7 motivos para investir em uma graduação a distância hoje

estudante conferindo motivos para cursar graduação ead

Desconto nota do Enem

Você sabia que vem ocorrendo um aumento do número de procura por EAD? Em 2018, havia 2 milhões de alunos matriculados nessa modalidade de ensino, o que representa cerca de 21% do total do ensino superior no Brasil. Também não é para menos, porque fazer uma graduação a distância pode ter diversas vantagens para muitas pessoas, uma vez que:

  • o custo da mensalidade é menor;
  • há flexibilidade nos horários de estudo;
  • é possível conciliar a faculdade com outros projetos;
  • a qualidade de ensino é muito boa;
  • as faculdades têm uma excelente estrutura;
  • o resultado é igual ao de um curso presencial;
  • você adquire habilidades diferenciadas.

Sendo assim, as graduações da modalidade EAD são uma grande tendência, por isso, vale a pena investir em um curso como esse para conduzir os seus estudos com mais tranquilidade.

Ainda não tem certeza? Então, continue conosco para conferir mais detalhes sobre os 7 motivos que mostram por que essa é uma boa opção para quem quer ingressar no ensino superior!

1. Custo-benefício maior

Um dos grandes atrativos da graduação a distância é o custo-benefício que ela oferece. A mensalidade EAD costuma ser menor em comparação com as dos cursos da modalidade presencial. No caso da Administração, por exemplo, a média no presencial pode atingir R$ 800, já no curso EAD, você encontra valores a partir de R$ 200.

Porém, não se engane, por que o custo menor não significa uma queda da qualidade de ensino. Na verdade, isso acontece porque a estrutura de uma faculdade EAD é otimizada, pois o investimento que a instituição de ensino precisa fazer é menor, e isso é repassado para os estudantes.

Considere que não há necessidade de ocupar um espaço físico, que os professores não precisam estar em sala de aula, que a utilização de insumos e materiais é menor, entre outros fatores que influenciam o valor da mensalidade. Desse modo, você terá o mesmo preparo, mas sem precisar investir muito.

2. Flexibilidade na rotina

Muitas pessoas desistem de ingressar no ensino superior, porque não têm tempo hábil de comparecer todos os dias à faculdade. A graduação a distância é uma boa alternativa para elas em função da flexibilidade de horários que apresenta.

As disciplinas e todos os conteúdos ficam disponíveis em uma plataforma online, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O aluno pode assistir as aulas quando tiver tempo disponível para isso e estudar quando for mais conveniente para ele.

Existe apenas um calendário a ser seguido, para que as disciplinas sejam cumpridas dentro do prazo estipulado pela faculdade. Porém, os horários são feitos pelo aluno, então, você pode se dedicar mais ou menos horas por dia, dependendo dos seus compromissos, ou somente nos finais de semana.

3. Possibilidade de conciliar com outros projetos

Entre as grandes vantagens da graduação a distância está a possibilidade de conciliar os estudos com outros projetos. Isso porque, conforme explicamos, há uma flexibilização dos horários e você não fica preso em um determinado período dentro da faculdade.

Assim, ao mesmo tempo em que estiver se graduando, pode se dedicar ao seu estágio com tranquilidade, seja ele obrigatório ou não. Também pode fazer cursos extracurriculares, de idiomas, fazer trabalhos voluntários e participar de projetos comunitários. Tudo isso ajuda muito a enriquecer o currículo para conquistar melhores oportunidades de emprego.

Não podemos esquecer, ainda, que isso beneficia quem já tem família. Afinal, é possível realizar o sonho de conquistar um diploma de ensino superior sem que isso interfira na convivência com o cônjuge e com os filhos.

4. Ensino com qualidade

Nem todo mundo sabe ao certo como funciona a graduação a distância, e essa é uma das razões para que existam dúvidas a respeito da qualidade do ensino oferecido. Mas você pode ficar tranquilo quanto a isso, porque os cursos são desenvolvidos com um projeto pedagógico que atende as necessidades do mercado de trabalho.

A grade curricular das faculdades EAD é muito rica e comporta todas as disciplinas que o aluno precisa cumprir para se profissionalizar de uma forma completa. O fato de o estudante não estar presente diariamente em sala de aula não implica na ausência de conteúdo para ser estudado, pois as aulas são gravadas, e os professores disponibilizam questionários e materiais para leitura, entre outras atividades.

Tour pela prova do Enem

A única diferença é que são utilizados recursos tecnológicos para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a comunicação entre a instituição de ensino, o corpo docente e os alunos. No mais, você terá todo o preparo que precisa para ser um excelente profissional.

5. Faculdades com excelente estrutura

Se você fizer uma pesquisa sobre o que é uma graduação a distância, perceberá que existem diversas opções para conquistar o seu diploma de ensino superior dentro dessa modalidade. Uma delas é a possibilidade de fazer um curso semipresencial ou 100% online.

Também estão disponíveis diferentes formações, então, você encontra as opções de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo EAD. Como pode ver, a estrutura oferecida pelas faculdades a distância é bem completa.

Não se esqueça de que, como explicamos, o aluno terá à sua disposição um ambiente virtual onde encontrará tudo o que precisa estudar. Além disso, tem a oportunidade de participar de projetos, palestras e eventos da faculdade, bem como acesso a uma ampla biblioteca.

As graduações a distância aqui da Unopar são realizadas em um ambiente de aprendizagem totalmente dinâmico, onde são disponibilizados videoaulas e materiais em texto para serem estudados. Ademais, os alunos contam com o auxílio de tutores online e podem interagir com os professores e os colegas por meio de fóruns.

6. Resultado igual ao de um curso presencial

Outra dúvida que ainda persiste em relação à graduação a distância é sobre o diploma. Há quem acredite que ele é diferente do que se obtém no curso presencial e que, por isso, pode haver uma desvalorização do título no mercado de trabalho, mas isso não é verdade.

Todos os resultados que você vai alcançar na faculdade a distância são os mesmos que atingiria nos cursos presenciais. Conforme você já viu, a qualidade do ensino é excelente, o estudante tem acesso a todo material que precisa para se profissionalizar e conta com o suporte necessário para esclarecer suas dúvidas.

Até mesmo para ingressar no curso superior a distância será preciso passar pelo processo seletivo. Ele pode ser realizado por meio de provas tradicionais ou pelo vestibular EAD, que proporciona ainda mais flexibilidade e praticidade.

De toda forma, você só tem a ganhar optando pela modalidade a distância porque, tanto para ela quanto para os cursos presenciais, a boa formação depende muito do esforço e da dedicação do próprio aluno. Portanto, cabe a você aproveitar de todas as formas possíveis os materiais disponibilizados pela faculdade.

7. Desenvolvimento de habilidades diferenciadas

Para finalizar, ao escolher uma graduação a distância você ainda pode alcançar um diferencial muito competitivo. Isso porque o modo como o estudo é conduzido, nesse caso, exige que o aluno desenvolva habilidades que são pouco trabalhadas nos cursos presenciais. Por exemplo, é preciso desenvolver:

  • autonomia;
  • proatividade;
  • organização;
  • disciplina;
  • responsabilidade.

Todas essas competências são muito exigidas no mercado de trabalho atualmente. Então, você ainda estará em contato direto com tecnologias de informação e comunicação, aprimorando seus conhecimentos e seu domínio sobre esses recursos.

Ainda não se convenceu? Entenda alguns mitos relacionados ao EAD que farão você mudar de ideia agora mesmo.

Portanto, se você quer conquistar o seu diploma de ensino superior, mas tem uma vida muito corrida, não pode fazer grandes investimentos e precisa de uma solução mais prática que ofereça um bom preparo para o mercado de trabalho, a graduação a distância é a sua melhor escolha!

Então, inscreva-se agora para o vestibular do curso dos seus sonhos e não perca a oportunidade de ingressar no ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados