6 dicas para encontrar a melhor faculdade EAD em Natal

cidade de natal

De acordo com o Censo da Educação Superior, entre 2017 e 2018 houve uma variação positiva de 27,9 % nas matrículas da modalidade a distância. Considerando o período de 2008 a 2018, o número de ingressos triplicou, um crescimento de 196,6% que inclui a região Nordeste e os cursos EAD de Natal, no RN.

Como o ensino a distância é uma tendência que vem crescendo nessa região, existem diversas alternativas de faculdade. Para garantir um bom aprendizado e melhores oportunidades de ascensão na carreira, é importante escolher com cautela o curso EAD em Natal, RN. Nesse quesito, a Unopar se destaca — e você vai saber o porquê neste texto. Vamos lá?

Continue lendo para entender por que as dicas a seguir são tão importantes para escolher um curso EAD no Rio Grande do Norte.

Pesquise sobre a infraestrutura da faculdade

Você sabia que existe um indicador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) que atesta a qualidade da estrutura oferecida pela faculdade? O chamado Conceito Institucional (CI) classifica as instituições com notas de 1 a 5.

Representantes do Ministério da Educação fazem uma visita à instituição para analisar diferentes aspectos, como o espaço físico, o corpo docente e colaboradores e a gestão. A nota obtida é divulgada no portal e-MEC e pode ser consultada publicamente.

É interessante verificar o CI da faculdade onde pretende estudar, mas também fazer suas próprias pesquisas, tanto no site da instituição quanto presencialmente. Visite o local e veja como são as instalações, se são disponibilizados laboratórios, salas de mídia, biblioteca entre outros ambientes para complementar o seu aprendizado.

Não se esqueça de que os cursos da modalidade a distância de Natal, no semipresencial e no 100% online, contam com disciplinas que precisam ser cumpridas em uma sala de aula virtual. Portanto, também é interessante saber como esse espaço funciona e os recursos que disponibiliza para os estudantes.

Analise o currículo do corpo docente

Por lei, um terço do corpo docente das faculdades deve ser composto por mestres ou doutores. Essa exigência é para garantir a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, assegurando o bom preparo dos professores.

Sendo assim, analise o currículo do corpo docente da faculdade para ter certeza de que ela está cumprindo essa determinação. Isso também é importante para você descobrir a formação específica desses professores e as instituições em que eles foram formados.

Confira se são profissionais influentes e atuantes no mercado. Afinal, precisam estar alinhados às tendências atuais para que possam preparar adequadamente os seus alunos. Assim, você terá as melhores oportunidades depois de formado, atendendo as expectativas das empresas.

Verifique as ementas das disciplinas

Cada graduação é composta por disciplinas de base e profissionalizantes, referentes especificamente à área de atuação do curso. Assim, o conteúdo trabalhado nessas matérias precisa ser aprofundado para preparar o caminho do graduando até o mercado de trabalho.

Apenas conter uma grade curricular ampla não significa que a qualidade de ensino de uma determinada faculdade é boa. Para ter certeza de que você vai mesmo aprender aquilo que precisa, verifique as ementas das disciplinas.

Uma ementa é a apresentação, resumo ou sinopse que mostra as principais características da disciplina. Ela relata o que será aprendido, assim, você pode analisar se a faculdade tem um projeto pedagógico adequado para formar bons profissionais.

Consulte o Índice Geral dos Cursos

O Índice Geral de Cursos e (IGC), assim como o CI, é um indicador do Sinaes do Inep. Ele é utilizado para atestar a qualidade da instituição de ensino, e tem como base:

  • o conceito preliminar de curso (CPC);
  • a média de avaliação dos programas de pós-graduação;
  • a distribuição dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.

O IGC apresenta o desempenho das faculdades em relação a um período de 3 anos, sendo que as notas variam de 1 a 5. Por meio delas, você pode verificar se o ensino oferecido é bom em comparação com outras instituições.

Essa nota é divulgada pelo Inep logo que saem os resultados do Enade. Você pode conferir no portal do e-MEC, assim como o CI e outros indicadores, fazendo uma busca com base na nota ou por uma instituição específica, por meio da consulta avançada.

Confira a credibilidade da instituição

O ensino a distância já foi alvo de muito preconceito, tendo a sua qualidade questionada em função de características diferentes da modalidade presencial. Alguns exemplos são a realização de atividades pela internet, o contato indireto com os professores e até mesmo a mensalidade EAD, que pode ser associada à má qualidade por ser mais baixa — um dos maiores mitos sobre EAD.

Entretanto, essa realidade vem se modificando cada vez mais, entre os estudantes e as empresas, que já reconhecem a boa formação de quem estuda por EAD. Muitas instituições ganharam credibilidade também nesse formato de ensino, e você pode optar por aquelas que são bem-vistas no mercado.

É verdade que o diploma do curso EAD não tem nenhuma diferença em relação ao dos cursos presenciais. Porém, é preferível procurar faculdades renomadas e reconhecidas para construir um currículo mais competitivo. Além disso, receberá todo o suporte necessário para alcançar o conhecimento técnico que precisa e desenvolver suas competências.

Faça sua faculdade em Natal no EAD Unopar

Você sabia que também pode encontrar unidades da Unopar EAD em Natal, RN? São três polos para escolher: I(4301)U em Potengi, IV(12323278)U em Lagoa Nova e V(12881571)U em Candelária. Todos eles com opções de curso semipresencial, com encontros periódicos, e EAD, para estudar quando e onde quiser.

São diversas formas de ingresso: você pode fazer o vestibular online ou, se preferir, utilizar sua nota do Enem e aproveitar para participar do Prouni ou do FIES. Assim, seu curso ficará ainda mais em conta.

Além disso, aqui na Unopar temos um sistema de ensino dinâmico e interativo, para você aprender na prática, vivenciando os desafios da sua futura profissão. Você ainda conta com apoio personalizado e avaliação continuada de desempenho, sem falar do benefício exclusivo do Canal Conecta.

Optar pela modalidade EAD em Natal, RN, é uma excelente alternativa para conciliar os estudos com o trabalho, a família e outras atividades. Tudo isso com valores acessíveis e que cabem no seu bolso, mas sem perder em qualidade de ensino.

Gostou da ideia? Então faça sua inscrição no vestibular e venha fazer parte da Unopar para garantir um futuro de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content