Fisioterapia Pericial: o que é e como atuar na área?

fisioterapia pericial

Gosta de séries de investigação? Tem uma curiosidade aguçada? Um de seus principais objetivos na vida é ajudar ao próximo? Busca uma carreira que traga estabilidade profissional e boas remunerações? Então, a Fisioterapia Pericial pode ser exatamente o ramo para você! Já ouviu falar sobre ela?

O fisioterapeuta é o profissional formado no Bacharelado em Fisioterapia e encarregado de lidar com a prevenção e o tratamento de lesões que atingem estruturas como tendões, ligamentos, ossos e músculos. Eles reabilitam pacientes com problemas de locomoção e ajudam atletas e atingirem todo o seu potencial em seus esportes de atuação.

Mas isso não é tudo! Esse profissional também pode atuar na área pericial, ajudando na emissão de laudos por meio da análise de exames, contextos e da observação prática dos pacientes envolvidos em questões judiciais. Quer saber mais sobre esse campo em ascensão? Então, continue a leitura!

O que faz um fisioterapeuta perito?

Quer saber tudo sobre Fisioterapia? Então, é fundamental que você entenda o que é a Fisioterapia Pericial e quais são as atribuições desse profissional!

O fisioterapeuta perito, também conhecido como “forense”, é responsável pela emissão de documentos legais para o auxílio da resolução de casos que correm na justiça.

Esse profissional precisa examinar os pacientes em questão e analisar exames que podem ter sido feitos e solicitados por colegas de outras áreas. A partir disso, emite um laudo que atesta a condição de saúde da pessoa.

Onde esse profissional pode atuar?

Esse profissional atua na área judiciária, em âmbitos municipais, estatais e federais, em órgãos como a Justiça do Trabalho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

O perito é encarregado de emitir laudos, por exemplo, para causas trabalhistas, a fim de comprovar se o paciente foi ou não vítima de uma lesão originada no ambiente de trabalho.

Outra atribuição do fisioterapeuta forense é participar de vistorias aos ambientes de trabalho, garantindo que as normas de ergonomia sejam seguidas nas empresas dos mais diversos segmentos. Ele também tem a responsabilidade de educar os gestores acerca da importância desse cuidado com os colaboradores.

Esse é um cargo de fundamental importância para a vida da população em geral. Ele garante segurança técnica para questões que, sem a visão de um profissional qualificado, poderiam lesar os trabalhadores.

Qual é a média salarial de um fisioterapeuta perito?

O salário de um fisioterapeuta perito pode ser bastante variado. Ele pode trabalhar de forma autônoma — e, assim, receber honorários de acordo com cada serviço prestado — ou ter um contrato com algum órgão, especialmente no caso de concursos públicos.

Sendo assim, depende. Um fisioterapeuta geral — ou seja, recém-formado — tem uma remuneração próxima aos R$ 2,7 mil* para uma carga horária de 31 horas semanais.

Teste Vocacional Rápido

Com especializações ou concursos, o perito da área tende a receber salários mais interessantes, ainda que não exista uma faixa determinada para tal. Por isso, essa é uma área muito interessante e que tem tudo para crescer cada vez mais!

Como são as oportunidades profissionais para esse profissional?

A atuação desse profissional é bastante abrangente. De modo geral, inclui:

  • órgãos do governo (seja municipal, estadual ou federal) como o INSS e o DETRAN;
  • vistoria de empresas;
  • saúde pública;
  • empresas do ramo advocatício.

Para tirar mais dúvidas sobre a área da Fisioterapia Pericial, faça o download de uma cartilha emitida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) sobre o assunto!

Como me tornar um profissional da Fisioterapia Pericial?

Se interessou e pretende, quem sabe, trabalhar com a Fisioterapia Pericial? Bom, saiba que essa é uma trajetória que exige muito estudo de sua parte, ok? Além disso, tenha em mente que o esforço nunca acaba — seu aprendizado precisa sempre ser renovado a partir de atualizações.

O caminho para se tornar um Fisioterapeuta especializado na área jurídica é, normalmente, a realização de pós-graduações na área. No entanto, o profissional também pode se tornar perito a partir de concursos públicos realizados pelos municípios ou estados.

Para isso, no entanto, é preciso concluir a graduação em Fisioterapia. Sendo assim, um passo de cada vez!

Como escolher uma boa faculdade para fazer esse curso?

Agora, veremos algumas dicas para ajudar na escolha da melhor instituição de ensino. Fique atento aos seguintes pontos na hora de decidir:

  • preocupação com a qualificação — na Unopar, há uma parceria exclusiva com o Canal Conecta que o deixa muito mais próximo das melhores vagas de estágio desde o começo da carreira;
  • boa grade curricular — conhecer as matérias de Fisioterapia e optar por uma faculdade que traga abrangência no ensino é o primeiro passo para uma qualificação de primeira;
  • corpo docente qualificado — contar com professores preparados faz toda a diferença em sua educação;
  • uso de tecnologia no ensino — a utilização de ferramentas tecnológicas, como é o caso da Aula Destaque e do Trilhas de Carreira, também é uma ótima pedida para quem deseja entrar no mercado de trabalho com tudo;
  • apoio de metodologias inovadoras — instituições que seguem as principais tendências do ensino, como a implementação da modalidade EAD, criam currículos de destaque para o mercado;
  • várias formas de ingresso — na Unopar, você tem várias formas para ingressar no curso superior de seus sonhos;
  • disponibilidade de bolsas e descontos — economizar nas mensalidades é importante, ainda mais considerando que o gasto com material para Fisioterapia será uma constante ao longo de todo o curso.

Com estas dicas, certamente a sua escolha será acertada! Tenha em mente que detalhes fazem toda a diferença na valorização de seu currículo. Optar por uma faculdade renomada e cheia de diferenciais será um elemento decisivo na conquista das melhores vagas de emprego.

Agora é com você!

Chegou a hora de começar o seu futuro! Ao ingressar em uma faculdade do ramo, você abre portas para as mais diversas possibilidades profissionais, inclusive a área da Fisioterapia Pericial. E então, o que você está esperando?

Inscreva-se agora mesmo no vestibular para o curso de Fisioterapia da Unopar e prepare-se para o mercado de trabalho com o apoio dos melhores profissionais da área. Você merece essa qualificação!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content