Encontre a melhor faculdade EAD no Rio de Janeiro em 7 passos

cidade do rio de janeiro

O Rio de Janeiro é um dos grandes centros econômicos do Brasil, sendo bastante atrativo também pelas suas belezas naturais. Para você ter uma ideia, o Censo da Educação Superior 2018 mostrou que RJ está entre os 4 destinos mais procurados pelos estudantes que mudaram de estado para se formar.

Existem diversas opções de faculdade EAD no Rio de Janeiro, mas elas não apresentam a mesma qualidade de ensino. Por isso, antes de escolher onde cursar a sua graduação a distância, é preciso fazer uma boa pesquisa para avaliar cada instituição e escolher a que oferece mais vantagens e o melhor suporte.

Precisa de ajuda? Então, continue lendo e veja como escolher um curso EAD no Rio de Janeiro para garantir a sua boa formação.

Veja o Conceito Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) dispõe de diversos indicadores para avaliar a qualidade das faculdades e dos cursos que elas oferecem. Um deles é o Conceito Institucional, ou CI.

Esse indicador tem um destaque entre os demais por ser uma nota baseada na avaliação in loco da instituição. Representantes do MEC fazem uma visita ao local para analisar a estrutura da faculdade. Alguns aspectos verificados são:

  • as instalações físicas;
  • o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
  • o corpo de colaboradores;
  • a gestão da instituição;
  • a política de ensino, tanto para graduação quanto para pós-graduação.

Conhecer o Conceito Institucional antes de decidir qual faculdade EAD do Rio de Janeiro cursar é essencial para que você saiba se ela tem a estrutura necessária para receber um ensino de qualidade. Lembrando que o CI conta com a nota máxima de 5 e pode ser consultado pelo portal e-MEC.

Analise a reputação no mercado

É verdade que existem mitos sobre EAD — alguns dizem que o curso a distância é mais fácil, outros que a qualidade de ensino é inferior. São muitas as afirmações que colocam em dúvida a formação de quem estuda nessa modalidade. No entanto, como dito, são apenas mitos.

Os cursos das modalidades de ensino semipresencial e a 100% online também contam com um projeto pedagógico para assegurar o preparo que os graduandos precisam para atuar com competência no mercado de trabalho.

Entretanto, o Sinaes mostra que, de fato, algumas faculdades têm uma estrutura melhor e cursos mais bem desenvolvidos do que outras. Consequentemente, isso implica uma reputação no mercado, e esse é um dos fatores que você precisa analisar para escolher onde estudar.

Muitas empresas firmam parceria com faculdades ou somente confiam bastante no aprendizado adquirido pelos alunos daquela instituição. Por isso, dão preferência a eles na hora da contratação. Quando você escolhe o lugar certo para se formar, coloca-se bem mais distante da taxa de desemprego no Rio de Janeiro — que foi de 15,3% e ultrapassou 1,3 milhão de pessoas em 2019.

Converse com ex-alunos

Quem já estudou em uma determinada instituição de ensino conhece a estrutura e o suporte oferecido para os estudantes. Sendo assim, é muito válido que você converse com os ex-alunos que cursaram faculdades do RJ no EAD.

Peça informações para amigos, conhecidos ou familiares. Se necessário, recorra à internet e às redes sociais para ter contato com pessoas que já tiveram experiências nas instituições onde você pretende se matricular. Veja com esses ex-alunos se:

  • a faculdade realmente cumpre a grade curricular de forma aprofundada;
  • oferece atividades extracurriculares e oportunidades para desenvolver projetos;
  • os professores são atenciosos e dão suporte para os estudantes;
  • tem bons canais de comunicação e atende seus alunos;
  • as instalações têm boa qualidade;
  • a plataforma virtual de ensino é organizada e completa.

Veja se o diploma é válido pelo MEC

Um detalhe muito importante para quem vai estudar a distância no Rio de Janeiro, semipresencial ou online, é se a faculdade é reconhecida pelo MEC.

Vale lembrar que, sem esse reconhecimento, significa que o curso do ensino superior não segue todas as normas estabelecidas pelo Ministério. Então, a faculdade não tem autorização para oferecer aquela graduação. Assim, você dificilmente consegue se colocar no mercado ou ter sua profissão reconhecida.

Para saber se o diploma é validado pelo MEC, basta acessar o Portal e-MEC que citamos e fazer uma busca avançada. Pesquise o nome da instituição e o município onde ela está localizada. Também é possível filtrar o curso de graduação em si. O ideal é que a faculdade tenha no mínimo a nota 3, considerada como satisfatória.

Pesquise sobre a colocação dos ex-alunos no mercado de trabalho

Além de você descobrir se a faculdade EAD do Rio de Janeiro é bem-vista no mercado de trabalho, vale conhecer a colocação dos ex-alunos. Isso mostra se você tem a chance de ocupar as melhores vagas estudando ali.

Confira se as grandes empresas, ou aquelas onde pretende trabalhar, dão preferência para uma determinada faculdade. Ao escolher a Unopar, você já sai na frente da concorrência, pois tem o benefício exclusivo do Canal Conecta. Dessa forma, pode fazer planos para conquistar futuras vagas de estágio ou emprego.

Analise o perfil do corpo docente

Você sabia que o MEC também considera o corpo docente de uma instituição de ensino como um dos itens avaliados em seus indicadores de qualidade? É por isso que essa também deve ser uma das suas preocupações na hora de escolher onde estudar.

Mesmo que no curso a distância você tenha mais contato com o professor online, ele precisa ter uma boa qualificação. Assim, pode selecionar os conteúdos e trabalhá-los da melhor forma com seus alunos, a fim de prepará-los adequadamente para o mercado.

O corpo docente precisa estar devidamente atualizado e alinhado com o mercado de trabalho. Isso porque os graduandos devem ter acesso às técnicas e tecnologias mais modernas, para que obterem um currículo diferenciado e competitivo, com boas chances na disputa por vagas.

Tire todas as dúvidas

Se você tiver qualquer dúvida sobre como funciona o EAD no Rio de Janeiro, a estrutura das faculdades, o suporte aos alunos ou qualquer outro aspecto, é fundamental saná-las antes da sua inscrição. Ou seja, ter certeza da decisão que está tomando.

Você pode buscar informações no site da instituição, fazer uma visita e conversar com os professores ou coordenadores de curso, enviar suas perguntas pelos canais de comunicação. Qualquer forma que ajude a esclarecer tudo aquilo que ainda está pendente é válida.

Aqui na Unopar, você encontra todo esse suporte necessário para entender como funcionam as graduações a distância, inclusive nas várias unidades do RJ. Além do EAD 100% online, ainda oferecemos a modalidade semipresencial para diferentes áreas de conhecimento.

As faculdades atendem a todos os pré-requisitos e oferecem diversas formas de ingresso, bem como bolsas de estudo, desconto e créditos estudantis. Tudo isso para facilitar o seu acesso aos cursos superiores.

Então, se pretende fazer um curso EAD no Rio de Janeiro, considere todos esses fatores para escolher a sua faculdade. Mas saiba que na Unopar você já encontra tudo isso e ainda outros benefícios que só os nossos alunos têm.

Já tomou sua decisão? Então, se inscreva para o vestibular Unopar e garanta sua vaga nos cursos a distância!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.