrindo a Agronomia pode anotar sugestões de temas que rendem um bom trabalho. 

Acerte na escolha do orientador

Antes da decisão, é importante apresentar sua ideia a diferentes professores, para saber quais se sentem à vontade com o tema. Ter um orientador pouco familiarizado pode acabar prejudicando seu rendimento no trabalho.

Aproveite a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico

Alguns alunos não entendem para que serve essa matéria, mas Metodologia do Trabalho Científico é a disciplina que vai ensinar o passo a passo para realizar os melhores trabalhos acadêmicos, entender a ABNT e como cada informação deve constar no seu TCC –– citações no corpo do texto, notas de rodapé, bibliografia, registro de pesquisas etc.

Atenção às referências

Esse registro dará um trabalhão se você não se organizar. Então, a cada citação, registre todas as informações da fonte de acordo com as normas da ABNT. Uma dica é abrir um arquivo separado com todas as referências em ordem alfabética, separadas por tipo. 

Tenha um bom planejamento

O TCC pode ser um trabalho muito prazeroso, se o bom e velho planejamento for bem feito. Sendo assim, defina tarefas e prazos para cada etapa, e esforce-se para cumpri-los. Tudo ficará mais difícil se você acumular afazeres e deixar tudo para a última hora.

Tenha sucesso no TCC!

Agora você já sabe como é o TCC de Agronomia. Esperamos que você tenha a melhor experiência neste trabalho, pois ele pode ajudar a impulsionar sua carreira!

Mas, antes de ir embora, uma pergunta: já começou a faculdade? Não? Então, corra e faça já sua inscrição no vestibular da Unopar. Mude seu futuro em alguns cliques!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.