Fisioterapia semipresencial: como funciona o curso?

fisioterapia semipresencial

O curso de Fisioterapia tem durabilidade de 5 anos, é do tipo Bacharelado e une disciplinas de Ciências Biológicas e da saúde. A busca da modalidade de Fisioterapia semipresencial tem crescido, pelo fato de reunir vantagens do formato presencial com o EAD, dando mais flexibilidade, enquanto possibilita a prática contínua.

O salário médio inicial de R$2.880* coloca o fisioterapeuta como um profissional bem respeitado. E, por a profissão pertencer à área da saúde, que está em constante reconhecimento, a tendência é de crescente remuneração.

Quer entender como funciona o curso de Fisioterapia semipresencial? Contamos tudo a seguir!

Como funciona o curso de Fisioterapia semipresencial?

Na Unopar, o curso de Fisioterapia semipresencial tem a duração de 10 semestres, que são feitos em 5 anos. A matriz curricular reúne disciplinas teóricas, que podem ser realizadas em casa, além de algumas práticas, em que o aluno precisa se dirigir a um dos polos da instituição.

A infraestrutura da Fisioterapia semipresencial, dessa forma, é dividida entre o ambiente offline e o online. No primeiro, a faculdade oferece laboratórios, biblioteca e salas multimídia. No segundo, há o Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma em que estão as aulas postadas e o fórum para interação.

A metodologia da Unopar é orientada à humanização e à resolução de problemas. Isso leva o estudante a desenvolver a habilidade clínica para atender pacientes, por meio de situações semelhantes as que ele resolverá no dia a dia.

Quais são os conteúdos estudados no Bacharelado de Fisioterapia?

As matérias de Fisioterapia estão divididas entre o ciclo básico e o profissionalizante. A seguir, contamos um pouco sobre elas!

Saúde Coletiva

A disciplina contribui para a futura formação do profissional, propiciando conhecimentos sobre políticas públicas de saúde –– um direito de cidadania e uma obrigação do Estado, assegurada por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Promove competências em ações de saúde, que buscam a integralidade no cuidar, a atuação em equipe por meio da interdisciplinaridade e ações de prevenção, proteção e recuperação.

Ética e Deontologia

Toda profissão tem um Código de Ética pelo qual o profissional precisa zelar. A matéria é voltada ao fisioterapeuta, ensinando seus principais deveres, permissões e proibições. Nisso, o estudante consegue responder a questionamentos como: ele pode receitar medicamentos? Quais exames pode solicitar? O que acontece em caso de infrações éticas?

Empreendedorismo

Nessa aula semipresencial de Fisioterapia, que é um Estudo Dirigido (ED) oferecido na Unopar, o estudante também aprende sobre empreendedorismo, disciplina fundamental para quem atua como autônomo. Ela propicia noções importantes para abrir e administrar o negócio próprio, além de habilidades para desenvolver um mindset voltado ao crescimento.

Fisioterapia na Saúde do Atleta

Na matéria de Saúde do Atleta, do curso de Fisioterapia semipresencial, o estudante conhece diversas patologias desportivas, reconhece lesões, exerce avaliações em pacientes, entende quais os tratamentos adequados e testa técnicas específicas na reabilitação do atleta.

Fisioterapia na Saúde do Idoso

Na prática da vida profissional, essa é uma das disciplinas mais aplicadas. Como o nome sugere, é voltada ao público idoso. Nela, o estudante aprende como desenvolver a movimentação de determinado membro após acidente doméstico, como ajudar na melhoria da locomoção, entre outras necessidades do idoso.

Anatomia do aparelho locomotor

Aprender sobre o aparelho locomotor humano é essencial para o fisioterapeuta, já que atua diretamente com a movimentação do corpo. Nas aulas, ele se aprofunda no estudo do sistema muscular e esquelético, a exemplo dos três tipos de tecido muscular e dos sistemas de alavanca e de antagonismo.

Na Unopar, esse tema se divide em duas disciplinas:

  • Ciências Morfofuncionais do aparelho locomotor – membros inferiores e coluna vertebral;
  • Ciências Morfofuncionais do aparelho locomotor – membros superiores, cabeça e tronco.

Fisioterapia em unidade hospitalar

Essa é uma das áreas mais bem-reconhecidas na profissão. A disciplina prepara o aluno para atender pacientes com locomoção limitada, pelo tratamento intensivo, auxiliando na manutenção de movimentos. Também pode atuar na parte respiratória, trabalho que ficou muito em voga durante a pandemia do coronavírus.

Quais são as vantagens de fazer Fisioterapia semipresencial?

Entre as vantagens da faculdade semipresencial, podemos mencionar que ela mescla as melhores características da Fisioterapia a distância e da presencial. Explicamos com mais detalhes a seguir!

Flexibilidade no processo de aprendizagem

Cursos de modalidade semipresencial no EAD têm uma característica em comum: a flexibilidade, que dá mais liberdade ao estudante. Como parte das aulas são online, ele não tem a obrigação de seguir um cronograma fechado, assim como acontece em graduações 100% presenciais.

Então, ele faz o próprio horário, optando em quais momentos do dia, ou da semana, se dedicará às atividades online.

Tutoria ativa

A tutoria ativa é outra característica da faculdade semipresencial. Dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, os estudantes têm o apoio de tutores, que ficam disponíveis para responder a dúvidas, receber atividades, prestar esclarecimentos importantes ou ser um elo na comunicação com um professor, quando for o caso. 

Isso faz toda a diferença no curso: apesar de haver contato direto com os professores e estes serem peças fundamentais no aprendizado, é humanamente impossível que estejam disponíveis 100% do tempo.

Acesso a laboratórios

Outra vantagem importante da Fisioterapia semipresencial é a possibilidade de acesso a laboratórios, que são imprescindíveis à parte prática.

A Unopar oferece laboratórios de qualidade, equipados com tecnologia, para que o aluno exercite o que aprende na teoria e consiga se desenvolver como profissional.

Contato aproximado com professores e colegas

A possibilidade de ter algumas aulas presenciais e teleconferências em tempo real propicia características que complementam a Fisioterapia EAD: o compartilhamento de dúvidas e experiências, além do contato aproximado entre professores e colegas. Isso forma um vínculo legal e facilita o networking, que pode ser muito importante para o futuro profissional.

A decisão é sua!

Estudar Fisioterapia em uma instituição renomada faz toda a diferença para o seu currículo e a sua aprendizagem. Na Unopar, contamos com professores qualificados e preparados a propiciar um ensino condizente com as atuais exigências do mercado. Além disso, nossa boa infraestrutura permite o conforto e garante a eficiência de ensino da qual todo estudante precisa.

Enfim, agora que contamos tudo sobre o curso de Fisioterapia semipresencial, vale ressaltar mais uma informação: um diploma de graduação EAD não tem a menor diferença para o do presencial. Além de o MEC reconhecer os dois, a modalidade não é citada no documento, o que dá a você toda a privacidade para se formar como quiser! Legal, não é?

Gostou de ficar por dentro das informações? Aproveite e faça sua inscrição em nosso vestibular! Além de gratuita, pode ser realizada online!

*CAGED, valor sujeito a alterações

Fisioterapia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.