Conheça tudo sobre o Tecnólogo em Segurança do Trabalho!

tecnólogo em segurança do trabalho

Desconto nota do Enem

A saúde e o bem-estar dos trabalhadores são encarados com seriedade por boa parte das corporações. Não é à toa que vários estudantes procuram o Tecnólogo em Segurança do Trabalho para ingressar nessa área em crescimento.

Além de os profissionais do ramo auxiliarem na redução do risco de acidentes, eles proporcionam mais qualidade de vida ao colaborador. Isso se aplica em hospitais, indústrias, na construção civil e em vários tipos de empresas.

E aí, ficou interessado e quer saber tudo sobre o curso de Segurança do Trabalho? Então, continue a leitura!

Qual é o objetivo da faculdade de Segurança do Trabalho?

A faculdade de Segurança do Trabalho tem o objetivo de formar profissionais preparados para exercer várias atividades relacionadas à segurança laboral. Elas podem ser feitas tendo como base a prevenção de doenças ocupacionais, a proteção à integridade física e a prevenção de acidentes.

O curso é oferecido na modalidade Tecnólogo, sendo diferente de um ensino técnico, por exemplo. Enquanto o último é de nível médio, o primeiro é de nível superior.

Por ter um foco nas demandas do mercado de trabalho, a graduação em Segurança do Trabalho apresenta uma abordagem mais prática. Mais do que aprender todos os conceitos dessa área, você aprenderá a aplicá-los em situações reais.

Assim, um Tecnólogo é uma excelente alternativa para quem está em busca de uma formação completa e que possa agregar valor ao aprendizado. Confira os principais motivos para investir em uma graduação no ramo:

  • salários atrativos, com a possibilidade de aumentar os ganhos com especialização e tempo de experiência;
  • rapidez, já que os cursos Tecnólogos têm um tempo de duração menor;
  • mercado de trabalho aquecido, já que o profissional de Segurança do trabalho é cada vez mais requisitado pelas empresas.

Ao longo da formação, os alunos também estudam com profundidade as normas que regulamentam as atividades do trabalho e o processo de segurança laboral. Toda essa abordagem é essencial para formar pessoas capacitadas para evitar possíveis acidentes laborais.

Ao mesmo tempo, o objetivo inclui oferecer uma qualidade de vida melhor aos colaboradores de diferentes áreas e não apenas as mais suscetíveis a acidentes. Durante o curso de Segurança do Trabalho, você desenvolverá aptidões para realizar atividades como:

  • emissão de pareceres sobre condições de trabalho;
  • avaliação, perícia e vistoria sobre a qualidade dos processos;
  • composição de equipes multidisciplinares;
  • gerenciamento, implementação e planejamento de sistemas de segurança laboral.

Quais são as principais matérias do curso de Segurança do Trabalho?

Para explicar o que se aprende na faculdade de Segurança do Trabalho, vamos apresentar a função desse profissional dentro da empresa. Quem se qualifica nessa área será responsável pela criação de procedimentos e fiscalização de seu cumprimento, em relação à saúde dos trabalhadores de uma corporação.

Sua função principal é atuar na prevenção de acidentes. Portanto, a graduação prepara o profissional para a execução e planejamento de ações de prevenção e monitoramento dos processos de segurança, saúde e ambientes de trabalho.

Logo, durante a faculdade, você estuda diversos conteúdos sobre legislação brasileira e internacional. Além disso, aprende disciplinas básicas para manter o bem-estar dos funcionários e o bom funcionamento de uma empresa.

Veja, abaixo, todas as matérias de Segurança do Trabalho estudadas na Unopar:

  • Ergonomia Industrial;
  • Introdução à Tecnologia em Segurança no Trabalho;
  • Modelos de Gestão e Relações Interpessoais;
  • Legislação e Normas Técnicas em Segurança do Trabalho e Prática Trabalhista;
  • Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho;
  • Emissão de Laudo Técnico e Condições Gerais do Trabalho;
  • Perícia Trabalhista;
  • Política do Trabalho e Saneamento Ambiental;
  • Higiene do Trabalho e Biossegurança;
  • Segurança Industrial;
  • Prevenção e Proteção em Maquinário;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Proteção Coletiva (EPCs) e Combate a Sinistro;
  • Psicologia e Qualidade de Vida do Trabalhador;
  • Fundamentos e Técnicas de Primeiros Socorros;
  • Análise e Gerenciamento de Risco;
  • Gestão de Segurança no Trabalho e Técnicas de Medição;
  • Normas Regulamentares e Meio Ambiente.

Agora, confira as características de algumas das principais matérias estudadas!

Ergonomia Industrial

Na disciplina de Ergonomia Industrial, os alunos da Unopar estudam a relação entre saúde e ergonomia, além de verificar as aplicações práticas no local de trabalho. Alguns dos assuntos vistos nessa matéria incluem Fisiologia Aplicada ao Trabalho e Ginástica Laboral, sempre tendo como base a Norma Regulamentadora 17.

Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho

Se você já trabalhou com carteira assinada sabe que é importante cumprir um rito de demissão e admissão que inclui exames médicos. O objetivo dessa disciplina é garantir que movimentos ou ocupações laborais (como carregar peso ou digitar no computador) não afetem a qualidade de vida dos trabalhadores.

Legislação e Normas Técnicas em Segurança do Trabalho e Prática Trabalhista

Todas as áreas da Segurança do Trabalho são norteadas por uma Norma Regulamentadora diferente. Assim, os alunos aprendem em detalhes sobre as condições seguras de acordo com cada tipo de trabalho: em condições insalubres, na água, em alturas, com eletricidade, de periculosidade, etc.

Laudo Técnico e Condição do Trabalho

Uma das disciplinas mais importantes de Segurança do Trabalho é a de Laudo Técnico e Condição do Trabalho. Nela, os alunos estudam as técnicas para a apresentação e elaboração de laudos, seguindo os artigos 193 e 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Normas Regulamentares e Meio Ambiente

Essa matéria aborda os efeitos provocados por substâncias presentes no ambiente de trabalho. Por conta da expansão das indústrias, o tema é muito importante.

É a partir das aulas desse conteúdo que você adquire os conhecimentos necessários para compreender os efeitos tóxicos das substâncias, estabelecendo medidas de segurança.

Análise e Gerenciamento de Risco

Lidar com prevenção e risco de acidentes é o que vem à mente das pessoas quando se fala em Segurança do Trabalho. Afinal, esses são casos críticos para as corporações, ou seja, podem causar muitos prejuízos e transtornos.

Já que é difícil se livrar de todos os riscos, o profissional precisa aprender a gerenciá-los e reduzi-los para que o acidente não aconteça. Isso é realizado por meio da implementação de programas de segurança que precisam ser seguidos por todos os colaboradores.

Qual a duração da graduação em Segurança do Trabalho?

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho tem duração média de 3 anos, ou seja, 6 semestres. O curso é fundamentado em torno das bases teóricas e científicas, e os alunos recebem todos os conhecimentos necessários para acompanhar as mudanças desse mercado.

A formação da Unopar possibilita que os profissionais formados tenham capacidade para atuar de modo ético na área. Com isso, é possível trabalhar em diferentes áreas em que exista a interação entre colaborador e ambiente de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Como consultar o preço do curso?

Agora, vamos abordar um ponto que influencia bastante no momento de escolher uma faculdade para estudar. Por mais que você esteja disposto a investir na carreira, o valor das mensalidades importa.

Além disso, pode ser que o estudante associe ensino de qualidade a preços elevados. A novidade é que na Unopar não é assim: temos um corpo docente qualificado, infraestrutura de ponta e valores acessíveis. Aqui, acreditamos que o conhecimento deve ser para todos!

Assim, para verificar os preços atualizados, basta acessar o nosso site institucional. Depois, clique na aba “nossos cursos”, “conheça nossos cursos” e vá a na opção “Segurança do Trabalho”.

Saiba que os valores são diferentes caso consiga uma bolsa de estudos disponibilizada pela Unopar. Veja as principais opções:

  • Bolsa Incentivo — essa alternativa é ideal para quem está com alguma dificuldade financeira. Ela só está disponível para calouros, e o pedido precisa ser solicitado no momento de se inscrever para o vestibular;
  • Bolsa Primeiro Semestre — essa bolsa oferece um desconto de até 20% no valor das mensalidades do primeiro semestre. Ela é válida para as modalidades de ensino presencial e semipresencial;
  • Bolsa Enem — se você já fez alguma edição do Enem desde 2010, saiba que pode concorrer a uma bolsa de estudos que oferece descontos de até 100%. Assim, é possível cursar Segurança do Trabalho sem precisar fazer o vestibular;
  • Bolsa Transferência — essa bolsa é destinada para quem já cursa Segurança do Trabalho em outra faculdade mas deseja fazer parte da Unopar. Nesse caso, os descontos chegam a 30% em cursos a distância e a 60% em graduações presenciais.

Como se matricular no curso?

Com certeza, você já percebeu a versatilidade do Tecnólogo em Segurança do Trabalho e as várias oportunidades de carreira que essa graduação oferece aos futuros profissionais.

No entanto, ainda falta uma questão fundamental: como se matricular em uma das melhores faculdades do país? Para estudar na Unopar, é necessário que os candidatos já tenham um diploma de ensino superior ou participado de algum dos processos seletivos, como os explicados abaixo. Veja!

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é aquele em que os estudantes realizam a prova de maneira presencial. Ela consiste em uma redação e um teste objetivo que aborda os assuntos estudados no ensino médio.

Vestibular online

Já o vestibular online é uma forma de ingresso totalmente digital. Tudo ocorre pela internet na área do candidato, para a qual você será redirecionado após a finalização da inscrição.

A prova consiste no mesmo formato que o presencial. No entanto, a diferença é que você tem uma hora para concluí-la e o candidato conta com 5 chances para finalizar o teste.

Ingresso por nota do Enem

Também é possível usar a nota do Enem para estudar na Unopar. E se mesmo assim você ainda está incerto sobre cursar Segurança do Trabalho ou não se sentir seguro por conta do preço das mensalidades, fique tranquilo!

Como falamos anteriormente, a Unopar oferece vários benefícios e bolsas de estudo que podem ajudá-lo a reduzir o valor da mensalidade.

Transferência externa

Se você já faz o curso de Segurança do Trabalho em outra faculdade, mas deseja ter acesso aos benefícios que a Unopar oferece, o processo de transferência externa é uma excelente alternativa.

Por meio dessa forma de ingresso, não é preciso fazer nenhum processo seletivo, basta continuar os estudos de onde parou e ainda obter um bom desconto nas mensalidades.

Vale ressaltar que os alunos só podem se transferir caso estejam com a matrícula ativa ou trancada por até 2 anos. E a dispensa das matérias cursadas depende da equivalência da matriz curricular.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

Com o avanço da tecnologia e a criação de plataformas digitais de aprendizagem, foi possível que instituições credenciadas pelo MEC oferecessem novos formatos de ensino, como o semipresencial.

Nesse caso, você terá a boa experiência de assistir às aulas gravadas quando quiser, e ainda é possível ter um contato mais próximo com professores e colegas. Essa modalidade de ensino é a melhor alternativa para quem tem uma rotina com vários compromissos, como filhos, trabalho etc.

Ela possibilita que o estudante da Unopar tenha mais liberdade em relação aos horários e ao local em que vai cursar o Tecnólogo em Segurança do Trabalho. Desse modo, é possível fazer networking e tirar as dúvidas diretamente com os professores durante os encontros presenciais, que acontecem de uma a três vezes por semana.

Um dos benefícios dessa modalidade é que você pode participar de grupos de estudos e discutir as atividades cara a cara. Para muita gente, esse contato ajuda bastante na tomada de decisões.

Quais são os diferenciais da Unopar?

A Unopar disponibiliza aos alunos uma metodologia de qualidade e completa, oferecendo toda a estrutura necessária para que você aproveite as experiências do ensino superior.

Além disso, a faculdade conta com algumas possibilidades profissionais antes mesmo de o estudante ter finalizado o curso, com o objetivo de oferecer apoio nesse momento importante em qualquer carreira.

Uma delas é o Canal Conecta, um portal de empregabilidade feito para o aluno da Unopar. Nele, você encontra oportunidades exclusivas, além de dicas que podem facilitar o seu desenvolvimento profissional.

Agora é com você!

Agora que já conhece as principais informações sobre o Tecnólogo em Segurança do Trabalho, saiba que é fundamental investir em uma boa faculdade. Para isso, escolha a Unopar e seja um profissional de sucesso e respeitado no mercado de trabalho!

Gostou do post e quer fazer o curso de Segurança do Trabalho na Unopar? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados