Faculdade de graça: como conseguir bolsa de estudos na graduação?

faculdade de graça

Desconto nota do Enem

Você sabia que é possível fazer faculdade de graça e aproveitar todas as vantagens de um curso de ensino superior? Isso é possível graças às diversas opções de bolsa de estudos que ajudam os estudantes a pagarem as mensalidades da graduação.

O melhor é que existem inúmeras alternativas, tanto para quem deseja bolsa integral quanto para quem precisa de desconto para aliviar o orçamento. Isso pode variar de uma instituição para outra, mas as principais opções são, em geral, comuns à maioria, como é o caso dos programas oferecidos pelo governo federal.

Por isso mesmo, continue acompanhando e entenda como conseguir auxílio para fazer faculdade de graça. Confira a seguir!

É possível fazer faculdade particular de graça?

Fazer uma graduação é, atualmente, uma das melhores formas de se posicionar no mercado de trabalho. Isso porque você ganha prestígio e é muito mais valorizado diante dos recrutadores, tendo a possibilidade de garantir as melhores vagas e os melhores salários. No entanto, o preço das mensalidades no Brasil não é acessível para todos, o que acaba tornando a meta mais difícil de ser alcançada.

Apesar dos custos, existem excelentes alternativas para fugir ou adiar o pagamento das mensalidades. Alguns canais de bolsa de estudos e convênio de faculdades particulares, por exemplo, apresentam taxas vantajosas e que são consideradas ótimas oportunidades para quem precisa do auxílio para os estudos.

Com isso, é possível pagar menos ou, até mesmo, fazer toda a graduação de graça. Porém, muitos programas exigem um bom desempenho no Enem e a comprovação de necessidade financeira como principais critérios de seleção, mas tudo isso vai depender de cada instituição de ensino.

Quais são as principais opções de bolsa de estudos?

Agora que você já sabe que é possível fazer faculdade de graça e alcançar o destaque profissional que tanto deseja, confira, a seguir, as principais opções de bolsa de estudos disponíveis.

Prouni

O Prouni é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo oferecer bolsas parciais ou integrais em faculdades particulares. O desconto vale para todo o período da graduação, mas o recebimento da bolsa pode ser interrompido caso o aluno não obtenha aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas em cada semestre letivo.

As inscrições são abertas uma vez por ano, em datas estipuladas pelo MEC. Para se candidatar, é preciso ter participado do último Enem e ter uma média de, no mínimo, 450 pontos, além de nota acima de zero na redação. Os estudantes com as melhores notas e que apresentam renda familiar de até três salários mínimos têm mais chances de conseguir as bolsas.

FIES

O FIES, do mesmo modo, é um programa do governo federal cujo objetivo é financiar o valor parcial ou integral das mensalidades dos cursos de nível superior em faculdades particulares. A seleção dos candidatos é feita com base no Enem, tendo praticamente os mesmos critérios do Prouni. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Informativo (Sisfies) do programa.

Tour pela prova do Enem

O financiamento estudantil é feito com base em uma taxa de juros de 6,5% ao ano, o que representa um valor bastante inferior quando comparado a outros tipos de financiamentos. Além disso, o FIES oferece um período de carência de 18 meses, e a amortização da dívida pode variar de acordo com a duração do curso, sendo três vezes o período regular da graduação mais 12 meses de acréscimo.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é uma alternativa que disponibiliza diversas opções de bolsas de estudo por ano para alunos de todo o país, com até 70% de desconto. No site do programa, os candidatos têm acesso aos percentuais disponíveis para cada curso de graduação e, também, à inscrição.

A bolsa é válida, portanto, para o período acadêmico em que o estudante for contemplado, tendo a possibilidade de ser renovada semestralmente, até a finalização do curso.

Quero Bolsa

Já o Quero Bolsa é um projeto que oferece bolsas parciais. Nesta opção, não é necessário comprovar renda ou fazer provas para adquirir o desconto. Para se cadastrar, basta entrar no site, fazer a consulta das faculdades e cursos com bolsas disponíveis e realizar a pré-matrícula na alternativa escolhida. O desconto, desse modo, vale até o final do período do curso.

Programas de bolsa da própria faculdade

Você também pode consultar, diretamente na faculdade escolhida se a instituição de ensino oferece bolsas e auxílios para os alunos. Aqui na Unopar, você tem algumas opções, como o “Bolsa Incentivo” e o “Desconto Pontualidade”.

Geralmente, os programas apresentam alguns critérios de seleção, como é o caso de quem não tem renda suficiente para arcar com as mensalidades ou, até mesmo, para quem tem algum parentesco com estudantes já matriculados. Algumas faculdades, ainda, analisam o desempenho no vestibular ou se ocorreu indicação de outro graduando.

Qual bolsa de estudos escolher?

Para saber qual a melhor alternativa para o seu caso, é preciso verificar, primeiramente, o que é aceito por cada instituição de ensino na qual você está considerando ingressar. Nesse caso, é preciso analisar se os critérios se adequam à sua realidade, ao orçamento e ao curso pretendido.

Uma ótima dica é focar, desde já, a obtenção de uma boa nota no Enem, já que a maioria das faculdades oferece as bolsas para quem obteve um bom desempenho no Exame. Além disso, a nota do Enem é um requisito para diversas outras opções de financiamento e de descontos.

Sendo assim, antes de realizar a sua matrícula, verifique se a instituição é autorizada pelo MEC para oferecer seus cursos e, ainda, se ela oferece programas próprios de bolsas. Isso certamente dará muito mais segurança para o aluno, uma vez que ele conseguirá ajuda de custo para arcar com a mensalidade, além de obter um diploma com validade no mercado.

Viu só como fazer uma faculdade de graça é totalmente possível? Lembre-se de que muitas instituições de ensino exigem critérios diferenciados para os candidatos conseguirem a bolsa de estudos; portanto, fique sempre atento aos prazos e à documentação exigida.

Faça o teste abaixo para descobrir qual é a melhor opção para você ou entre em contato agora mesmo com a nossa equipe educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 113

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados