Como é a disciplina de Enfermagem do Trabalho EAD?

estudante conferindo disciplina de enfermagem ead

Optar por um curso de Enfermagem para a graduação é, sem dúvidas, sinônimo de escolher viver uma grande aventura. Essa é uma área muito ampla e que possibilita uma série de caminhos para a carreira do enfermeiro. Ele pode, por exemplo, trabalhar em hospitais, no campo da pesquisa e, até mesmo, lecionar para futuros colegas de profissão.

Toda essa abrangência se deve à diversidade de disciplinas vistas durante a faculdade, que abrem um grande leque de opções para o futuro enfermeiro. O profissional pode, por exemplo, optar por especializações que estudem essas matérias de forma mais aprofundada após a obtenção de seu diploma.

Uma dessas disciplinas é a Enfermagem do Trabalho, que é vista durante a faculdade e pode ser expandida com uma pós-graduação na área. Neste post, falaremos sobre o curso de maneira geral e daremos ênfase para o funcionamento dela na modalidade EAD. Por aqui, você verá:

Como funciona o curso de Enfermagem EAD?

À primeira vista, a existência de um curso de Enfermagem EAD pode parecer um tanto quanto estranha. Afinal, como um aluno pode aprender todas as questões da área da saúde de maneira remota?

Bom, a primeira coisa que precisamos salientar sobre esse tema é: esse tipo de ensino é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com diplomas igualmente válidos aos das graduações presenciais. E a segunda é: o curso de Enfermagem é ministrado na modalidade semipresencial.

O modelo semipresencial de ensino destina boa parte das disciplinas (as que são teóricas) para o ensino remoto, mas também conta com aulas práticas que precisam ser feitas no polo presencial da faculdade escolhida. Por isso, não há nenhum problema, e o profissional formado na Enfermagem EAD estará tão preparado quanto qualquer outro para o dia a dia da profissão.

O que é a Enfermagem do Trabalho EAD?

Enfermagem do Trabalho é uma das disciplinas vistas durante a graduação de Enfermagem. Ela nasceu a partir da demanda por profissionais que fossem especializados em lidar com as questões da saúde do trabalhador, independentemente de sua área de atuação. Sendo assim, esse profissional é encarregado de auxiliar no tratamento de doenças decorrentes do trabalho de outros profissionais.

O dia a dia do trabalho pode ser, além de estressante, bastante prejudicial para a saúde. Não é incomum nos depararmos com doenças e ocorrências como a tendinite, a ansiedade, problemas na coluna, deficiências auditivas e vários outros problemas causados ou potencializados pelas atribuições profissionais das pessoas.

Sendo assim, o enfermeiro do trabalho é aquele que atua na prevenção e no tratamento dessas questões. Essa é uma especialização, uma das possibilidades de atuação da Enfermagem, mas que já começa a ser abordada desde a faculdade — algo fundamental para uma boa formação generalista dos enfermeiros.

Como essa disciplina é vista dentro da graduação?

Aqui na Unopar, a disciplina de Enfermagem e Trabalho é vista no quarto semestre da graduação, ou seja, ao final do segundo ano. Ela tem, na grade, uma carga horária de 40 horas, tempo bastante amplo para o aprendizado de conceitos importantes sobre o assunto.

Mais à frente, no sétimo semestre, o assunto é retomado em uma nova disciplina: a Saúde do Trabalhador, que tem uma carga horária consideravelmente maior: 80 horas no total. Essas disciplinas caminham juntas e se complementam para que o estudante tenha um bom conhecimento sobre esse tema.

A seguir, veremos melhor o que cada uma das disciplinas ensinará ao estudante de Enfermagem e compreenderemos, de uma vez por todas, como elas dialogam entre si. Esse tipo de informação é fundamental para que você possa conhecer melhor a nossa grade e seus diferenciais. Vamos lá?

O que se aprende durante as aulas?

Na disciplina de Enfermagem e Trabalho, o enfermeiro em formação aprenderá sobre o seu lugar no mundo e no mercado de trabalho. Aqui, ele aprenderá sobre a evolução da profissão, dos direitos trabalhistas e começará a se conhecer como profissional e identificar suas necessidades, incluindo as do âmbito da qualidade de vida e de saúde.

Já na disciplina de Saúde do Trabalhador, esses conceitos serão expandidos para profissionais de qualquer esfera. Aqui, o futuro enfermeiro aprenderá a lidar com questões importantes, como ergonomia, e aprenderá métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento para as patologias ocupacionais mais comuns em nosso dia a dia.

Vale a pena ressaltar que esse tipo de grade só pode ser observada nas melhores faculdades de Enfermagem do Brasil. Por isso, estudar na Unopar, uma instituição comprometida com seus alunos, é a melhor pedida para quem deseja cursar uma graduação a distância. Aqui, contamos com toda a infraestrutura pedagógica e tecnológica para que você se destaque no mercado!

Como esse conhecimento será utilizado no mercado?

Já que estamos falando sobre o mercado de trabalho para essa área, que tal aprofundarmos um pouco o nosso conhecimento? Para começar, é preciso dizer que a área de Medicina do Trabalho é uma das que mais cresceu nos últimos anos. De acordo com o documento Demografia Médica no Brasil, o número de especialistas na área aumentou cerca de 16% em 3 anos.

Esse fato, é claro, também é válido para a área da Enfermagem. Médicos e enfermeiros são profissionais que caminham lado a lado, se complementando em suas atribuições e tornando, juntos, o trabalho um do outro possível. Com o crescimento das preocupações com questões como humanização, ergonomia e saúde do trabalhador, nada mais natural que a demanda por esses profissionais também aumente.

De acordo com dados levantados pelo site Salário.com.br, a média de remuneração para um Enfermeiro do Trabalho, em 2019, era de R$ 3.600. Com mais experiência, no entanto, esse profissional pode chegar a receber mais de R$ 7.000 todos os meses.

Como podemos perceber, a Enfermagem do Trabalho é uma área muito promissora de uma carreira já altamente valorizada pelo mercado — e a modalidade EAD não interfere em nada na qualidade do ensino. Ao longo da graduação, você entrará em contato com muitas disciplinas que abrirão portas para especializações no futuro. Fique de olho!

E aí, tudo certo para começar essa nova jornada rumo ao diploma de enfermeiro? Então, se inscreva em nosso vestibular e dê o primeiríssimo passo em direção a uma carreira de sucesso a partir de uma formação de qualidade. Aguardamos você entre os nossos novos alunos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.