Desenvolvimento pessoal: por que é importante para a carreira?

desenvolvimento pessoal

Desconto nota do Enem

Desenvolvimento pessoal é um processo pelo qual a pessoa se propõe a passar em busca de suas habilidades, competências e talentos para potencializá-los ao máximo. A ideia é que, a partir desse processo, você conquiste objetivos específicos com maior facilidade.

Essas metas podem ser tanto no social quanto no profissional. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, saber o que é desenvolvimento pessoal também pode ser significativo para o seu plano de carreira.

Pensando nisso, e tendo em vista a sua contribuição para uma vida bem-sucedida, separamos algumas dicas para que você saiba como se desenvolver pessoalmente. Confira!

Como o desenvolvimento pessoal influencia a carreira?

Ainda que de maneira intuitiva, todos nós conhecemos a relação entre vida pessoal e profissional. É fácil perceber como, geralmente, quando uma não vai bem, a outra também não traz realização.

Isso porque a plenitude física, psicológica e emocional é o que determina o bom desempenho no trabalho. Uma pessoa que trabalha com o público, por exemplo, não atenderá tão bem se estiver passando por problemas familiares sérios.

Sendo assim, a busca pelo crescimento enquanto ser humano também implica melhorias no plano de carreira e permite o alcance de grandes objetivos, independente de quais sejam.

Quais pontos são essenciais para o desenvolvimento?

Cada um, em sua individualidade, tem características e tipos de habilidade próprias. Sendo assim, só é possível se desenvolver pessoalmente quando se conhece a si mesmo, sabendo dos pontos fortes e fracos e compreendendo os seus objetivos de vida.

Um dos pontos essenciais para o crescimento é o autoconhecimento. É importante entender as suas emoções, comportamentos e dificuldades para só então traçar estratégias que permitam mudar para melhor. Outro tópico importante nesse sentido é o planejamento. Afinal, o desenvolvimento pessoal é um processo que exige metas, com etapas a serem alcançadas e ações concretas ao longo do tempo.

Tour pela prova do Enem

Como chegar ao desenvolvimento pessoal?

Sabendo da importância do planejamento, também é fundamental conferir quais ações concretas são indispensáveis para o desenvolvimento pessoal em longo prazo. Uma recomendação, nesse sentido, é terminar os estudos e continuar se atualizando no mercado.

Afinal, quanto maior o contato que tiver com a sua área de formação, mais perceberá as oportunidades que estão à disposição. Isso também contribui para que você encontre os segmentos de atuação em que gosta de trabalhar e que trazem satisfação pessoal e profissional.

Por que é tão importante no mercado de trabalho?

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e qualificado, é fundamental se diferenciar dos demais candidatos. Isso serve tanto para quem está ingressando no mercado de trabalho quanto para quem está pensando em fazer a mudança de carreira.

Nesse sentido, ser alguém que investe no desenvolvimento pessoal faz toda a diferença. Muitas empresas, inclusive, levantam nas entrevistas de emprego essas questões para identificar aqueles que estão verdadeiramente comprometidos com o progresso. Tanto um médico quanto um engenheiro, por exemplo, precisam desenvolver habilidades como observação e responsabilidade, o que será analisado igualmente pelo mercado.

Chegou a sua vez de se destacar!

O desenvolvimento pessoal é determinante para o sucesso na carreira. Enquanto profissional, há várias maneiras de crescer e potencializar os seus talentos em qualquer fase da vida. Uma delas, comum a todos os trabalhos é o investimento em uma boa faculdade. Afinal, uma instituição de ensino que preza pela excelência proporcionará as condições ideais de desenvolvimento ao aluno.

A Unopar, nesse sentido, assegura amplas possibilidades para que você realize o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de aulas interativas. Isso sem falar no acesso ao Canal Conecta, que permite conhecer as melhores oportunidades em sua cidade.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal completar a leitura? Veja agora quais são as mudanças no mundo do trabalho e saiba como se preparar para o mercado do futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados