8 materiais de Fisioterapia que você vai precisar no curso

material para fisioterapia

Desconto nota do Enem

Você já deve ter visto que os fisioterapeutas trabalham utilizando uma série de ferramentas e equipamentos durante seus atendimentos, certo? De fato, desde a faculdade, os materiais para Fisioterapia cumprem um importante papel na rotina, tanto do estudante quanto do profissional, já que são um meio de realizar os diagnósticos, exercícios e procedimentos propostos.

Para você ter uma ideia da amplitude da profissão, os fisioterapeutas são profissionais que ajudam na reabilitação de pessoas de todas as idades afetadas por lesões, doenças ou deficiências. Também atuam de maneira preventiva e educativa junto a atletas profissionais ou pacientes que desejam melhor orientação no uso do corpo, como os praticantes de pilates.

Pensando em mostrar quais são os materiais para Fisioterapia que você vai utilizar na graduação, criamos esse post sobre itens que não podem faltar no “kit de ferramentas” do estudante. Vamos lá?

8 materiais básicos do aluno de Fisioterapia

Se o assunto é prática na graduação, nada mais justo que os alunos tenham seu próprio material para Fisioterapia. Os itens citados aqui são básicos e poderão se associar a outros objetos e equipamentos, conforme sua especialização na carreira. Confira!

Calculadora 

Algumas das principais matérias de Fisioterapia utilizam fórmulas de Física, Química e Matemática. Então, a calculadora é um item indispensável.

Por exemplo, em seus diagnósticos, o fisioterapeuta realiza cálculos de massa corpórea, diâmetro de músculos, porcentagem de gordura em pacientes, ângulos de articulações etc. Além disso, na aplicação de técnicas como ultrassom, radiações e raios laser, precisa calcular a carga de força correta para não ferir o paciente.

Estetoscópio 

O estetoscópio é outro dos mais importantes materiais usados por estudantes de Fisioterapia. Ele é utilizado para auscultar o paciente na avaliação cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos procedimentos. De maneira geral, o aparelho é composto por acessórios e 4 componentes, que podem ser trocados e comprados separadamente em lojas específicas.

Fita métrica 

A fita métrica ou trena antropométrica é utilizada pelos fisioterapeutas para tirar medidas corporais. Ela tem 1,5 metro de extensão e está acoplada a uma caixinha redonda que permite que a fita volte automaticamente após o uso. Isso facilita bastante as medições.

Além disso, o profissional pode utilizá-la para medir a circunferência abdominal. Essa medição indica riscos para doenças graves, como problemas cardíacos e diabetes.

Goniômetro 

Esse é um instrumento que mede a amplitude de movimento disponível nas articulações. Se um paciente está sofrendo de diminuição da amplitude de movimento, ao longo das sessões, o fisioterapeuta pode usar o goniômetro para avaliar as articulações envolvidas e, em seguida, certificar-se de que a intervenção está funcionando.

Lápis dermatográfico 

O lápis dermatográfico é utilizado para marcações exatas das posições anatômicas no corpo dos pacientes. É encontrado em várias cores e, por causa do suporte visual, fica mais fácil encontrar os melhores procedimentos corretivos, bem como dialogar com a pessoa sobre o que será feito.

Martelo de Buck 

Esse é um martelo neurológico usado para testar os reflexos e medir a sensibilidade dos nervos do paciente. Alguns modelos são compostos por duas pontas de borracha na cabeça do martelo e uma alça com uma agulha removível, além de escova para testes de sensibilidade adicionais.

Oxímetro 

Esse aparelho ficou bem famoso durante a pandemia, pois é utilizado para aferir a oxigenação no sangue. Por exemplo, se um paciente estiver passando por Fisioterapia Respiratória, essa medição é importante para o fisioterapeuta saber se ele está estável. Há dois modelos de oxímetro: para pulso ou dedo.

Termômetro

O termômetro é um aparelho indispensável para as aulas de Fisioterapia. Medir a temperatura é importante para verificar a condição de saúde do indivíduo — assim, o profissional age antes que alguma doença apareça. No mercado, existem vários modelos disponíveis, como o infravermelho e o digital.

Tensiômetro ou esfigmomanômetro 

Você se assustou com o nome? Calma! Este é um dos aparelhos mais utilizados na saúde e, talvez, você tenha em casa. É o popular medidor de pressão arterial, um dos métodos mais confiáveis de aferição desse valor. Há 3 tipos:

  • aneroide: usado nas visitas em domicílio, com a ajuda de um estetoscópio;
  • de mercúrio: pesados, costumam ser usados nos consultórios, também com um estetoscópio;
  • digital: portátil e fácil de usar, normalmente é vendido para quem não é profissional da saúde.

6 materiais para o profissional de Fisioterapia

Agora que você já sabe quais são os materiais usados pelos alunos durante a graduação, chegou a hora de conhecer os itens mais utilizados pelos profissionais da profissão de Fisioterapia no dia a dia de trabalho. Confira!

Kit para teste de sensibilidade

O kit para teste de sensibilidade tem o objetivo de medir a sensibilidade da pele. Esse item é muito usado pelo fisioterapeuta, já que permite detectar o risco de ulcerações e lesões nos pés e mãos, prevenindo danos físicos e amputações em casos de neuropatias alcoólicas, tóxicas ou diabéticas.

O material contém um estojo com 6 diâmetros calibrados, protegidos dentro de tubos transparentes. Além disso, o aparelho consegue exercer forças específicas quando aplicados sobre a pele.

Disco de equilíbrio

O disco de equilíbrio é bastante usado durante as sessões de Fisioterapia. O equipamento possibilita que o paciente faça exercícios de propriocepção, com o objetivo de melhorar a consciência corporal, a resistência e o equilíbrio. Além disso, previne futuras lesões musculares e articulares e ajuda em recuperações para exercícios funcionais na fase pós-operatória.

Tour pela prova do Enem

Feito com um material atóxico e antiderrapante, é uma boa alternativa para treinamentos de estabilização e força. O profissional pode usar o disco de equilíbrio em pacientes que sofrem com fraqueza muscular e dores na coluna.

Aparelho TENS

O aparelho TENS é usado para tratar dores crônicas e agudas. A corrente liberada por ele ativa mecanismos internos do sistema nervoso, desencadeando uma ação analgésica e amenizando o desconforto da pessoa.

Esse tratamento não gera efeitos colaterais e não é invasivo. Essa é uma ótima opção para quem sofre com queixas comuns no dia a dia, como neurites, lesões medulares, dores articulares e cervicais.

Bolas tonificadoras

Você provavelmente já viu um fisioterapeuta usar uma bola tonificadora durante uma sessão de Fisioterapia, certo? Esse objeto é ideal para tonificar a musculatura. Com um peso que varia entre 1 kg a 3 kg e com um tamanho médio, ela é de fácil manuseio e versátil, podendo ser utilizada em várias atividades, como exercícios de girar, levantar, apertar etc.

O profissional pode indicá-la tanto para o fortalecimento dos membros inferiores quanto superiores, dependendo do tipo de atividade.

Faixa elástica

A faixa elástica é confeccionada de poliéster, borracha ou látex e é ideal para desenvolver a resistência muscular. Ela pode ser usada para exercitar qualquer parte do corpo sem forçar as articulações, além de trabalhar músculos pequenos que atuam como estabilizadores.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, e o profissional deve indicar ao paciente aquele que se adapta ao tipo de tratamento e treinamento que realizará.

Exercitador respiratório

O exercitador respiratório é muito usado pelos profissionais que optaram seguir na área de Fisioterapia Respiratória. O aparelho, conhecido como Respiron, contém uma mangueira, um bocal e três esferas. Ao inspirar em seu bocal, as esferas sobem, incentivando o uso da força muscular respiratória, treinando a respiração.

O fisioterapeuta pode graduar o nível de dificuldade do aparelho para melhorar o desempenho do sistema respiratório do paciente como um todo. É ideal para quem sofre com asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca.

Fisioterapia: um curso de une conhecimento teórico e prática

O programa pedagógico do Bacharelado em Fisioterapia tem objetivo de aliar experiência prática ao que o estudante vê em sala de aula. Ao final do curso, ele deve ser capaz de aplicar as técnicas de Fisioterapia para os mais diferentes objetivos.

Então, as aulas são montadas com base nas metodologias ativas de aprendizagem, em que você se torna grande responsável pela construção do seu conhecimento. Na prática, ao ter aulas nos laboratórios, clínicas de atendimento ou piscina terapêutica, você vai comandar uma série de atividades simuladas e com pacientes, sob a orientação dos professores.

Você terá contato com casos reais e seu aprendizado será muito mais rápido e com uma qualificação universitária de alto nível, para oferecer o tratamento adequado conforme as necessidades de cada pessoa.

Logo, a prática da faculdade ajudará você a conduzir exames que combinam evidências aprendidas nas experiências da sala de aula com suas competências pessoais. Também poderá lidar com as demandas do paciente, trabalhando individualmente ou associando-se a equipes multidisciplinares. 

Áreas de atuação do profissional da Fisioterapia 

Agora que você já conhece os principais itens de Fisioterapia que não podem faltar na vida do profissional desde a faculdade, veja brevemente algumas das principais áreas de atuação:

  • Fisioterapia Dermatofuncionalatende pessoas que sofreram lesões na pele, como queimaduras, ou passaram por cirurgias. Também inclui especializações em procedimentos estéticos;
  • Fisioterapia do Trabalho: promove ações de consciência corporal e qualidade de vida no trabalho, como ginástica laboral para a prevenção de doenças, por exemplo, por esforço repetitivo (LER);
  • Fisioterapia Neurológica: atua especialmente na reabilitação de pessoas que tenham sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou com algum tipo de paralisia;
  • Fisioterapia Oncofuncional: trabalha nos cuidados aos pacientes acometidos pelo câncer. É uma assistência que envolve reabilitação de áreas afetadas direta ou indiretamente, bem como busca o bem-estar de pacientes terminais por meio de cuidados paliativos;
  • Fisioterapia Esportiva: atua principalmente na prevenção de lesões em atletas profissionais e amadores. Presta consultoria a times esportivos e esportistas individuais;
  • Fisioterapia Respiratória em UTI: o fisioterapeuta atuará com os pacientes entubados, ao trabalhar com monitorização respiratória, suporte respiratório não invasivo e ventilação mecânica;
  • Geriatria e Gerontologia: atua com pacientes idosos na redução de dificuldades motoras, especialmente, em razão da idade e de doenças incapacitantes;
  • Uroginecologia e Obstetrícia: envolve o tratamento de pessoas com disfunção fecal e urinária, bem como ajuda no fortalecimento muscular de mulheres para a hora do parto.

salário em Fisioterapia é de R$ 3.025,69*, mas pode variar de acordo com a área da Fisioterapia escolhida, seu nível de capacitação ou mesmo o local em que a vaga se encontra.

Faça a diferença na sua carreira!

Viu como essa é uma carreira fascinante? Agora que já sabe quais são os materiais para a faculdade de Fisioterapia e algumas das principais áreas, chegou a hora de você fazer sua escolha.

Faça o curso de Fisioterapia em uma das melhores faculdades do país. Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Fisioterapia da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 97

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados