7 passos para o emprego dos sonhos sem sair de Londrina

7passosparaoempregodossonhossemsairdelondrina

Desconto nota do Enem

O sonho de se beneficiar da empregabilidade em Londrina, sem precisar mudar de cidade para trabalhar, é possível e alcançável. No entanto, exige esforço e dedicação por parte do profissional. O mercado local conta com grandes oportunidades, que podem contemplar inclusive estudantes da graduação que almejam cargos correspondentes à sua área de estudo.

Só no primeiro semestre de 2019, mais de mil vagas novas foram criadas na cidade. Portanto, cabe ao candidato buscar essas possibilidades de negócio conforme os seus projetos de carreira.

Pensando nisso, elencamos 7 passos para que você saiba como conseguir boas oportunidades de emprego sem deixar Londrina! Não deixe de conferir!

1. Observe as áreas que oferecem mais oportunidade

Uma das dicas mais importantes para conquistar uma vaga na cidade é observar as características e peculiaridades do mercado local. Nesse sentido, vale pesquisar sobre a economia da região e o segmento das principais indústrias localizadas no município.

Desse modo, você compreenderá quais são as tendências e as áreas de maior demanda para o trabalho. Sem dúvidas, esse estudo prévio facilitará a identificação de oportunidades, mesmo em contextos de crise.

A economia de Londrina, por exemplo, abriga grandes complexos industriais, shoppings centers e comércios tradicionais que resultam em um PIB per capita de R$ 33.374,97, conforme apontam dados do IBGE de 2017.

Ao se deparar essa informação, o candidato poderá buscar as funções que, dentro dessas instituições, se alinham à respectiva área de atuação.

2. Identifique seus próprios talentos

O autoconhecimento é indispensável para quem deseja encontrar o emprego dos sonhos. Afinal, o domínio sobre a personalidade é o que permite transmitir segurança acerca das próprias habilidades pessoais ao representante da instituição na qual você deseja atuar.

Além disso, a satisfação profissional, em sentido amplo, depende diretamente do alinhamento do perfil psicológico do candidato às funções exigidas para o cargo. A escolha por uma vaga que demanda organização e rotina, por exemplo, pode ser frustrante para alguém que preza pela liberdade e pela autonomia.

Por essa razão, a aproximação de ideais, valores e talentos é fundamental para a felicidade na carreira. Mas isso só é conquistado quando o candidato se conhece e sabe o que deseja.

Uma boa dica para fazer o teste de perfil é acessar o Giro de Profissões. De forma lúdica, você viaja no vasto mundo das áreas do conhecimento e consegue identificar suas próprias aptidões e habilidades, a fim de fazer uma escolha acertada para seu futuro!

3. Atualize o currículo com base no mercado da cidade

Além de estar atento às demandas do mercado em Londrina, é importante atualizar o currículo conforme essas necessidades identificadas. Dessa forma, recrutadores de vagas em aberto poderão observar sua capacidade em suprir determinadas carências do segmento de atuação.

Portanto, busque destacar seus pontos fortes na carta de apresentação e revelar experiências que podem ser valorizadas por empresas, mostrando que você é o candidato ideal. Outra dica importante para se adaptar conforme a economia regional é verificar as condições almejadas para o cargo.

Flexibilidade e autonomia para exercer a profissão, por exemplo, são comumente cobradas para a ocupação de vagas, atributos que podem ser desenvolvidos por meio do Ensino à Distância (EAD).

Tour pela prova do Enem

4. Cadastre-se em sites de emprego

Para conseguir uma oportunidade de emprego na cidade, também vale se cadastrar em sites que disponibilizam vagas. Hoje, é possível encontrar várias páginas na internet que servem como portais de empregabilidade de Londrina e informam sobre processos seletivos em andamento.

Algumas delas oferecem, inclusive, a possibilidade de recebimento de notificações via e-mail sempre que surgirem novas propostas. Um exemplo é o canal Conecta, plataforma disponibilizada pela Unopar aos seus alunos, a fim de auxiliá-los a ingressar no mercado com maior facilidade.

Nesses ambientes, o candidato ainda poderá filtrar cargos de acordo o seu perfil profissional e encontrar etapas de seleção de profissionais em localização acessível. Uma dica importante é fazer o cadastro em, pelo menos, três sites e atualizá-los diariamente.

5. Esteja ativo nas redes sociais

As redes sociais também constituem ótimas ferramentas para encontrar vagas em Londrina. Isso porque há diversas empresas que já divulgam por meio dessas páginas ou, ainda, as utilizam para informar sobre processos seletivos em andamento e para prestar informações em relação ao envio de currículos.

Por esse motivo, vale criar perfis profissionais, principalmente no LinkedIn, e ficar atento às postagens das instituições de interesse. Lembre-se de conferir se a imagem do perfil é adequada e se demonstra o máximo de profissionalismo possível.

Em sua conta particular, também indique o seu nível de formação, suas habilidades pessoais e experiências profissionais relevantes de acordo com a área de atuação.

6. Acione sua a rede de contatos da faculdade

O networking é um dos grandes aliados do profissional contemporâneo que deseja conquistar grandes oportunidades no mercado de trabalho. Trata-se de uma prática que visa cultivar uma rede de contatos formada por pessoas do entorno profissional, tanto para firmar parcerias quanto para detectar oportunidades de negócio.

A ideia é conseguir obter informações relevantes com indivíduos que também atuam em sua área de formação. Tendo em vista a eficácia dessa estratégia, é recomendado que o candidato procure cultivar bons relacionamentos nas faculdades em Londrina.

Assim, você poderá acionar contatos próximos sempre que precisar de recomendações às vagas de emprego ou quando quiser trocar conhecimentos sobre o mercado local e identificar novas possibilidades.

7. Prepare-se para as entrevistas

Outra dica importante para conseguir emprego em Londrina é estar preparado para entrevistas que possam surgir. Afinal, o diálogo com o representante da empresa é a etapa determinante para quem está em busca de oportunidades. Muitas organizações instituem essa fase de seleção para averiguar competências técnicas e comportamentais do candidato reveladas no currículo.

É interessante, por essa razão, que você pesquise quais são as exigências mais comuns das instituições contratantes, aperfeiçoe habilidades emocionais e treine o vocabulário. Dessa forma, terá condições de convencer o recrutador de que você é capaz de contribuir para os resultados da empresa.

Conseguir boas oportunidades de emprego em Londrina, sem ter que deixar a cidade em busca de vagas, é um sonho possível. No entanto, exige empenho do candidato, que deverá estar atento às particularidades do mercado local e às demandas do seu segmento de atuação.

Além disso, é fundamental que o profissional saiba confiar em si mesmo e em suas habilidades para o mercado de trabalho. Somente dessa forma, será possível transmitir segurança à empresa, enaltecer com veracidade suas qualidades e impulsionar a carreira.

Se você gostou de saber mais sobre o mercado de trabalho em Londrina, não deide de completar a leitura e conferindo as 6 principais competências profissionais requisitadas pelo mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados