Biomedicina Padrão: o que é e como atuar na área?

estudante de biomedicina

A Biomedicina Padrão é uma das ciências que mais se destaca na área da saúde, conquistando espaço no Brasil e no mundo. Em linhas gerais, ela diz respeito à condução de estudos e pesquisas em campo, fazendo interface entre Biologia e Medicina, como o próprio nome indica.

Em sua vida profissional, o biomédico atua diretamente na pesquisa das doenças dos seres humanos, assim como fatores ambientais e ecoepidemiológicos. O objetivo é encontrar a causa das enfermidades, assim como medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Só por esse breve resumo, já achou a área interessante e com a sua cara? Então, continue com a gente! Entenda o que é a Biomedicina Padrão e como atuar nela da melhor forma!

O que é Biomedicina Padrão?

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, a área surgiu no Brasil em 1966. Hoje, presente em mais de 20 países, a ciência conta com 5 conselhos regionais da classe por aqui, com cerca de 50 mil biomédicos registrados. De acordo com estimativa do órgão, pelo menos 11 mil estudantes estão matriculados nos mais de 220 cursos espalhados pelo país.

Os profissionais de Biomedicina Padrão são responsáveis pelo diagnóstico clínico, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e vacinas, entre outras possibilidades.

Como você pode ver, é uma ciência da saúde estratégica e que precisa de profissionais cada vez mais qualificados. Uma das perguntas comuns por quem deseja atuar na área é quanto ganha um biomédico. A média salarial no Brasil é de R$ 2.641,95*, mas há variação grande de acordo com o estado e seu nível de experiência. Então, vale fazer uma pesquisa para decidir em que cidade trabalhar.

Como trabalhar com Biomedicina Padrão?

Agora que você já sabe o que é Biomedicina Padrão e o salário de um biomédico formado, deve estar se perguntando o que fazer para começar a atuar na área, certo? A primeira dica é investir no curso de Biomedicina, no formato Bacharelado.

Ter a graduação é aspecto inegociável para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Além das competências técnicas, você começa a construir um networking potente, que faz toda a diferença para o desenvolvimento na carreira.

Além de buscar uma formação acadêmica para atuar como biomédico, é essencial procurar vagas na Biomedicina Padrão. Um bom ponto de partida é o Canal Conecta, site exclusivo para alunos Unopar, que indica os melhores candidatos para cada oportunidade de emprego, de acordo com qualificação e exigências de perfil. E melhor de tudo: totalmente gratuito para quem concorre a um cargo.

É importante ter em mente que, para atuar em qualquer área da Biomedicina Padrão, o profissional deve não só ser habilitado para tal, como estar devidamente registrado em seu respectivo Conselho Regional de Biomedicina.

Quais são as principais áreas de atuação?

O profissional com Bacharelado em Biomedicina Padrão pode atuar na realização de estudos e pesquisas clínicas, o que envolve análises clínicas, além de biologia molecular de tecidos humanos, células e fluidos. Também é possível aproveitar a relação entre Biomedicina e Estética para fazer carreira.

Ele está apto para trabalhar também em bancos de sangue, laboratórios, hospitais e fazer concurso para biomédico, atuando em órgãos públicos de saúde. Confira algumas das principais áreas de atuação de um profissional formado em Biomedicina e o que ele pode fazer:

  • coordenar e executar exames de imagem;
  • fazer análise dos resultados de exames clínicos;
  • manipular micro-organismos em biotecnologia;
  • trabalhar com genética forense;
  • fazer análises microbiológicas para empresas da área de saneamento básico e ambiental;
  • atuar em Biomedicina Estética;
  • desenvolver e implementar políticas de saúde pública para combater e prevenir doenças;
  • atuar com pesquisa científica nas áreas de Biologia molecular, células-tronco e nanotecnologia, entre outras opções.

Como é o curso que prepara o aluno para a área?

A faculdade de Biomedicina é ideal para pessoas que têm afinidade com pesquisa avançada, gostam de ler e contam com visão analítica e dinamismo. Isso vale não só para estudar, mas também para compreender o cenário científico como um todo.

O estudante de Biomedicina é alguém que deseja atuar no campo da saúde humana e tem habilidades como concentração, organização e disposição para atuar em ambientes colaborativos. Afinal, o trabalho do biomédico é fruto da colaboração entre diversos profissionais, independentemente da área de atuação.

Um biomédico tem como característica essencial o interesse pela inovação. A busca pelo novo faz parte da sua rotina e é preciso estar sempre atento às principais tendências na área.

Não à toa, o curso de Bacharelado em Biomedicina Padrão conjuga disciplinas voltadas para a área de Ciências Biológicas com aspectos práticos da profissão, como práticas de laboratório.

Biomedicina na Unopar

O curso de Biomedicina aqui na Unopar oferece para os alunos conhecimentos sobre ciências moleculares e morfofuncionais. Além disso, há a Biotecnologia e outros conteúdos que tornam o estudante apto a trabalhar no estudo da saúde de humanos, animais e plantas.

Na grade curricular da faculdade de Biomedicina, há matérias como Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia, Anatomia e bases moleculares. No ciclo profissionalizante, os estudos se desenvolvem tecnicamente para executar práticas laboratoriais e outras atividades ligadas à profissão.

Na Unopar, o curso de Biomedicina Padrão é um Bacharelado, com duração de 8 semestres. Você pode fazer na modalidade de ensino presencial e EAD no semipresencial. Nessa segunda opção, a flexibilidade para estudar no horário mais conveniente para sua rotina é a principal vantagem.

A metodologia Unopar é pioneira no país e reconhecida pelo MEC como referência para educação a distância. Os diplomas do curso presencial e EAD têm o mesmo valor.

Caso opte pelo curso de Biomedicina EAD, é possível escolher polo de apoio presencial na cidade que você preferir. Nessa estrutura, o aluno EAD da Unopar pode assistir a aulas ao vivo e interagir com o professor em tempo real.

Também há atividades no momento em que você estuda conteúdos vinculados à disciplina, com o apoio de um tutor formado e especializado na área. As atividades não presenciais são realizadas na sala de aula virtual, especialmente desenhada para a sua formação.

Quer se tornar um profissional bacharel em Biomedicina Padrão? Então, não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo para fazer sua prova online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content