Encontre a melhor faculdade EAD em Cuiabá em 5 passos

estudante ead

Com população estimada em mais de 600 mil pessoas, a capital do Mato Grosso, Cuiabá, é referência no estado quando se pensa em desenvolvimento. Lá estão as principais indústrias e serviços, além do maior polo educacional da região.

A Cidade Verde, como é chamada por causa de sua arborização, está no centro do agronegócio brasileiro, com a produção de soja, milho e carne bovina, e do turismo nacional. Afinal, fica próxima a dois destinos bastante procurados: Chapada dos Guimarães e Pantanal.

Portanto, se você sabe a importância da faculdade na sua vida e está à procura de uma cidade tranquila e com alto potencial de crescimento para iniciar sua carreira, fique por aqui.

Vamos apresentar os principais passos para encontrar uma faculdade EAD em Cuiabá. Continue a leitura e descubra como é o ensino a distância na cidade.

Avalie a qualidade de ensino da instituição

O primeiro ponto a ser pensado se você quiser estudar a distância em Cuiabá é a qualidade da instituição. É preciso pesquisar pelas faculdades que são reconhecidas pelo MEC e receberam boa avaliação em todos os índices.

Isso significa ter obtido no mínimo a nota 3, que corresponde a:

  • boa infraestrutura;
  • corpo docente qualificado;
  • bom resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A Unopar foi bem avaliada e reúne todas essas características. Temos duas unidades em Cuiabá que oferecem cursos presenciais e estudo a distância. No que se refere à EAD, é preciso um cuidado maior na hora de escolher a faculdade.

Além de analisar as instalações físicas (salas, laboratórios, acessibilidade etc.), é preciso avaliar se o ambiente de aulas online é compatível com o que se espera para obter um excelente aprendizado durante o curso. Afinal, você vai depender muito dele para acessar as webaulas e interagir com os colegas de classe.

Portanto, procure saber sobre as webconferências, os fóruns e tutorias online e tudo mais que será preciso para não seguir sozinho nessa jornada, certo?

Verifique a localização do polo presencial em Cuiabá

Em Cuiabá, você vai encontrar os cursos da Unopar em nossas duas unidades:

  • Centro — rua Vila Maria, 99, bairro do Baú;
  • Coxipó — rua Hum, 107, bairro Jardim Alencastro.

É importante que a faculdade esteja localizada em um espaço seguro e de fácil acesso aos estudantes. Se não for morar próximo ao polo, verifique a disponibilidade de vagas em repúblicas ou quitinetes, muito comuns no Coxipó, por exemplo.

Caso você esteja em um município da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá ou no seu entorno, saiba que há linhas de ônibus intermunicipais ou as especializadas em transporte escolar. Nossa Senhora do Livramento fica a 42 km, e Santo Antônio de Leverger, a apenas 30 km. Se seu curso for semipresencial, esse trajeto precisar ser feito uma vez por semana, e isso não é tão difícil assim.

Converse com ex-alunos que atuam na região

Em primeiro lugar, é interessante buscar informações com pessoas que já passaram pela instituição de ensino. Entenda como funciona a faculdade, como são os professores e a infraestrutura para as aulas virtuais.

Esses ex-alunos também podem dar boas indicações de como anda o mercado de trabalho, se tiveram facilidade em conseguir um emprego e se houve ajuda da faculdade nesse sentido –– como o Canal Conecta, exclusivo para quem estudo conosco na Unopar.

Pesquise informações sobre outras cidades próximas, como Várzea Grande, que é colada em Cuiabá, e até mais distantes, como Campo Grande. A média salarial desses profissionais funciona como um bom termômetro para a sua decisão!

Observe a diversidade de cursos

Entre os cursos a distância em Cuiabá — oferecidos na faculdade escolhida — há aquele que você deseja? Além disso, esse curso vai abrir portas no mercado de trabalho? Essas são questões que você tem que fazer antes de se matricular.

Para ajudar, vamos mostrar a grade de cursos semipresenciais e 100% online aqui da Unopar Cuiabá. No primeiro caso, o estudante precisa ir toda semana à faculdade, geralmente uma ou duas vezes. Se o curso for totalmente a distância, a presença no polo EAD ocorrerá em apenas alguns momentos no semestre.

Eles estão separados por áreas do conhecimento. Veja qual tem mais a ver com você!

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Linguística

Verifique a formação do curso escolhido. No Bacharelado, você recebe preparação teórica e prática. Na Licenciatura, tem disciplinas específicas para se tornar professor da educação básica. Já nos cursos Tecnólogos, aqueles com menor duração, o foco é a atuação no mercado de trabalho.

Considere a empregabilidade dos cursos na cidade

Estar desempregado é uma situação que ninguém deseja, em nenhuma fase da vida. Como Cuiabá apresenta crescimento no comércio e no setor de serviços, os cursos de Desenvolvimento e os da área de Tecnologia e de Gestão são muito indicados.

Também há grande demanda para professores de ensino fundamental II e ensino médio, pois a população jovem tende a crescer — mais de 95% das crianças em idade escolar são alfabetizadas, índice alto em comparação à média nacional. Então, as Licenciaturas EAD são boas opções para seguir carreira.

Agora que você já sabe a importância de cursar uma faculdade EAD de qualidade e conhece a melhor instituição de educação a distância em Cuiabá, é hora de se preparar para iniciar a caminhada rumo a uma nova carreira!

Não deixe de aproveitar a oportunidade: inscreva-se hoje mesmo e fique por dentro dos benefícios de estudar conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content