Estabilidade financeira: saiba como conquistar em 8 passos

mulher vendo sobre estabilidade financeira

Desconto nota do Enem

Muita gente não tem nenhuma educação financeira, e isso torna momentos de crise ainda mais difíceis de enfrentar ― como é o caso do desemprego no Brasil, que atingiu 12,8 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2020. Além disso, a falta desse conhecimento só piora a situação, ocasionando maior endividamento e outros problemas que impactam até mesmo o desenvolvimento do país.

Pensando nisso, você sabe realmente o que é estabilidade financeira? Precisamos ter em mente que o dinheiro é um recurso vital e, sem ele, é impossível seguir em frente, crescer pessoal e profissionalmente, nem alcançar maior qualidade de vida para si e seus familiares.

Mas ter estabilidade financeira não significa que você recheou sua conta bancária e pode gastar à vontade! Alcançá-la é estar totalmente livre de dívidas, honrar com suas despesas mensais, investir o dinheiro que sobra, adquirir bens e serviços, além de ter uma reserva para emergências. Tudo isso em conjunto dá a sensação de liberdade.

Conquistar estabilidade financeira é uma questão de aprendizado, planejamento e estratégia. A Unopar também quer ajudar nessa missão. Por isso, separamos 8 dicas especiais para você sobre o assunto. Continue conosco e confira!

Controle seu orçamento

A primeira de nossas dicas para estabilidade financeira não poderia ser outra: fazer um bom controle orçamentário. Você sabe com exatidão quanto ganha e gasta todo mês? Se costuma entrar no cheque especial ou está com alguma dívida, pise no freio já. É hora de refazer as contas.

Ter um orçamento mostra quanto dinheiro está entrando na sua conta e de que forma está saindo dela. Essa é uma das ferramentas mais importantes na construção de um futuro financeiro de sucesso, porque ajuda a saber como trabalhar suas finanças de maneira organizada.

Independentemente da sua situação econômica, criar e gerenciar seu orçamento pode mudar sua vida para muito melhor. Além disso, evita pensamentos como “quero fazer faculdade, mas não tenho dinheiro” ― acredite, com empenho disciplina e organização, seus sonhos ficam muito mais próximos da realidade. 

Minimize as compras por impulso

Se gerenciar um orçamento exige disciplina, aqui lançamos outra pergunta: você é do tipo de pessoa que sai gastando por impulso? Bem, se sua estabilidade financeira está meio longe, comece a se organizar estabelecendo prioridades

Será que aquele smartphone caríssimo ou o delivery todo dia são realmente necessários? E se você fizesse comida em casa e ficasse com seu celular antigo por mais um tempo? Pensar dessa forma ajuda não apenas a poupar seu dinheiro, mas também conseguir fôlego financeiro para fazer investimentos importantes. Alguns deles são conquistar seu diploma de graduação, comprar um carro ou dar entrada na casa própria.

Isso não significa que você não pode se dar pequenos mimos. As recompensas com um presente, de vez em quando, são uma boa estratégia ― assim como investir em momentos de lazer. Porém, sempre com segurança e cautela.

Tenha objetivos bem estabelecidos

Quais são seus objetivos para os próximos anos? Você já parou para pensar neles? Lembre-se de que, para tornar seus sonhos realizáveis, eles também precisam de planejamento que, certamente, envolve investimentos financeiros.

Então, faça uma lista dos sonhos e transforme-os em objetivos e metas. Como uma espécie de “plano de negócios do seu sucesso de vida”, elenque todas as etapas necessárias para atingir cada pequeno resultado.

Invista no futuro

Investir no seu futuro é consequência de um bom planejamento de seus objetivos. Pessoas que sabem fazer os investimentos corretos têm muito mais chances de se destacar em diferentes situações em suas vidas.

Você pode começar a fazer isso de maneira simples: trabalhe seu dinheiro. Assim que receber seu salário reserve, pelo menos, 30% dele para depositar em um tipo de investimento financeiro. Mas faça isso logo no início do mês. Do contrário, pode ser que você não consiga dar prioridade a esse item. 

Tour pela prova do Enem

Para saber qual é o melhor tipo de investimento para o seu perfil, você pode pesquisar serviços bancários e financeiras. Dê atenção especial a taxas de juros, risco do investimento, impostos que incidem sobre o resgate etc. 

Considere também fazer uma previdência privada, pois, quando você aposentar, terá um pé de meia bem gordinho, após tantos anos poupando.

Pague suas contas em dia

Manter as contas em dia, sem atrasos no pagamento, não se trata apenas de uma responsabilidade com seus compromissos financeiros. Esse também é um exercício para que você mantenha seu orçamento organizado.

Além disso, algumas parcelas fixas mensais ficam mais baratas ao serem pagas em dia. Um exemplo são os descontos na mensalidade por pagamento antecipado, no caso de quem está cursando uma graduação. Em geral, as instituições oferecem 5% a 10% de abatimento para quem paga as parcelas antes do vencimento.

Evite dívidas

Atrasar contas ou deixar acumular parcelas estão entre as piores atitudes de alguém que busca estabilidade financeira. Além de correr o risco de ficar com o nome sujo, você acumula juros, e isso poder levar a um grande desequilíbrio em seu orçamento.

Especialistas em economia afirmam que o ideal é você não comprometer mais de 30% de sua renda líquida com prestações. Aliás, eles sugerem manter esse percentual em até 20%, a fim de afastar problemas financeiros.

Contudo, sabemos que cada pessoa está em um momento da vida e, às vezes, precisa gastar um pouco mais. Por isso, organização e controle do seu orçamento são fundamentais.

Busque aumentar seus rendimentos

Se você acha que precisa ganhar mais, encontre formas de aumentar seus rendimentos. Em curto prazo, você pode conseguir uma renda extra com diferentes atividades, como as seguintes:

  • revender produtos de grandes marcas;
  • investir no empreendedorismo com uma loja virtual;
  • realizar trabalho remoto em um site de freelancer e oferecer serviços criativos;
  • organizar eventos;
  • investir em renda passiva, aplicando seu dinheiro em algum fundo monetário.

Invista em conhecimento

Outra dica de como conquistar estabilidade financeira é aumentar seu conhecimento. Isso porque as mudanças no mundo do trabalho exigem profissionais altamente qualificados, mas nem sempre é fácil encontrá-los.

Então, seja o talento que as empresas estão buscando. Não hesite cursar uma graduação, pois esse é o primeiro passo para maior crescimento na carreira.

Seu problema para começar seu curso é justamente dinheiro, saiba que existem várias formas de fazer faculdade de graça, ou, ao menos, conseguir um bom desconto nas mensalidades. Aqui na Unopar, encontra várias oportunidades, além das formas de ingresso facilitadas. Sem falar no apoio exclusivo do Canal Conecta, para encontrar seu emprego ou estágio ainda na graduação.

Invista nessa ideia!

Como você viu, alcançar a estabilidade financeira depende de bastante planejamento, organização e disciplina pessoal. Ao mesmo tempo, é preciso estabelecer para si um programa de crescimento, com objetivos evidentes de sucesso profissional.

Por falar nisso, se você deseja dar um novo rumo a sua profissão, mas está com dificuldades para começar uma graduação, fique mais um pouco conosco e leia este guia completo para terminar os estudos e impulsionar sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados