O que é o curso de Estética e Cosmética? Vale a pena?

curso de Estética e Cosmética

Desconto nota do Enem

O curso de Estética e Cosmética é uma graduação que capacita profissionais para promover qualidade de vida por meio de procedimentos estéticos e terapias alternativas para o rosto, corpo e cabelos. Durante a formação, você ainda aprende sobre a Cosmetologia aplicada à Estética.

O melhor de tudo é a área ser bem promissora e diversificada. Afinal de contas, o Brasil ocupa o lugar de terceiro maior mercado de beleza do mundo, e o profissional pode atuar com visagismo, depilação, cuidados pré e pós-cirúrgicos, maquiagem, massagem, aromaterapia e por aí. Sabe o que isso quer dizer? Significa que não falta trabalho para quem tem formação na área.

Se interessou pelo curso Tecnólogo de Estética e Cosmética e quer saber mais sobre ele? Continue a leitura que explicamos tudo sobre o assunto!

Como é o curso de Estética e Cosmética?

É um curso que forma profissionais especialistas na promoção de saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida. Vale ressaltar que o Tecnólogo é um curso superior com diploma tão válido quanto os formatos Bacharelado e Licenciatura, viu?

Mas olha: é bom não confundir com curso técnico. Para ingressar no Tecnólogo — assim como no Bacharelado e na Licenciatura —, é necessário ter concluído o ensino médio, combinado?

A principal característica do Tecnólogo é que ele é mais prático. O objetivo é formar profissionais prontos para o mercado de trabalho, uma vez que os conteúdos são bem específicos com técnicas e métodos aplicados para ajudar a desenvolver habilidades e competências necessárias para atuar com Cosmética e Estética.

Por causa dessa pegada de “mão na massa”, esse tipo de curso costuma chamar a atenção de quem já tem certeza do que quer fazer na vida. Sabe aquela amiga que adora maquiar as outras para ir para um evento? Agora, pensa naquele colega que faz uma massagem relaxante.

Se essa pessoa é você, já encontrou o curso certo! É claro que não é uma regra. Pessoas com simpatia pelo segmento podem fazer a graduação e aprender todas as técnicas por trás de tratamentos estéticos.

Aqui na Unopar, o curso de Estética e Cosmética é oferecido na modalidade EAD semipresencial. Isso significa que a carga horária é cumprida com atividades a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e também no polo de apoio presencial.

Funciona assim: algumas vezes por semana, você precisará se deslocar para a faculdade para assistir às aulas ao vivo — com o professor na sala ou por meio de videoconferência —, fazer atividades práticas em laboratórios, interagir com os colegas, tirar dúvidas com os professores e tutores etc. A presença é obrigatória e, para aprovação, é necessário ter frequência mínima de 50% em cada uma das matérias.

Nos demais dias da semana, as atividades são feitas de casa mesmo pela internet por meio do AVA. Tem videoaulas com links de leituras complementares, fóruns de discussão, produção de texto etc. O comprometimento também é indispensável, e você pode reprovar na disciplina se não entregar os trabalhos e não passar nas avaliações.

O que se aprende no curso de Estética e Cosmética?

Tudo que envolve o planejamento, elaboração e a prática de intervenções com o objetivo de resolver as demandas dos clientes em relação à estética facial, corporal e capilar. Você aprende, ainda, como manipular equipamentos específicos da área, regras de biossegurança, composição dos cosméticos e como escolher produtos de acordo com cada tipo de pele ou cabelo.

Apesar de a gente falar tanto em beleza por aqui, é bom lembrar que os procedimentos mexem com a autoestima do ser humano e têm potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por isso que o curso também aborda assuntos como Psicologia aplicada à saúde, efeitos emocionais e imagem pessoal.

Têm até aulas de empreendedorismo para quem pretende abrir o próprio negócio ou trabalhar na gestão de centros estéticos. Olha só o que mais se encontra na grade curricular de Estética e Cosmética:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Cosmetologia Estética;
  • Microbiologia Básica;
  • Química;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório;
  • Imagem Pessoal e Visagismo: Design de Sobrancelha, Técnicas de Maquiagem, entre outros;
  • Recursos Cosméticos Aplicados à Estética;
  • Técnicas de Massagem Facial: Drenagem Linfática, Massagem de Rejuvenescimento, e Massagens Clássicas;
  • Técnicas de Massagem Corporal: Drenagem Linfática, Massagem Modeladora, Massagem com Pedra Quentes e outras clássicas;
  • Cosmetologia Aplicada nas Disfunções Estéticas;
  • Métodos Aplicados à Estética Corporal: Avaliação Corporal, Renovação da Pele, Tratamentos de Criolipólise e Heccus;
  • Métodos Aplicados à Estética Facial: Avaliação Facial e Procedimentos como Limpeza de Pele;
  • Recursos Estéticos Manuais, como Massagem Redutora;
  • Terapias Alternativa e Qualidade de Vida: Aromaterapia, Cromoterapia, Geoterapia, Massagem Ayurveda e Técnicas de SPA;
  • Primeiros Socorros;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Facial: Tratamento de Manchas com Peelings Físicos e Químicos;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Corporal;
  • Técnicas Aplicadas à Estética Capilar: Saúde do Couro Cabeludo, Técnicas de Visagismo Capital e Cosméticos Aplicados à Saúde do Cabelo;
  • Técnicas Orientais Aplicadas à Estética: Auriculoterapia, Quick Massage e Shiatsu;
  • Bioética e Biossegurança;
  • Cosmetologia Aplicada nas Intervenções Estéticas: ativos permitidos para gestantes, produtos indicados para estética corporal e facial, além de prática na clínica em imagem pessoal;
  • Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Facial e Corporal: Tratamento Contra Acne e Envelhecimento, Mecanismos de Hidratação, Cuidados com Estrias, Estudo do Impacto da Gestação na Estética Corporal, entre outros;
  • Estética Aplicada nas Intervenções Médicas Corporais e Faciais: Tratamento Pré e Pós-cirúrgico.

O curso traz as novidades do mercado e conta com estágio supervisionado em prática clínica. O objetivo é fazer com que você aprenda, na prática, como executar todos os protocolos estéticos com eficiência, segurança e higiene

Outro diferencial da formação é o projeto integrado em saúde e beleza. Essa disciplina explica sobre a administração e gestão de feiras de serviços de estética, beleza e SPA.

Qual é a diferença entre Estética e Cosmética?

A Cosmetologia é uma área da ciência farmacêutica que estuda ativos e formulação de cosméticos. Ou seja, produtos de skincare, fotoprotetores, máscaras capilares, loções de massagem etc. O desenvolvimento dessas e outras mercadorias têm a mão de especialistas.

Já o profissional de Estética é responsável por procedimentos de saúde e beleza corporal, facial e capilar. Mas vamos combinar que todos os tratamentos estéticos precisam da ajuda dos cosméticos, não é mesmo?

No curso de Estética e Cosmética, o aprendizado sobre Cosmetologia está mais voltado para o uso dos cosméticos, e não para o desenvolvimento. Afinal de contas, o profissional precisa interpretar formulação, identificar ativos e saber utilizá-los conforme as necessidades de cada cliente. É por isso que, apesar das diferenças, são segmentos que andam de mãos dadas.

Em quanto tempo me formo em Estética e Cosmética?

Aqui na Unopar, o curso de Estética e Cosmética Tecnólogo tem carga horária total de 2.600 horas distribuídas ao longo de 7 semestres. Isso significa que em apenas 3 anos e meio você já estará com o diploma nas mãos.

Como já explicamos, os cursos Tecnólogos são bem mais específicos e direcionados. Logo, todas as aulas têm relação direta com o dia a dia de trabalho de um esteticista. É por isso que dá para formar mais rápido — mas sem perder a qualidade, é claro.

Outra vantagem dos cursos de curta duração é o baixo investimento. A lógica é simples: se você vai estudar por menos tempo, terá menos mensalidades para pagar.

Qual é a média salarial do profissional formado em Estética e Cosmética?

Um esteticista contratado em regime CLT ganha, em média, R$ 1.563,31 *. No entanto, é bom lembrar que o mercado de Estética e Cosmética é gigantesco.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2018, foram feitas mais de 1,7 milhões de cirurgias plásticas no país. Desse total, cerca de 60% corresponde a intervenções estéticas, incluindo a lipoaspiração. O esteticista entra nesse contexto no pré e pós-cirúrgico com drenagens linfáticas para acelerar a cicatrização, reduzir edemas e as dores.

O profissional ainda pode trabalhar com maquiagem, design de sobrancelhas, visagismo, imagem pessoal, treinamentos, consultorias, assessoria sobre cosméticos, pesquisas e por aí vai. Sendo assim, o salário pode variar conforme o ramo de atuação.

Outra boa notícia é que, conforme você ganha experiência, se especializa e domina técnicas inovadoras, a tendência é que a remuneração aumente. Após terminar Estética e Cosmética, por exemplo, você pode escolher uma segunda graduação e investir no curso de Embelezamento e Imagem Pessoal para adquirir novos conhecimentos da área. Que tal?

Qual é o preço do curso de Estética e Cosmética?

Os valores dos cursos da Unopar dependem de vários fatores como localização, modalidade e turno. De toda forma, eles são bem acessíveis. Com mensalidades a partir de R$ 399,90*, é possível se formar em Estética e Cosmética.

O legal é que se trata de uma faculdade semipresencial, que nada mais é que uma graduação que mescla as atividades presenciais com as virtuais. Por ser uma modalidade EAD, os valores são mais em conta se comparado ao totalmente presencial.

Mas não é só nas mensalidades que você economiza não, viu? Como não é necessário se deslocar até o polo de apoio todos os dias, é possível gastar menos com alimentação fora de casa e transporte.

Quais são as possibilidades de descontos e bolsas para estudar na Unopar?

Que o curso tem preço bem acessível você já percebeu, não é mesmo? No entanto, um abatimento a mais na mensalidade não faz mal nenhum, certo? Aqui na Unopar nós oferecemos diversos tipos de bolsas que garantem descontos bem generosos. Confira se você se encaixa em alguma das alternativas a seguir.

Convênio Empresa

Funcionários de empresas conveniadas à Unopar ganham descontos em todos os semestres. O benefício é estendido aos dependentes do colaborador, como marido, esposa e filho de até 24 anos.

Bolsa Enem

A Bolsa Enem é um benefício para nossos calouros que tiveram boas notas no exame. A porcentagem do desconto varia de acordo com a pontuação obtida na prova, podendo chegar aos 100%.

Tour pela prova do Enem

Bolsa Incentivo

Como o próprio nome sugere, essa bolsa oferece descontos como uma forma de incentivo para você começar um ensino superior. Quem se beneficia aqui são os candidatos e calouros que se matricularem por aqui na Unopar, cumprindo os requisitos do programa.

Bolsa Parceiro

Os descontos nessa categoria vêm de vouchers de nossos parceiros. Para ter direito ao benefício, você tem que pagar o ticket, participar do processo seletivo, passar no vestibular para Estética e Cosmética e fazer a matrícula, apresentando todos os documentos exigidos.

Bolsa Servidores Públicos e Militares

É isso mesmo: servidores públicos e militares têm desconto aqui na Unopar. O benefício é estendido aos filhos de até 24 anos e cônjuge. Independentemente do caso, vale lembrar que é necessário comprovar vínculo com a empresa conveniada todos os anos.

Bolsa Transferência Externa

Você já começou o curso de Estética e Cosmética em outra instituição de ensino — pública ou privada — e deseja passar aqui para Unopar? Pois bem, saiba que pode ter desconto nas mensalidades ao pedir a transferência externa e comprovar vínculo de estudo com a outra faculdade.

Bolsa Winback Maior que 1 ano

Sabe aquele aluno que tranca a matrícula por motivos diversos ou larga o curso no meio? Quem saiu da Unopar há mais de um ano pode ter uma porcentagem da mensalidade abatida se reativar a matrícula.

Bolsa Winback Menor que 1 ano

As regras aqui são bem parecidas com a bolsa anterior. A diferença é que os descontos são destinados para quem deixou o curso há menos de um ano.

Programa Amigo Vale Prêmio

Esse programa é exclusivo para quem já estuda por aqui. Com o Amigo Vale-Prêmio, você indica colegas e familiares para ingressar na Unopar e, se eles fazem matrícula em algum curso, você recebe desconto na mensalidade. Incrível, não é?

Como você pôde ver, tem opções de bolsas e descontos para praticamente todo mundo. Vale lembrar que as ofertas estão sujeitas à disponibilidade de vagas e à formação de turmas, viu?

E mais: como demos aqui uma explicação bem breve sobre público-alvo de cada campanha, é importante entrar em contato com o polo da faculdade escolhida para obter informações mais detalhadas sobre elegibilidade, exclusões, exigências e vigência, combinado?

Quais são os materiais necessários para o curso de Estética e Cosmética?

Nossa recomendação é entrar em contato com a faculdade que você deseja entrar para pedir essa informação, porque a lista de materiais pode variar conforme o período.

Geralmente, no início, você só precisa de um jaleco. Não é obrigatório que as roupas sejam brancas, mas o tom claro dá aquela sensação de limpeza e transmite mais confiança e credibilidade, sabe? Por isso que a cor é legal para profissionais de Estética e Cosmética.

Outros materiais essenciais como cosméticos para os procedimentos, luvas, toucas e máscaras descartáveis a faculdade disponibiliza durante as aulas práticas no laboratório.

No entanto, não é incomum que os professores recomendem uma lista de materiais para compra e uso pessoal. É até bom você ter algumas dessas coisas, porque já pode usar na sua vida profissional. Por exemplo:

  • toalhas de banho e rosto brancas;
  • lençóis;
  • conjunto de cubetas incolor;
  • estojo de inox;
  • bandeja de inox;
  • óculos de proteção;
  • faixa para cabelo com velcro para prender o cabelo do cliente;
  • fita métrica;
  • espátulas;
  • pinças;
  • pincéis, entre outros.

Quais são as habilidades e as competências desenvolvidas no curso?

Habilidades e competências são aptidões profissionais que permitem que uma pessoa execute um trabalho com excelência. Entender sobre limpeza de pele, por exemplo, não basta: é necessário saber fazer o serviço adequadamente, respeitando as características de cada pessoa.

Sendo assim, na faculdade de Estética e Cosmética, o profissional aprende a:

  • promover saúde, beleza, bem-estar e qualidade de vida por meio de tratamentos estéticos faciais, corporais e capilares;
  • trabalhar de maneira ética e seguir todas as normas de biossegurança;
  • conhecer e respeitar as atividades pertinentes à área de Estética e Cosmética, recorrendo ao encaminhamento médico quando necessário;
  • analisar e propor soluções para queixas dos clientes;
  • usar recursos tecnológicos aplicados à estética, como radiofrequência, criolipólise, laser, carboxiterapia, Heccus, entre outros;
  • ter um bom relacionamento interpessoal com clientes, mantendo boas maneiras, profissionalismo e apresentação pessoal adequada;
  • respeitar a diversidade de gênero, étnica, cultural, religiosa etc.

Outra coisa interessante ressaltar é que existem vários tipos de habilidades essenciais para qualquer área. Flexibilidade, comunicação, autoconfiança, resiliência e autoconhecimento são alguns exemplos. Ao se dedicar ao curso, você pode desenvolver todas elas.

Qual é o perfil ideal do profissional de Estética e Cosmética?

Primeiramente, vamos desmistificar um pensamento popular que rola por aí. É comum a gente ouvir que um bom vendedor, por exemplo, precisa nascer com talento para vendas, ter poder de persuasão e ser extrovertido.

De fato, essas características são fundamentais para a área. No entanto, qualquer pessoa que deseja seguir no ramo pode estudar e desenvolver as habilidades e competências necessárias para ter sucesso. Isso vale para profissionais de diversos campos, inclusive de Estética e Cosmética.

É claro que quem já tem afinidade com o tema terá facilidade em aprender as disciplinas propostas. Quem gosta de gente e tem interesse genuíno em melhorar a autoestima das pessoas, por exemplo, pode se dar melhor nos atendimentos e conquistar mais clientes. Outras características interessantes são:

  • bom relacionamento interpessoal;
  • habilidade de ouvir e respeitar a opinião dos outros;
  • empatia;
  • proatividade;
  • senso crítico;
  • criatividade;
  • determinação e interesse em adquirir novos conhecimentos.

Como me destacar no segmento de Estética e Cosmética?

Apesar do vasto mercado de trabalho e espaço para todo mundo, para ter sucesso na área, não basta passar no vestibular de Estética e Cosmética e concluir a graduação. Veja só algumas dicas para ficar bem na fita.

Escolha uma faculdade de qualidade

O ideal é procurar por uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino, que tenha muitas aulas práticas em sua grade curricular, docentes altamente capacitados, plataforma virtual inovadora e boa infraestrutura do polo de apoio presencial. É o caso do nosso curso de Estética e Cosmética aqui da Unopar.

E a modalidade EAD semipresencial oferece toda a flexibilidade que você valoriza com os encontros presenciais para aplicar todo conhecimento. Incrível, né?

Você sabia que nós aqui temos várias parcerias com empresas para facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho? A Unopar conta com um portal de empregabilidade — o Canal Conecta — para você encontrar o emprego dos sonhos.

Dedique-se aos estágios durante a faculdade

O curso de Estética e Cosmética tem muitas aulas práticas. No entanto, é no dia a dia de uma clínica que você fixa o aprendizado da sala de aula e entende como lidar com o atendimento de verdade, sabe? Além disso, nesse momento é possível identificar as áreas que você tem maior afinidade para escolher uma especialização.

É por isso que, para se destacar no mercado — mesmo se estiver no início da carreira, — é interessante investir em estágio remunerado e não remunerado. E olha: essas experiências contam na hora de conseguir um bom emprego, viu?

Atualize-se constantemente

Um bom esteticista precisa ficar por dentro das novidades e fazer cursos de atualização com frequência para oferecer aos clientes os tratamentos mais inovadores do mercado. 

Afinal de contas, sempre que uma nova tecnologia é lançada, ela vira febre, e os consumidores ficam enlouquecidos para aproveitar os resultados prometidos. Você tem que aproveitar essas oportunidades!

Faça um bom networking

Fazer networking significa criar uma rede de contatos profissionais. E esse trabalho começa ainda na faculdade ao nutrir bons relacionamentos com professores, tutores e os colegas de turma.

Uma dica interessante para expandir a sua lista é usar redes sociais profissionais — como o LinkedIn — e participar de eventos do setor. Daí, você conhece outros profissionais para trocar experiências e aumentar o seu conhecimento. Isso pode garantir maior visibilidade no mercado e melhores oportunidades de trabalho.

A sua hora chegou!

O curso de Estética e Cosmética é um Tecnólogo que capacita profissionais capazes de promover a qualidade de vida por meio de procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares. Se você é essa pessoa que adora fazer o bem e sente prazer ao ver ou outros felizes com o seu trabalho, se joga na graduação.

Viu só como vale a pena fazer o curso de Estética e Cosmética? Então, não perca tempo e se inscreva para o vestibular da Unopar agora mesmo!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 144

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados