Quais são as oportunidades de concurso para Fisioterapia?

concurso para fisioterapeuta

Se você está pensando em fazer o Bacharelado em Fisioterapia, é porque procura uma profissão com boa empregabilidade e uma atuação que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, não é? Agora, se você quiser somar a esses atrativos uma excelente estabilidade e benefícios diferenciados, é uma boa ideia considerar a carreira pública.

Para seguir por esse caminho, você precisa prestar um concurso para Fisioterapia. Com a aprovação, é possível trabalhar em órgãos municipais, estaduais e federais, nas Forças Armadas, em hospitais públicos e muito mais. Quer saber sobre essa possibilidade de carreira? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Quais são as principais oportunidades em Fisioterapia?

Abaixo, veja algumas das principais possibilidades de atuação para fisioterapeutas no setor público!

Hospitais públicos

Para quem curte a Fisioterapia Hospitalar, procurar concursos para hospitais públicos é uma boa opção. Eles podem ser administrados pelo município, estado ou Governo Federal. Em geral, fisioterapeutas hospitalares trabalham em equipes multidisciplinares, com o diagnóstico e o tratamento de pacientes.

Lembrando que, para trabalhar em hospitais particulares ou clínicas médicas, o fisioterapeuta não precisa prestar concurso público, apenas participar do processo seletivo regular. Aqui na Unopar, nossos alunos têm acesso a diversas vagas exclusivas de estágio ou emprego no Canal Conecta, nosso portal da empregabilidade.

Unidades Básicas de Saúde

Nas unidades básicas de saúde, o trabalho do fisioterapeuta pode ser tanto ambulatorial como preventivo. Assim, o profissional realiza o atendimento de pacientes em processo de reabilitação física, além de participarem de programas de ação social e educativa junto à comunidade.

Conselho Regional de Fisioterapia

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) também abre vagas em concurso de Fisioterapia. Alguns dos cargos comuns são o de agente fiscalizador e a checagem de credenciamentos, com possibilidade de trabalho em filiais do órgão espalhadas por todo o Brasil.

Forças Armadas

Outra boa opção de concurso público de Fisioterapia é nas Forças Armadas. A Aeronáutica, o Exército e a Marinha precisam de profissionais dessa área para dar assistência a militares em programas de condicionamento físico ou no atendimento de pacientes lesionados. Trata-se de uma das oportunidades com melhores rendimentos!

Entidades sem fins lucrativos

Entidades sem fins lucrativos também podem organizar concursos públicos para contratação de fisioterapeutas. É o caso, por exemplo, das chamadas entidades paraestatais, que funcionam com recursos públicos e privados e têm como objetivo oferecer serviços socioculturais às comunidades.

Encaixam-se nessa classificação o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Social da Indústria (SESI). Ambos contam com serviços de fisioterapia oferecidos à comunidade em geral e aos associados, geralmente, de caráter mais educativo e preventivo.

Instituições de ensino

Caso você se interesse pelo setor educacional, uma boa pedida é prestar um concurso em Fisioterapia para dar aulas em instituições de ensino superior estaduais ou federais. Nesse caso, trata-se da carreira acadêmica, em que o profissional exerce a função de docente e pesquisador. Em geral, são exigidos mestrado e doutorado na área.

Órgãos nacionais

Por fim, o profissional também pode entrar na carreira pública em órgãos nacionais, como Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Economia.

Teste Vocacional Rápido

Quais são as vantagens da carreira pública?

Várias oportunidades boas esperando os recém-formados, concorda? Então, vamos reforçar as vantagens da carreira pública em Fisioterapia. Ingressar nesse setor é sinônimo de:

  • estabilidade — de acordo com a Constituição Federal (Art. 41), após os 2 primeiros anos de trabalho, o servidor público só pode ser demitido em casos extremos;
  • benefícios diferenciados — os cargos públicos são conhecidos por oferecerem benefícios atrativos para os servidores, como licença-maternidade expandida, bônus salarial, bons planos de saúde etc.;
  • carga horária reduzida — se a jornada média no setor privado é de 44 horas semanais, no setor público, costuma ficar entre 20 e 40 horas semanais;
  • salários atrativos — além disso, é comum que os rendimentos no setor público sejam acima da média do setor privado. A média salarial do Fisioterapeuta é de R$ 4 mil*, a depender da experiência do profissional, mas pode chegar perto dos R$ 10 mil* em algumas áreas do setor público, como nas Forças Armadas.

Como é feito o ingresso na carreira pública?

A carreira pública é bastante almejada e, por isso mesmo, os cargos podem ser concorridos. Para conseguir uma colocação, o profissional precisa ser aprovado em um concurso de Fisioterapia. Trata-se de um processo seletivo que normalmente consiste em provas extensas de conhecimentos teóricos e técnicos, que podem incluir:

  • questões objetivas e discursivas;
  • avaliação de títulos;
  • provas orais;
  • testes de aptidão física e mental, quando necessário para o cargo.

O concurso público se diferencia de um processo seletivo de empresas privadas, pois dispensa entrevistas, dinâmicas de grupo e outras avaliações do perfil profissional. Isso quer dizer que apenas a sua bagagem de conhecimentos na área conta: quanto melhor a pontuação no certame, maiores as chances de conseguir o cargo.

Como se preparar para um concurso em Fisioterapia?

Para se preparar para um concurso de Fisioterapia, é preciso estudar bastante. Afinal, as provas costumam exigir um conhecimento amplo da área. O primeiro passo é pesquisar tudo sobre Fisioterapia e ingressar em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para conseguir um registro no CREFITO.

Com o diploma em mãos, selecione o edital de seu interesse e leia tudo com muita atenção — por lá, constam todas as informações importantes, como as datas de prova, a titulação exigida e os conteúdos cobrados. Depois, vale a pena montar um plano de estudos para revisar as matérias de Fisioterapia com cuidado.

Afinal, por que planejar sua carreira pública desde já?

Se você pretende seguir a carreira pública em Fisioterapia, vale a pena se preparar desde o início da graduação. Ter um planejamento de curto, médio e longo prazo faz toda a diferença, visto que os concursos públicos exigem uma dedicação diferenciada por parte do profissional.

Assim, preocupe-se desde já com a escolha de uma instituição de ensino de qualidade. Preste atenção na avaliação do MEC e observe os diferenciais da faculdade. Aqui na Unopar, o estudante tem uma formação completa e com metodologia inovadora.

Além disso, nossos alunos contam com uma infraestrutura repleta de inovações tecnológicas para um ótimo preparo teórico e prático para a profissão. Sem contar que o curso pode ser feito no presencial ou semipresencial (modalidades de ensino a distância, com atividades presenciais), o que dá mais flexibilidade ao estudante.

Por fim, ao estudar aqui com a gente, você recebe um desconto exclusivo na LFG, uma referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos! Assim, seu sonho de seguir a carreira pública em Fisioterapia estará ainda mais perto.

Comece o seu futuro agora!

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre a carreira pública e as portas que um concurso para Fisioterapia pode abrir? Como você viu, esse tipo de processo seletivo considera sobretudo o conhecimento teórico e técnico do profissional. Por isso, a qualidade da sua formação é decisiva.

Então, dê o primeiro passo ainda hoje: inscreva-se no vestibular da Unopar e comece a sua graduação em Fisioterapia!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content