“Contrata-se assistente administrativo” — certamente você já encontrou esse enunciado em muitos lugares por onde procurou oportunidades de emprego, certo? Apesar de a vaga ser bastante frequente e comum, muita gente não sabe o que faz e como funciona a rotina de trabalho desse profissional, acreditando inclusive que é preciso ter curso de Administração para exercer a função.
Pensando nisso, queremos ajudar você a descobrir mais sobre a profissão e ficar por dentro de tudo. Então, se quer se destacar no mercado e conseguir uma boa posição para trabalhar como assistente administrativo, fique de olho neste post até o final! Aproveite a leitura.
O que faz um assistente administrativo?
O assistente administrativo é aquele profissional que se responsabiliza por basicamente todas as demandas administrativas que acontecem no cotidiano de uma empresa. Seu dia a dia pode ser bem dinâmico e recheado de atividades interessantes.
É seu papel:
- auxiliar os gestores nas suas atividades;
- fornecer suporte às necessidades operacionais;
- fazer contato com os clientes e fornecedores;
- gerenciar os documentos recebidos e enviados pela empresa;
- organizar a agenda do seu setor ou gestor;
- controlar as receitas e a aquisição de materiais.
Quais são as suas principais funções?
O assistente administrativo tem uma função de suporte dentro dos departamentos. Por isso, é bastante comum que as empresas estejam sempre com vagas abertas. Apesar de as atividades serem de cunho geral, cada assistente foca o desenvolvimento e a solução das demandas do seu setor específico.
Dito isso, ele pode trabalhar com:
- envio e recebimento de documentos;
- controle das contas;
- elaboração de relatórios;
- emissão de notas fiscais;
- atualização de cadastros e arquivos;
- atendimento ao público e fornecedores;
- otimização dos processos logísticos.
Quais são os conhecimentos necessários?
Um ponto importante para se destacar nessa área é ter o perfil do estudante de Administração, porque assim o aluno desenvolve mais afinidade, curiosidade e interesse nas disciplinas de estudo. Consequentemente, isso o tornará um profissional mais completo.
Além disso, é preciso ter concluído o ensino médio para ter os conhecimentos básicos para exercer sua função. Em alguns casos, é recomendado um curso técnico em Administração e a faculdade na mesma área para quem quer se aprofundar no segmento.
Também é fundamental apresentar alguns conhecimentos e habilidades, tais como:
- organização;
- agilidade e precisão;
- boa atenção e memória;
- saber lidar com números;
- boa comunicação verbal e escrita;
- conhecimento em softwares usados em escritório;
- conhecimento em computadores e impressoras;
- saber usar planilhas em geral;
- conhecer e usar o pacote Office completo.
Quanto ganha um assistente administrativo em média?
De acordo com o site Vagas, o salário médio de um assistente administrativo é de R$ 1.782,00*. No Glassdoor, a média é de R$ 1.800,00*. Esses valores tendem a crescer proporcionalmente à experiência obtida pelo profissional.
Se você acha que a faculdade de Administração é difícil, saiba que o esforço vale a pena. Os profissionais com graduação na área podem ganhar mais do que quem não tem qualquer formação.
É preciso ter faculdade para ser assistente administrativo?
Não é preciso ter Administração em faculdade particular para ser um assistente administrativo. Porém, existem vantagens importantes de contar com o diploma, visto que ele abre portas para ampliar a atuação, ganhar mais e se destacar entre os concorrentes por uma vaga.
É claro que existem outros caminhos, como cursos livres para assistente administrativo e até mesmo os ensinos técnicos. Mas a graduação dará mais credibilidade ao seu currículo, além de abrir portas importantes para futuras especializações.
Agora é com você!
Essa é profissão que pode ser ideal para a sua carreira. Mas lembre-se de que o destaque na área ocorre quando você se dedica à qualificação. Se gostou do que descobriu aqui sobre a carreira de assistente administrativo, que tal começar a se preparar para concorrer às melhores vagas do mercado?
Temos uma boa dica nesse sentido. Faça a sua inscrição no vestibular da Unopar e venha estudar com a gente!
*Sujeito a alterações
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 74
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?