Descubra o que faz um profissional de Gestão Ambiental

gestão ambiental o que faz

Desconto nota do Enem

O curso Tecnólogo em Gestão Ambiental é ideal para quem tem aptidão com o meio ambiente e facilidade para lidar com diferentes pessoas e equipes de trabalho. Na faculdade, o aluno desenvolve as habilidades necessárias para planejar e executar atividades de diagnóstico e recuperação de áreas degradadas. 

A área tem sido considerada uma das mais promissoras dentro do campo ambiental, oferecendo oportunidades de trabalho em mineradoras, ONGs, propriedades rurais, dentre outros. O recém-formado sai da graduação preparado para atender o mercado de trabalho e suas exigências.

Preparamos o post para que você entenda, de fato, o que faz um gestor ambiental e quais são as principais oportunidades disponíveis para os profissionais. Acompanhe a seguir e confira!

Desenvolvimento de projetos de Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é a principal responsável pelo desenvolvimento de projetos dentro das organizações e empreendimentos. O profissional auxilia as companhias, propondo ações que permitem uma melhor tomada de decisão e, também, ressalta a importância da conscientização em relação aos desastres ambientais e o mau uso dos recursos.

Dessa forma, é fundamental ser transparente no ambiente de trabalho, até mesmo porque a atuação pode gerar impacto em milhares de vidas. Além de empresas, o gestor ainda atua na coordenação de programas voltados às escolas e à população no geral.

Por meio do geoprocessamento, por exemplo, o gestor ambiental consegue elaborar estudos de impacto ambiental, além de diagnósticos e mapeamento de vegetações. Com os dados, é possível criar e desenvolver projetos com objetivo principal de recuperar e proteger o meio ambiente.

Controle de impactos ambientais

O gestor ambiental também atua investigando áreas contaminadas e desmatadas para elaborar relatórios sobre a situação dos locais. Com isso, é possível criar programas específicos de recuperação e controle para impedir ou, até mesmo, prevenir catástrofes e impactos ambientais.

Assim, o profissional define cronogramas de atividades, coordena e acompanha a implementação de projetos em empresas, ONGs e demais instituições. O intuito é reduzir os índices de poluição e desmatamento, proporcionando maior preservação e cuidado com o meio ambiente.

Também é o gestor ambiental quem controla e atualiza as licenças exigidas por lei. Adequa o processo de produção, emissão de poluentes e gerenciamento de resíduos das organizações, atuando sempre de acordo com a legislação e as normas ambientais do país.

Trabalho junto a profissionais do Agronegócio

Quem se forma em Gestão Ambiental ainda pode tentar ocupar uma vaga para trabalhar diretamente com profissionais do Agronegócio. Para isso, é fundamental ser registrado no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA) para comprovar e validar as aptidões do plano de carreira.

Basicamente, o Agronegócio é uma área que envolve produtores, distribuidores e revendedores que comercializam gêneros alimentícios aos consumidores. Com o crescimento do setor, os gestores ambientais têm sido cada vez mais requisitados no mercado para comandar as diversas etapas dos negócios agrícolas.

A partir disso, é possível garantir a correta aplicação dos recursos naturais e tecnológicos, permitindo que as empresas do campo tenham mais controle de suas atividades e as condições necessárias para a expansão do mercado.

Atuação junto a órgãos públicos

Outra possibilidade que o gestor ambiental tem é de atuar em órgãos públicos, como secretarias de meio ambiente, prefeituras, escolas, faculdades, dentre outros locais. O profissional geralmente contribui para o enfrentamento das questões ambientais dos órgãos, principalmente na elaboração de políticas públicas.

Tour pela prova do Enem

O gestor ainda pode atuar na fiscalização de obras públicas, verificando, por exemplo, se os resíduos das construções civis estão sendo corretamente acondicionados e destinados. Ele é o agente responsável por implementar estratégias e iniciativas inovadoras em instituições, sendo fundamental para o desenvolvimento do setor público e das políticas ambientais nos órgãos.

Consultorias

Já nas consultorias, o profissional deve realizar diagnósticos das empresas e companhias, a fim de adequar as instituições às políticas ambientais. Nesse caso, o gestor é responsável por oferecer suporte aos empreendedores para que consigam a devida licença ambiental de funcionamento.

O gestor ainda deve acompanhar a implantação e a operação de todas as atividades das organizações que, de algum modo, utilizam recursos naturais e podem ser potencialmente poluidoras do meio ambiente. 

Muitas empresas, atualmente, investem em consultoria ambiental para facilitar e obter descontos em financiamentos bancários. O gestor ambiental, nesse sentido, é um profissional cada vez mais valorizado, uma vez que auxilia as companhias a atingir coerência e foco nos negócios.

Mineradoras

Em mineradoras, o gestor ambiental deve zelar pela qualidade de vida da região onde ocorrem as obras de impacto. Sendo assim, ele estuda como a exploração do minério afeta a vida das pessoas que residem ao redor da mineradora, tendo um entendimento mais preciso de como as atividades prejudicam os recursos naturais.

A partir disso, o profissional elabora relatórios e cria projetos de recuperação do bioma com o objetivo de cumprir as normas da legislação brasileira. 

Além disso, toda obra com potencial danoso ao meio ambiente exige licenciamento ambiental. E é justamente o profissional quem realiza estudos de impacto, permitindo que as empresas iniciem e deem continuidade às operações com mais segurança.

Sem dúvidas, investir em uma boa formação acadêmica pode favorecer diretamente a realização profissional. Aqui na Unopar, encaminhamos os estudantes para as áreas de seu interesse por meio de parcerias e network. Ainda temos uma parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade, gratuito e exclusivo, que oferece vagas de trabalho em todo o país.

Agora é a sua vez!

O primeiro passo para se dar bem na carreira é entender o que é Gestão Ambiental e quais são as atribuições dos gestores no mercado de trabalho. Tenha em mente que a profissão está em constante transformação e que cada vez mais profissionais qualificados estão sendo requisitados pelas organizações, com média salarial de R$ 3.432,96*.

Para aproveitar a alta do mercado, considere a importância da faculdade de Gestão Ambiental. Assim, será possível desenvolver as habilidades e as competências necessárias para oferecer um serviço diferenciado e de qualidade às companhias.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga no ensino superior!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 138

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados