Devo fazer Letras? Veja pontos importantes

estudantes de letras

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como fazer Letras, principalmente pelo fato de esse ser um curso com várias ramificações. Além da Língua Portuguesa, as línguas modernas, como inglês e espanhol, são opções para o estudante que busca um curso superior repleto de aprendizados e de oportunidades no mercado de trabalho.

É mais comum que a sua busca pela Licenciatura tenha como objetivo a atuação na sala de aula. Porém, essa não é a única alternativa de emprego do curso de Letras, já que o graduando será preparado para trabalhar com revisões, tradução, produção de conteúdo, entre outras funções desse profissional.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como fazer Letras, além de outras informações valiosas.

Quais são as principais atividades do profissional de Letras?

Para quem ainda não sabe como é fazer Letras, destacamos que essa é uma Licenciatura focada nos aspectos linguísticos e literários das línguas. Existem faculdades com a oferta de cursos específicos para a língua portuguesa. Aqui na Unopar é assim. Você também pode complementar a sua formação com um segundo idioma.

Independentemente do grau acadêmico, o letrólogo, como também é conhecido o professor de línguas, poderá atuar em diferentes áreas. Veja a seguir!

Ensino

A formação docente deve oferecer aos licenciandos uma base teórica, científica e prática, para que eles desenvolvam atividades dentro da sala de aula. Com a faculdade de Letras, é possível atuar:

  • em escolas públicas e particulares no ensino fundamental e médio;
  • nos cursinhos pré-vestibular ou para concursos;
  • no ensino de línguas estrangeiras em cursos de idiomas;
  • oferecendo aulas particulares e de reforço etc.

Interpretação e Tradução

Disciplinas como Análise do Discurso, Semiótica e Linguística textual preparam o profissional de Letras para outros setores do mercado de trabalho. Elas são bases para a interpretação de diferentes textos, entre eles as leis.

Já na tradução, você precisa manter a ideia do texto original. Isso significa que não é adequado entregar uma tradução literal, porque a interpretação também fará parte do conteúdo escrito em outra língua.

O conhecimento aprofundado da língua estrangeira é essencial. Por isso, vale a pena conhecer aspectos linguísticos, históricos e de formação dos idiomas.

Revisão

O profissional de Letras está apto para trabalhar com a revisão de diversos conteúdos escritos, desde textos jornalísticos até trabalhos acadêmicos. Mais do que a análise gramatical, as inadequações linguísticas, a coesão e coerência são essenciais para um texto bem escrito. Nesse sentido, o revisor tem papel fundamental para um melhor desempenho.

Produção textual

Como vimos, um letrólogo é capaz de escrever textos adequados aos aspectos gramaticais e linguísticos. As aulas de produção textual, sociolinguística e semântica, unidas aos conhecimentos de mundo e das artes compartilhados nas disciplinas literárias, contribuem para uma gama de conhecimentos que o capacita a escrever textos dos simples aos complexos.

Quais são os pontos importantes para cursar a faculdade de Letras?

“Mas o que é preciso para fazer Letras?”, você pode se perguntar. Da mesma maneira que o engenheiro precisa ter o gosto pelos números, o letrólogo, linguista ou simplesmente professor de línguas deve apreciar as palavras, além de contar com outros pré-requisitos. Confira!

Formar-se no ensino médio

Para dar início a um curso superior, é preciso se formar no ensino médio. Aliás, esse é o pré-requisito para começar a sua carreira de sucesso em qualquer área. Afinal, só assim será possível ir para a próxima fase, que é a da graduação.

Nessa etapa, você pode reparar em algo bem interessante. Durante todos os anos do ensino básico, você terá aulas de português e até de idiomas estrangeiros e a Literatura, não é? Só por aí já dá para notar como o profissional de Letras é importante na formação de especialistas para o mercado!

Gostar de ler e escrever

O gosto pela escrita e pela leitura pode aumentar durante a faculdade, mesmo que você ainda não tenha isso muito desenvolvido. Além de conhecer as obras literárias mais importantes para a Literatura Brasileira, Inglesa ou Espanhola, entre outras, os professores costumam passar textos bases para a discussão de teorias nas aulas.

Ter boa comunicação

A comunicação é característica primordial se você quer ser professor, principalmente se sua decisão é pela faculdade de Letras. Isso porque será necessário transmitir conhecimentos de forma direta e compreensível para potencializar o aprendizado dos alunos. Mas para outras atuações também, como a tradução simultânea.

Ser concentrado

As leituras exigem uma dose extra de concentração — ainda mais se você optar pela Letras EAD, em que os textos são frequentes. Você sabe como funciona Licenciatura EAD? Essa é uma modalidade de ensino com alta flexibilidade, ideal para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Como escolher a faculdade certa?

Vimos algumas características comuns aos estudantes de Letras. Porém, também é importante considerarmos requisitos para a faculdade. Por ser uma Licenciatura com alto índice de vagas e salários a partir de R$ 2.888,24*, é essencial escolher uma faculdade de qualidade.

A garantia da qualidade no ensino se dá em vários aspectos, como a adaptação da grade curricular às diretrizes do BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ainda há a variedade de opções.

Aqui na Unopar, você pode fazer o curso semipresencial ou estudar em casa de forma 100% online, na modalidade de ensino EAD. É possível ainda optar entre Letras Português, Letras Português e Inglês e Letras Português e Espanhol (este último disponível apenas a distância).

Além de benefícios exclusivos, como o Canal Conecta, você tem avaliação continuada e um acompanhamento personalizado aqui na Unopar. O professor online estará disponível para dúvidas e discussões sobre as obras e teorias.

Gostou de conhecer a faculdade de Letras? Além da área da educação, o mercado tem demanda desse profissional em assessoria cultural, editoração, crítica literária, produção e revisão de material didático. Uma gama de oportunidades para quem gosta do dia a dia escolar, mas também está apto a atuar em outros setores.

Agora que você já sabe como fazer Letras, o próximo passo é encontrar a faculdade certa. Quer saber como entrar na faculdade e ter uma carreira de sucesso? Inscreva-se em nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.