Conheça a grade curricular de Engenharia Mecânica

estudantes de engenharia mecânica

Você sempre teve afinidade com os números? Gosta dos desafios das Leis da Física? Quer fazer um curso com oportunidades no mercado mundial? Sabe qual é a primeira opção entre quem quer atuar na indústria automobilística? Então, talvez se interesse pela grade curricular de Engenharia Mecânica.

Neste post, vamos conversar um pouco sobre as principais disciplinas do Bacharelado em Engenharia Mecânica. Essa é uma das graduações que mais abrem portas para seus egressos. Eles atuam desde a projeção de motores de eletrodomésticos até na manutenção e construção de turbinas de avião — sem falar na atuação na gestão de organizações de diversos ramos.

Quanto ao curso, a qualidade do ensino e o reconhecimento do MEC são essenciais para uma formação proveitosa. Aqui na Unopar, você encontra tudo isso aliado à flexibilidade da educação semipresencial. A duração é de 5 anos, com disciplinas teóricas, aulas práticas e estágio obrigatório.

Continue conosco para saber mais sobre as matérias da Engenharia Mecânica aqui da Unopar, que são base para o sucesso da sua carreira como engenheiro.

Cálculo

Mesmo para quem tem muita facilidade com os números, o Cálculo costuma ser o “bicho de sete cabeças” nas Engenharias. Porém, com dedicação e prática, até quando não se tem essa afinidade toda com as contas, você conseguirá se sair bem nessa disciplina. O mais indicado é dedicar-se a fazer exercícios e realmente entender como se dão as regras, não apenas decorá-las.

Essa disciplina acompanha os estudantes de Ciências Exatas por alguns períodos da faculdade. No curso de Engenharia Mecânica, é divida em 3 partes, comumente chamadas de Cálculo 1, 2 e 3.

Não tem como negar a importância do Cálculo para o restante da graduação e a atuação no mercado. Outras disciplinas terão como base esses aprendizados relacionados com função, limite e derivada, integrais e campos vetoriais. Ou seja, tudo aquilo que é aprendido nos primeiros anos de curso nessas aulas.

Álgebra e Geometria

Ainda no 3º período da faculdade de Engenharia Mecânica, você vai precisar encarar uma das mais conhecidas disciplinas da área: a Álgebra Vetorial e a Geometria Analítica — a famosa G.A. Resumidamente, as aulas giram em torno de matrizes, determinante, vetores, retas, planos e distâncias. 

A Álgebra é uma das áreas da Matemática que busca estudar o uso dos conjuntos numéricos na adição, multiplicação, divisão etc. É a partir da álgebra que podemos comprovar o que funciona ou não matematicamente falando. As letras são variáveis das equações nessa disciplina e várias propriedades são validadas em suas operações.

Quanto à Geometria Analítica, você vai precisar dos princípios da Álgebra para entender e analisar como os cálculos podem ser representados por elementos geométricos. Tudo isso é essencial para a atuação profissional do engenheiro — auxilia a calcular vetores para que um motor seja projetado, por exemplo.

Desenho Técnico

Por falar em projeto, na Engenharia Mecânica, o desenho técnico é o parâmetro para a construção padronizada de sistemas mecânicos. O estudante toma contato com as normas da ABNT e a história da disciplina, além da utilização de instrumentos para fazer linhas, figuras, retas, círculos etc.

O material utilizado é de extrema importância e pode modificar a qualidade da apresentação de um projeto no mercado. Mais do que isso, entender como funciona a margem, legenda e caligrafia técnica fazem diferença no visual, e são elementos ensinados na disciplina de desenho.

De igual ou maior importância, você vai aprender como se dão os ângulos, diedros e traçados no 1º e 3º diedros, também noções e perspectivas quanto a escalas, diâmetros e figuras etc. A dedicação e a facilidade com o uso de sistemas tecnológicos fazem com que essa matéria seja até mesmo divertida — mais uma motivação para estudar.

Administração e Economia para engenheiros

Entre o que se estuda em Engenharia Mecânica, os conceitos de Administração vão colaborar para a atuação dos engenheiros na indústria, principalmente nos cargos de gestão.

Para isso, a disciplina específica em Administração e Economia para engenheiros aborda os seguintes tópicos:

  • conceitos sobre organização, características e objetivos das empresas;
  • conceitos relacionados com os tipos de planejamento empresarial (estratégico, tático e operacional);
  • diferentes tipos organização e formas de departamentalização;
  • definição e liderança, além das principais características da supervisão;
  • fluxo de caixa, taxas e juros, amortização, entre outros;
  • estruturas de mercado, como concorrência, monopólio e oligopólio;
  • política monetária, fiscal e processo inflacionário.

É fato que na vida profissional, dentro de uma organização, você vai atuar além da sua função técnica. Por isso, esses fundamentos são essenciais para o engenheiro manter eficiente a gestão de projetos, ambiental, de riscos etc.

Termodinâmica

Uma das disciplinas técnicas fundamentais na Engenharia Mecânica é a Termodinâmica. A base para que as aulas sejam mais bem-aproveitadas estão em outras disciplinas, como as relacionadas com Matemática e Física. Os fundamentos dessa matéria são apresentados em Física Geral e Experimental, na grade da graduação.

Geralmente, a dedicação específica a essa área acontece no final do curso, e o foco está em estudar a relação entre temperatura, energia e calor. A Lei da Termodinâmica e os conceitos advindos dela são abordados na teoria e na prática, podendo ser uma das áreas para se estagiar, por exemplo.

O curso de Engenharia Mecânica na pode ser feito no formato presencial ou semipresencial aqui na Unopar. Independentemente da modalidade de ensino, as disciplinas se alinham aos objetivos principais de quem busca uma graduação relacionada com sistemas mecânicos. Um investimento que vale a pena considerando o valor da faculdade Engenharia Mecânica e o retorno financeiro no mercado de trabalho.

Você está diante de uma faculdade com um campo vasto, em que se pode ser pesquisador, liderar equipes de produção, gerenciar cadeias produtivas etc. O crescimento é garantido de acordo com a sua experiência profissional. O que temos é uma lista abrangente que vai desde a criação até a gestão, além de um salário médio de R$ 7.631* — um dos mais significativos entre as Engenharias.

Agora que você conhece as principais disciplinas da grade curricular de Engenharia Mecânica, inscreva-se em nosso vestibular e aproveite todas as qualidades da nossa graduação! Esperamos você aqui na Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content