Carreira em RH: o que é preciso para alcançar o sucesso?

profissionais de rh

Não são poucas as pessoas que pensam em trilhar a carreira em RH, mas têm muitas dúvidas se contam ou não com os conhecimentos e habilidades necessários para alcançar o sucesso. Você se identificou? Então, fique tranquilo! Neste post, vamos mostrar tudo o que é preciso para se sair bem na promissora área de Recursos Humanos, que conta com salário médio de R$ 3.363,87* para nível de analista.

O primeiro passo nesse sentido é entender que o setor de RH tem papel muito relevante em uma empresa. Afinal, a área é guardiã do que uma organização tem de mais valioso: suas pessoas. Não é à toa que, para se sair bem como profissional de Recursos Humanos, não basta ter um currículo diferenciado e alguma experiência. É preciso ser treinado e capacitado.

Pronto para saber mais sobre esse assunto? Então, confira o que você precisa para ter uma carreira em RH de sucesso!

Conte com uma formação de qualidade

Não tem conversa: um passo indispensável para quem quer ter uma trajetória de sucesso na gestão de RH é buscar uma formação de qualidade. Fazer a graduação em uma faculdade reconhecida no mercado e que ofereça a estrutura necessária para o desenvolvimento dos alunos faz toda a diferença no currículo.

Na hora de escolher um candidato para uma vaga em RH, o recrutador não apenas avalia sua experiência profissional. Também vê se a pessoa tem os conhecimentos técnicos necessários para desempenhar as funções do cargo.

Por isso, quem conta com uma formação em uma instituição de ensino reconhecida já sai na frente. Afinal, isso é garantia de que ele teve acesso a disciplinas essenciais para o bom desempenho na área, como gestão de pessoas, mediação de conflitos, saúde e segurança do trabalho.

Aqui na Unopar, você tem tudo isso e muito mais! Além de professores altamente qualificados e uma infraestrutura completa para seu aprendizado, ainda conta com:

Desburocratize os processos

Entre as atribuições de um profissional do RH estratégico está fazer a ponte entre funcionários (ou potenciais colaboradores, no caso de Recrutamento e Seleção) e a empresa. Por ser uma área que existe, essencialmente, para servir outros departamentos da organização, é importante que tente, ao máximo possível, simplificar processos para tornar o dia a dia mais fácil para todos.

Um bom profissional está sempre em busca de soluções para tornar a vida do funcionário e do candidato a uma vaga mais fácil. Assim, consegue aumentar a satisfação e qualidade de vida no ambiente de trabalho, além de reforçar a imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Aprenda a lidar com críticas

Um profissional de RH é responsável pela interface da empresa com seus funcionários. Nesse papel de mediador, é natural que o representante escute muitas insatisfações dos profissionais pelos motivos mais diversos –– que vão de aumento de salário a problemas com benefícios.

Para sustentar a convivência nesse cenário com a maior tranquilidade possível, é importante que quem atua na gestão de RH aprenda a lidar com críticas. Além de desenvolver competências profissionais requisitadas pelo mercado, como inteligência emocional, também deve acumular experiência em empresas diversas para reforçar essa habilidade.

Se você está em busca de novas oportunidades profissionais para expandir seus conhecimentos e habilidades em RH, não deixe de acessar o Canal Conecta. Esse serviço exclusivo para alunos Unopar encontra o candidato ideal para cada vaga de acordo com seu perfil e qualificações.

Saiba se comunicar com eficiência

Atuar com gestão de RH passa por estar constantemente em contato com funcionários e candidatos de processos seletivos da empresa. Então, como você pode imaginar, saber se comunicar com eficiência é habilidade indispensável!

É importante não só transmitir as mensagens com clareza, mas também falar a língua de cada funcionário, independentemente do nível hierárquico. Dessa forma, é possível evitar ruídos na comunicação.

Agir com transparência é outro cuidado importante. O profissional de RH deve buscar ser o mais didático possível com funcionários e candidatos –– principalmente em tópicos que costumam gerar atritos, como plano de cargos e salários, promoções e benefícios.

Tenha empatia

Saber se colocar no lugar do outro, buscando entender a forma como ele pensa e sente, é uma habilidade indispensável para um profissional de RH. Por lidar diretamente com os recursos humanos da empresa, esse funcionário deve buscar sempre desenvolver a empatia e analisar cenários também do ponto de vista do outro lado.

Faz parte do dia a dia do profissional de RH lidar com situações complexas e delicadas, como assédio moral, sexual, doenças e violência doméstica. É importante, antes de tudo, ser humano e dar voz e espaço à pessoa que está na sua frente.

Desenvolva capacidade analítica

É inegável que a carreira em RH de sucesso é muito pautada por habilidades pessoais e domínio de temas como cargos, salários e treinamento. No entanto, para ser um profissional eficiente nesse departamento, também é importante garantir o desenvolvimento da sua capacidade analítica.

Afinal, cada vez mais, as empresas tomam decisões baseadas em dados. Com o RH não é diferente. Por isso, não deixe de estudar também sobre áreas como Business Intelligence (BI) e buscar adquirir conhecimentos sobre indicadores comuns em RH, como turnover, absenteísmo, retenção de talentos e produtividade.

O profissional de RH que consegue unir habilidades pessoais com a capacidade de coletar e analisar dados já sai na frente em relação aos outros. Por isso, busque cursos complementares e, sempre que possível, leia sobre as tendências da área de Recursos Humanos para se manter informado e alinhado.

A carreira em RH exige não só o domínio de habilidades, conteúdos e tendências da área. Para ter sucesso ao seguir esse caminho na vida profissional, é importante reciclar seus conhecimentos frequentemente. Dessa forma, você garante que está sempre atualizado com o que há de mais novo no mercado de trabalho.

Quer dar um dos primeiros passos para se tornar um profissional de RH de sucesso? Então, se inscreva no curso de Gestão de Recursos Humanos da Unopar e faça sua prova online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.