Como saber qual a melhor instituição de ensino a distância?

melhor instituição ead

Escolher a melhor faculdade não é uma tarefa simples. De fato, você está tomando uma decisão importantíssima para o seu futuro. Por isso, é necessário ponderar bastante e ter muita calma. Sendo assim, neste artigo, conversaremos sobre os fatores mais importantes para a escolha da melhor instituição de ensino a distância!

Essa metodologia, cujo crescimento crescente tem se mostrado bastante considerável — levantamentos mostram, por exemplo, que há mais de 9 milhões de estudantes matriculados na modalidade EAD no Brasil — traz uma série de vantagens para o ensino e para o aprendizado. No entanto, a escolha da faculdade ideal é tão importante quanto no ensino presencial.

Nesse caso, a Unopar é uma instituição referência no setor. Ainda assim, a seguir, falaremos mais sobre quais fatores devem ser considerados na hora de escolher esse tipo de faculdade, para que você possa retomar os estudos com tranquilidade. Basta continuar a leitura e conferir dicas imprescindíveis para tornar o processo da tomada dessa decisão muito mais suave e eficiente para você!

Analise a nota da faculdade no MEC

O primeiro passo para escolher uma instituição de ensino a distância é verificar se ela está de acordo com as principais diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Uma das formas de fazer isso é visitar a página oficial do e-MEC e, em “Consulta avançada”, preencher as informações da faculdade em questão e descobrir se ela está devidamente credenciada.

A outra maneira é pesquisar o conceito do curso (ou da faculdade). O principal avaliador aqui é o CPC, Conceito Preliminar de Curso, uma nota de 1 a 5 que mostra a qualidade dos cursos de cada instituição. Para ter acesso a essa informação, você também precisará entrar no site do e-MEC e preencher os dados pedidos em “Consulta avançada”.

Confira o corpo docente

A faculdade que você pretende cursar está devidamente cadastrada no Ministério da Educação? Além disso, ela tem um conceito interessante no curso que você pretende fazer? Ótimo! Agora, chegou a hora de avaliá-la de um modo mais aprofundado, intimista e que atenda às suas necessidades particulares.

O segundo passo, portanto, envolve a avaliação do corpo docente da instituição. É fundamental que ele seja formado por profissionais devidamente qualificados e que sejam referência em suas áreas de atuação. Atualmente, é muito fácil consultar o currículo online e ver as qualificações dos principais docentes.

Observe a qualidade das ferramentas tecnológicas

Depois, é hora de avaliar um ponto crucial quando falamos sobre instituições de ensino a distância: as ferramentas e as estratégias tecnológicas utilizadas naquela instituição. Afinal, você fará boa parte de suas aulas completamente online. Por isso, é essencial ter, a seu dispor, plataformas inovadoras.

Verifique, por exemplo, como são ministradas as aulas. Priorize sempre a faculdade que oferecer a ferramenta da sala de aula virtual, que possibilita a interação em tempo real entre estudantes e professores. Isso torna o ensino mais dinâmico e une, em um só lugar, o que há de melhor no ensino a distância e presencial.

Esteja ligado na grade curricular

Seguindo a nossa lista, vamos falar agora sobre a questão da grade curricular. Muitas pessoas acreditam que os cursos a distância são mais “simples” do que os presenciais. Isso não passa de um equívoco! A graduação EAD é tão completa quanto a tradicional e, por isso, você deve exigir uma grade atualizada.

Busque sempre por instituições que tenham um cuidado especial na organização de sua grade curricular e que, claro, estejam atentas às novidades e às inovações de cada área, aplicando-as ao conhecimento de seus estudantes.

Veja qual é a localização dos polos presenciais

Antes de escolher uma instituição de ensino a distância, é importante também estar atento à localidade de seus polos presenciais. Isso é fundamental já que, ocasionalmente, você precisará dirigir-se à faculdade para fazer provas, atividades ou resolver assuntos referentes à sua graduação.

Por isso, busque faculdades que têm polos educacionais próximos a você. Isso fará com que o seu dia a dia não seja prejudicado nos momentos em que precisar visitar a faculdade. No caso de cursos semipresenciais, essa frequência será ainda maior, o que demanda uma atenção especial para esse tópico.

Confira se há apoio personalizado ao estudante

Outro equívoco muito comum quando falamos sobre a educação a distância é afirmar que, nesse tipo de ensino, o estudante precisa “voar solo”. Ainda que, sim, uma boa dose de autodidatismo e muito autoconhecimento e disciplina sejam essenciais, é equivocado afirmar que o aluno está sozinho.

O apoio ao estudante não só existe no ensino EAD, como deve ser levado a sério pela instituição. O ideal, inclusive, é que ele seja feito de modo personalizado, com a ajuda de tutores e de professores. Por isso, não deixe de verificar se essa é uma realidade na faculdade que você está pesquisando!

Tire suas dúvidas sobre a metodologia utilizada

Nem todas as pessoas aprendem da mesma maneira. Por isso, é de extrema importância a verificação da metodologia utilizada no ensino de cada faculdade. Ver se há uma preocupação com as diferenças de perfil e de inteligência dos estudantes é algo que não pode ser deixado de lado.

Por isso, priorize sempre as faculdades que buscam inovar no ensino, trazendo novidades e metodologias que estão dando o que falar no Brasil e no exterior. Isso demonstra uma vontade, por parte da instituição, de fornecer a melhor educação possível a cada um de seus estudantes, sem que nenhum deles seja prejudicado.

Entenda as formas de avaliação continuada

Para fechar o nosso bate-papo, que tal conversarmos sobre a avaliação continuada? Esse é um ponto muito importante na escolha de uma faculdade. Trata-se de uma ferramenta que possibilita a avaliação frequente do estudante, valorizando o esforço feito ao longo do semestre.

Diferente e inovadora, a avaliação continuada é algo que ainda não está presente em muitas faculdades, sendo um grande diferencial. Por isso, escolher uma instituição que já tenha dado esse passo fará com que você esteja à frente no mercado e no ensino!

Para tornar a sua escolha mais fácil, precisamos falar sobre a Unopar! Ela é referência como instituição de ensino a distância e atende, simultaneamente, a todos os requisitos mencionados ao longo de nossa conversa. Por isso, escolhê-la para dar continuidade aos seus estudos é, sem dúvidas, uma ótima decisão. Assim, você verá, na prática, qual a melhor instituição de ensino a distância!

Para mais informações sobre a faculdade ou se quiser agendar o seu vestibular, entre em contato com a gente! Um dos membros de nossa equipe estará completamente disposto a auxiliar você no que for necessário, solucionando as suas dúvidas e batendo um papo sem compromisso sobre o ensino superior. Aguardamos a sua mensagem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.