O que é a carga horária de estágio? Como cumpri-la?

carga horaria de estagio

Você sabe por que o estágio é tão importante quando a gente está na faculdade? Bem, se as atividades curriculares proporcionam os conhecimentos necessários para a sua vida profissional, é nessa experiência que você vai ver a aplicação prática de tudo isso, ao ter contato com o cotidiano de profissionais atuantes na sua área.

Porém, para ser realizada com sucesso, essa etapa tem uma série de regras, entre as quais está a carga horário de estágio. Vamos entender como ela funciona? Prossiga conosco nesta leitura.

O que é a carga horária de estágio?

Para falarmos sobre a carga horária de estágio, em primeiro lugar, você deve saber que existe uma série de normas para regular o que é essa atividade, os direitos e os deveres de cada parte envolvida (contratante e contratado) e, principalmente, proteger os estudantes de empresas que vejam no estagiário uma possibilidade e conseguir mão de obra barata sem vínculo empregatício. Trata-se da lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que ficou conhecida como Lei do Estágio.

O Ministério da Educação (MEC) estabelece que alguns estudantes universitários precisam cumprir obrigatoriamente um mínimo de horas com atividades práticas da vida profissional, ou seja, o chamado estágio obrigatório. Porém, também considera o não obrigatório, em que o aluno escolhe se deseja realizar.

A seguir, vamos explicar resumidamente as diferenças e o limite da carga horária no estágio obrigatório e não obrigatório. Confira!

Estágio obrigatório

Este é definido de acordo com o projeto pedagógico de cada graduação e se trata de uma exigência para a obtenção do diploma da faculdade. A carga horária de estágio obrigatório varia conforme a ementa do curso, e seu cumprimento acontece como se fosse uma disciplina comum. Veja as características:

  • normalmente tem a duração de um semestre, mas a carga horária pode ser distribuída ao longo do curso e durar até 2 anos;
  • estágio supervisionado pela faculdade;
  • é requisito para conclusão do curso;
  • a empresa contratante não é obrigada a oferecer qualquer tipo de auxílio ao estagiário;
  • é obrigatória a concessão de 30 dias de férias após 12 meses de serviços prestados.

Estágio não obrigatório

Como o próprio nome diz, trata-se de um estágio optativo e os créditos não contam para a obtenção do diploma. Porém, é uma excelente oportunidade de ingresso em uma grande empresa. Suas características são:

  • como atividade opcional, tem a carga horária acrescida a obrigatória;
  • a duração máxima permitida é de 2 anos, podendo ser estendida no caso de portadores de deficiência;
  • é um estágio remunerado, embora não exista piso salarial. O contratante deve oferecer bolsa-auxílio ou outra forma de contraprestação e vale-transporte, conforme acordo entre as partes;
  • não há vínculo empregatício;
  • é obrigatória a concessão de 30 dias de férias remuneradas, após 12 meses de serviços prestados.

Como é organizada a carga horária de estágio?

O limite da carga horária de estágio, tanto no obrigatório quanto no não obrigatório, é estipulado na legislação da seguinte maneira:

  • máximo de 6 horas por dia, totalizando 30 horas semanais: adotada na educação superior e profissionalizante em nível médio;
  • máximo de 8 horas por dia, totalizando 40 horas semanais: jornada válida desde que não prejudique o comparecimento às atividades presenciais da faculdade e esteja de acordo com o projeto pedagógico do curso;
  •  o estagiário tem direito a sair mais cedo em época de provas.

Quais são as melhores dicas para cumpri-la?

Agora, veja como conciliar a carga horária de estágio e as atividades curriculares, a fim de cumprir tudo de maneira mais tranquila, evitando estresse e baixo rendimento.

Tenha um boa gestão de tempo

Quando temos muitas atividades a cumprir, a gestão do tempo é uma estratégia fundamental. Além de criar um bom planejamento da sua rotina de estudos e estágio, você deve fazer o esforço de dar conta de tudo aquilo que precisa nos momentos estipulados.

Para tanto, evite distrações excessivas, não fique nas redes sociais ou em jogos e valorize seu horário de descanso. Dessa forma, você verá como seu tempo renderá mais e as atividades serão cumpridas mais facilmente.

Teste Vocacional Rápido

Se você já trabalha, mas precisa cumprir horas de estágio obrigatório, sua atenção deve ser redobrada. Confira neste outro texto as dicas que trazemos para conciliar estágio e trabalho. Com certeza, elas vão ajudar muito!

Mantenha o estudo em dia

Outro ponto importante em seu planejamento é reservar algum tempo diário para os estudos. A quantidade de horas será definida conforme as demandas do seu curso e dificuldades encontradas em cada disciplina.

O mais importante é que o estágio não prejudique a regularidade dos estudos –– do contrário na época de provas será muito mais difícil encontrar a concentração e ativar a memória necessária para a avaliação dos conteúdos.

Caso seu estágio aconteça em período integral, uma dica é destinar horários ociosos aos estudos, por exemplo, durante os trajetos e no horário de almoço. Se for possível, tente gravar as aulas e acessar conteúdos da plataforma para ouvir sem seu celular.

Evite a procrastinação

Sabe aquela expressão popular “empurrar com a barriga“? Isso é procrastinação, ou seja, deixar tarefas importantes para depois e, quando você notar, já terá acumulado um monte de atividades e não saberá mais por onde começar.

Crie um compromisso com você e torne a organização do seu dia a dia um hábito. Para isso, reconheça seus momentos de maior produtividade e aceite que precisa descansar ou ter horas de lazer. Dessa maneira, você evita que a preguiça tome conta da sua rotina e cumprir com as tarefas será muito mais prazeroso.

Como conseguir um bom estágio?

Ter atenção às oportunidades de estágio é fundamental para que você se inscreva no processo seletivo certo. Um bom começo é ficar de olho nas parcerias que a coordenação do seu curso faz com empresas e instituições. Nesses casos, é bem comum que as faculdades indiquem alunos ou que eles tenham prioridade nas inscrições.

Além disso, vale a pena participar de perfis e comunidades nas redes sociais voltados a estagiários, bem como cadastrar seu currículo nos sites das empresas que oferecem programas de estágio e trainee.

Faça ainda um perfil em portais de empregabilidade, como o Canal Conecta, que não somente reúne as melhores oportunidades em empresas, mas também procura conectar candidatos e vagas de características similares. Tudo para que você seja direcionado aos processos seletivos que tenham a ver com seus interesses pessoais e profissionais.

Busque diferenciais na carreira!

Esperamos que este post tenha auxiliado você a entender o que é e como funciona a carga horária de estágio. Se você chegou até aqui, possivelmente esteja pensando em começar uma graduação.

Já escolheu seu curso? Então, não vá embora sem se inscrever agora mesmo no vestibular da Unopar. Comece sua trajetória rumo ao sucesso profissional em um clique!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content